A BÍBLIA É BASICAMENTE LITERAL OU SIMBÓLICA?

A BÍBLIA É BASICAMENTE LITERAL OU SIMBÓLICA?

.

Olá Lucas.
Este comentário abaixo é de um tema de uns criacionista que querem o máximo possível para que Escritura tenha uma linguagem cientifica.
Vou te dizer uma coisa: Para mim tudo que está na Bíblia é só uma linguagem simbólica, não como vocês pretendem fazer de uma linguagem literal.
Amanhã, vai ser a refutação sobre o tema que você tinha abordado que é "Redondeza da Terra". (Amauri, São Paulo - 08/02/2011)

.

Resposta - OLÁ, AMAURI.
EMBORA EU DE FATO CONCORDE QUE A TERRA SERÁ DESTRUÍDA PARA DAR LUGAR A UMA NOVA TERRA – PROMETIDA E RESTAURADA POR DEUS -, EU NÃO POSSO CONCORDAR COM VOCÊ QUE “TODA A LINGUAGEM BÍBLICA É SIMBÓLICA”. ESSA HERESIA GNÓSTICA JÁ HAVIA GANHADO FORÇA JÁ DESDE O SEGUNDO SÉCULO DA ERA CRISTÃ, QUANDO IRINEU DE LYON (UM DOS PAIS DA IGREJA DO SEGUNDO SÉCULO DEPOIS DE CRISTO) TEVE QUE FORMULAR UM LIVRO DE REFUTAÇÃO “CONTRA AS HERESIAS” [Ou “Contra a falsa doutrina da Gnose”], DE 600 PÁGINAS, CONTRADIZENDO O TAMANHO ERRO DOUTRINÁRIO QUE ESSES GNÓSTICOS ESTAVAM CAINDO. ELES TAMBÉM IMAGINAVAM QUE TUDO O QUE ESTAVA NA BÍBLIA ERA MERA SIMBOLOGIA.
.
COMO DISSE ATANÁSIO DE ALEXANDRIA: “ESTES SIMPLESMENTE FECHAM OS SEUS OLHOS PARA O SENTIDO ÓBVIO DAS SAGRADAS ESCRITURAS” (Atanásio, “A Criação e a Queda”). ATANÁSIO SE REFERIU ASSIM AOS GNÓSTICOS PORQUE ELES SIMPLESMENTE NEGAVAM O SENTIDO TÃO CLARO E ÓBVIO QUE A BÍBLIA APRESENTA. O APÓSTOLO PAULO, POR EXEMPLO, JÁ DIZIA:
.
“Se é só para esta vida que temos colocado a nossa esperança em Cristo, somos, de todos os homens, os mais dignos de lástima” (1Co.15:19)
.
A RESSURREIÇÃO É, PORTANTO, UM ACONTECIMENTO LITERAL E NÃO SIMBÓLICO:
.
“Se foi por intenção humana que combati com as feras em Éfeso, que me aproveita isso? Se os mortos não ressuscitam, comamos e bebamos, porque amanhã morreremos” (1Co.15:32)
.
É IMPOSSÍVEL PENSARMOS QUE PAULO ESTAVA FALANDO DE MERA “SIMBOLOGIA” AQUI. NA VERDADE, ELE LISTA AO LONGO DE TODO O CAPÍTULO 15 DA SUA PRIMEIRA EPÍSTOLA AOS CORÍNTIOS AS PROVAS E O FUNDAMENTO DA REAL E VERDADEIRA RESSURREIÇÃO DENTRE OS MORTOS NO ÚLTIMO DIA, QUANDO “ISTO QUE É MORTAL SE REVESTIRÁ DE IMORTALIDADE, E ISTO QUE É CORRUPTÍVEL SE REVESTIRÁ DE INCORRUPTIBILIDADE, ENTÃO SE CUMPRIRÁ A PALAVRA DA ESCRITURA” (1Co.15:54). NEGAR ISSO SIGNIFICA NEGAR O SENTIDO CLARO E ÓBVIO DAS ESCRITURAS E IR CONTRA TODO O SENSO LÓGICO-RACIONAL. A BÍBLIA NÃO É UM CONTO DE FADAS SIMBÓLICO.
.
AO CONTRÁRIO, ELA PREGA VIVAMENTE A REALIDADE DA EXISTÊNCIA FÍSICA E LITERAL DE JESUS CRISTO (O DEUS QUE SE FEZ CARNE E HABITOU ENTRE NÓS, COMPROVADO ATRAVÉS DA LUZ DA HISTÓRIA SECULAR), E QUE ESTE MESMO JESUS VOLTARÁ COM GLÓRIA, PODER E MAJESTADE, PARA EXERCER JUÍZO SOBRE VIVOS E MORTOS, PARA ESTABELECER O ANO ACEITÁVEL DO SENHOR, PARA DAR LUGAR A NOVOS CÉUS E NOVA TERRA PROMETIDA, E RECOMPENSAR OS SEUS SANTOS QUE COM ELE VIVERAM E PARA ELE MORRERAM. E ACONTECERÁ QUE TODOS “VERÃO O FILHO DO HOMEM VOLTAR SOBRE AS NUVENS DO CÉU COM GRANDE PODER E GLÓRIA” (Mc.13:26). ESSA É A MENSAGEM DO EVANGELHO, AMAURI, E ERA A MAIS PERFEITA MENSAGEM ANUNCIADA DESDE OS PRIMÓRDIOS DA IGREJA PRIMITIVA CRISTÃ.
.
QUE DEUS TE ILUMINE E ABENÇOE A SUA VIDA,
ATÉ AMANHÃ.