A BESTA, O ARMAGEDOM E O REINO MILENAR DE CRISTO

VÁRIAS QUESTÕES SOBRE O APOCALIPSE

.

Olá, Lucas.
Quando foi escrito o livro de Apocalipse?

Qual é o significado de Apocalipse 17:8-11?
Qual é a marca da besta?
O que é a batalha de Armagedom?
O que é o reino de 1000 anos do capítulo 20? (Marc, Mato Grosso - 10/02/2011)

.

Resposta - OLÁ, MARC.
SEGUNDO NOS CONTA O HISTORIADOR DA IGREJA PRIMITIVA, EUSÉBIO DE CESARÉIA (265-339 d.C), EM SUA “HISTÓRIA ECLESIÁSTICA”, O APOCALIPSE DE JOÃO TERIA SIDO ESCRITO EM TORNO DE 93 à 95 AD, NO FINAL DO REINADO DO IMPERADOR ROMANO DOMICIANO:
.
“É tradição que, neste tempo, o apóstolo e evangelista João, que ainda vivia, foi condenado a habitar a ilha de Patmos por ter dado testemunho do Verbo de Deus. Pelo menos Irineu, quando escreve acerca do número do nome aplicado ao anticristo no chamado Apocalipse de João, diz no livro V Contra as heresias, textualmente sobre João o que segue: Mas se fosse necessário atualmente proclamar abertamente seu nome, seria feito por meio daquele que também viu o Apocalipse, já que não faz muito tempo que foi visto, mas quase em nossa geração, ao final do império de Domiciano" (EUSÉBIO DE CESARÉIA, HISTÓRIA ECLESIÁSTICA, LIVRO III, 18:1-3)
.
“Por este tempo vivia ainda na Ásia o mesmo a quem Jesus amou, o apóstolo e evangelista João, e ali continuava regendo as igrejas depois de regressar do desterro na ilha, depois da morte de Domiciano” (EUSÉBIO DE CESARÉIA, HISTÓRIA ECLESIÁSTICA, LIVRO III, 23:1)
.
A MARCA DA BESTA, DE ACORDO COM O APOCALIPSE, É UM NÚMERO QUE REPRESENTA A BESTA:
.
“Aqui há sabedoria. Aquele que tem entendimento, calcule o número da besta; porque é o número de um homem, e o seu número é seiscentos e sessenta e seis” (Ap.13:18)
.
DE ACORDO COM A VISÃO DE ALGUNS, SERÁ UM MICROCHIP INJETADO NA MÃO DIREITA OU NA TESTA, E SEM ELE NINGUÉM PODERÁ COMPRAR OU VENDER COISA ALGUMA:
.
“E faz que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e servos, lhes seja posto um sinal na sua mão direita, ou nas suas testas, para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tiver o sinal, ou o nome da besta, ou o número do seu nome” (Ap.13:16,17)
.
NA VISÃO DE OUTROS, TAL NÚMERO É UMA REPRESENTAÇÃO DA PRÓPRIA BESTA, OU SEJA, UM NÚMERO, FRASE OU DESIGNAÇÃO ESPECÍFICA QUE IDENTIFIQUE O ANTICRISTO E/OU O FALSO PROFETA, E QUEM O SEGUIR (ISTO É, QUEM SE SUBMETER A BESTA) TERÁ ACEITADO TAL SINAL, METAFORICAMENTE NA MÃO OU NA TESTA. SENDO LITERAL OU SIMBÓLICO, O FATO É QUE ACEITAR TAL SINAL SIGNIFICA SE SUBMETER AO DOMÍNIO E AUTORIDADE DO ANTICRISTO, E QUEM NÃO SE SUBMETER A ELE PASSARÁ POR PERSEGUIÇÃO, COMO TAMBÉM JOÃO ESCREVE:
.
“Se alguém leva em cativeiro, em cativeiro irá; se alguém matar à espada, necessário é que à espada seja morto. Aqui está a paciência e a fé dos santos” (Ap.13:10)
.
A BATALHA DO ARMAGEDOM DIZ RESPEITO A BATALHA FINAL ENTRE CRISTO E O ANTICRISTO NESTA TERRA, UMA DAS ÚLTIMAS TENTATIVAS DE LEVANTE DE SATANÁS CONTRA O REINADO DE CRISTO, QUANDO ELE SE JUNTARÁ AOS INCRÉDULOS E PERVERSOS MAS SERÁ DERROTADO POR JESUS E OS SEUS SANTOS:
.
“E os congregaram no lugar que em hebreu se chama Armagedom” (Ap.16:16)
.
APOCALIPSE 19
19 E vi a besta, e os reis da terra, e os seus exércitos reunidos, para fazerem guerra àquele que estava assentado sobre o cavalo, e ao seu exército.
20 E a besta foi presa, e com ela o falso profeta, que diante dela fizera os sinais, com que enganou os que receberam o sinal da besta, e adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre.
21 E os demais foram mortos com a espada que saía da boca do que estava assentado sobre o cavalo, e todas as aves se fartaram das suas carnes.
.
COMO VEMOS, A BESTA E O FALSO PROFETA SERÃO DERROTADOS NESTA BATALHA E SERÃO LANÇADOS NO LAGO DE FOGO, E OS DEMAIS SERÃO MORTOS PELA ESPADA DE JESUS CRISTO, ASSENTADO SOBRE UM CAVALO BRANCO (Ap.19:11,14). QUANTO AO REINADO DE MIL ANOS (MILÊNIO), ESSE É UM MOTIVO DE GRANDE CONTROVÉRIA NA COMUNIDADE CRISTÃ, NÃO APENAS NOS TEMPOS ATUAIS, MAS DESDE OS PRIMÓRDIOS DA IGREJA. EUSÉBIO DE CESARÉIA (Séc.IV), POR EXEMPLO, FAZ CITAÇÃO DE PAPIAS DE HIERÁPOLIS (Séc.I) SOBRE O “MILÊNIO”.
.
PELO VISTO, A POSIÇÃO DE PAPIAS ERA FAVORÁVEL A LITERALIDADE DO MILÊNIO, OU SEJA, QUE ESTE É UM PERÍODO LITERAL DE MIL ANOS, QUANDO JESUS CRISTO REINARÁ CORPORAVELMENTE ENTRE NÓS, APÓS A BATALHA DO ARMAGEDOM, E ENQUANTO A BESTA E O FALSO PROFETA ESTIVEREM PRESOS E OS DEMAIS ÍMPIOS MORTOS. MAS A VISÃO DE EUSÉBIO ERA CONTRÁRIA A ISSO (PRESUMIVELMENTE PORQUE EM SUA ÉPOCA JÁ NÃO SE CRIA DESTA MANEIRA), E PREFIRIA DIZER QUE PAPIAS INTERPRETOU ERRADO AQUILO QUE FOI DITO A ELE DE MANEIRA “FIGURADA E SIMBÓLICA”:
.
“O próprio Papias conta também outras coisas como tendo chegado a ele por tradição não escrita, algumas estranhas parábolas do Salvador e de sua doutrina, e algumas outras coisas ainda mais fabulosas. Entre elas diz que, depois da ressurreição dentre os mortos, haverá um milênio, e que o reino de Cristo se estabelecerá fisicamente sobre esta terra. Eu creio que Papias supõe tudo isto por haver derivado das explicações dos apóstolos, não percebendo que estes haviam-no dito figuradamente e de modo simbólico” (EUSÉBIO DE CESARÉIA, HISTÓRIA ECLESIÁSTICA, LIVRO III, 39:11,12)
.
BASICAMENTE, É ESTA MESMA CONTROVÉRSIA QUE EXISTE NOS DIAS DE HOJE. ALGUNS SÃO AMILENISTAS E CREEM QUE O “MILÊNIO” É PURAMENTE UMA SIMBOLOGIA QUE NÃO REPRESENTA NENHUMA LITERALIDADE DE TEMPO. OUTROS SÃO MILENISTAS LITERIAS, ISTO É, QUE CREEM QUE REALMENTE EXISTE UM PERÍODO DE MIL ANOS LITERIAS (ASSIM COMO PAPIAS) ENTRE O FIM DA BATALHA DO ARMAGEDOM E A RESSURREIÇÃO DOS ÍMPIOS. JÁ PARA OUTROS, O PERÍODO DO “MILÊNIO” REPRESENTA UM VALOR DE TEMPO INDEFINIDO OU IDETERMINADO EM QUE A SIMBOLOGIA DE “MIL ANOS” É EXPRESSADA DE MANEIRA FIGURADA PARA DIZER RESPEITO A UM VALOR E PERÍODO DE TEMPO “X”, O QUAL SE INTERPÕE ENTRE AQUELES DOIS ACONTECIMENTOS.
.
ESTA É PARTICULARMENTE A MINHA VISÃO, EMBORA EVIDENTEMENTE NÃO DESCONSIDERE DE FORMA ALGUMA QUE ESTE PERÍODO REPRESENTATIVO NÃO POSSA DIZER RESPEITO A EXATAMENTE MIL ANOS MESMO. O MAIS IMPORTANTE, CONTUDO, É OBSERVARMOS E TERMOS CIÊNCIA DE QUE ESTE “MILÊNIO” É UM PERÍODO DE TEMPO QUE SE INTERPÕE ENTRE O FIM DA BATALHA DO ARMAGEDOM (QUANDO OS EXÉRCITOS DA BESTA SERÃO DORROTADOS) E A SEGUNDA RESSURREIÇÃO (QUANDO OS ÍMPIOS RESSURGIRÃO E SATANÁS SERÁ TEMPORARIAMENTE LIBERTO DE SUA PRISÃO PARA UM ÚLTIMO LEVANTE FRUSTRADO CONTRA OS SANTOS).
.
QUANTO A TEXTO DE APOCALIPSE 17:8-11, É POR SUA VEZ UM DOS TEXTOS DE MAIS DIFÍCIL INTERPRETAÇÃO, SENÃO O MAIS COMPLICADO DE TODO O LIVRO DO APOCALIPSE:
.
APOCALIPSE 17
8 A besta que viste foi e já não é, e há de subir do abismo, e irá à perdição; e os que habitam na terra (cujos nomes não estão escritos no livro da vida, desde a fundação do mundo) se admirarão, vendo a besta que era e já não é, mas que virá.
9 Aqui o sentido, que tem sabedoria. As sete cabeças são sete montes, sobre os quais a mulher está assentada.
10 E são também sete reis; cinco já caíram, e um existe; outro ainda não é vindo; e, quando vier, convém que dure um pouco de tempo.
11 E a besta que era e já não é, é ela também o oitavo, e é dos sete, e vai à perdição.
.
SÃO FEITAS INÚMERAS INTERPRETAÇÕES DIFERENTES QUANTO A ESTES VERSOS. ALGUNS DIZEM QUE ESTES “REIS” REPRESENTAM “PAPAS”. ELES DEFINEM ISSO A PARTIR DO FATO DE QUE O VATICANO SE TORNOU UM PAÍS E, PORTANTO, O PAPA SE TORNOU UM “REI” (NO SENTIDO DE PODER POLÍTICO ALÉM DE RELIGIOSO). DESDE ENTÃO, JÁ TIVEMOS SETE “REIS” (PAPAS). SÃO ELES: (1) PAPA PIO XI; (2) PAPA PIO XII; (3) PAPA JOÃO XXIII; (4) PAPA PAULO VI; (5) PAPA JOÃO PAULO I; (6) PAPA JOÃO PAULO II; (7) PAPA BENTO XVI.
.
ESSA POSIÇÃO PARECE RAZOÁVEL, UMA VEZ SENDO QUE LIGA AS “SETE COLINAS” (Ap.17:9) COMO SENDO ROMA E OS “SETE REIS” (v.10) COMO SENDO SETE PAPAS. ENTRETANTO, FALHA EM DOIS PRINCIPAIS PONTOS: (1) O PAPA QUE DUROU POUCO NÃO FOI O “SÉTIMO” (v.10) CONFORME A PROFECIA (BENTO XVI), MAS SIM O QUINTO (JOÃO PAULO I); E TAMBÉM: (2) O CONTEXTO LIGA ESSES “REIS” COM A BESTA (LÍDER POLÍTICO – v.8) E NÃO COM O “FALSO PROFETA” (LÍDER RELIGIOSO).
.
OUTRA VISÃO COM RELAÇÃO AOS “SETE REIS” É QUE ELES SÃO SETE IMPERADORES ROMANOS QUE VIVERAM EM UM PASSADO DISTANTE, SENDO ELES: (1) OTÁVIO AUGUSTO; (2) TIBÉRIO CESAR; (3) CALÍGULA; (4) CLÁUDIO; (5) NERO; (6) VESPASSIANO; (7) TITO; E O OITAVO REI SERIA DOMICIANO. MAS ESSA INTERPRETAÇÃO TAMBÉM FALHA EM VÁRIOS MOTIVOS, PRINCIPALMENTE PORQUE DIZ QUE O APOCALIPSE SERIA UMA COISA DO PASSADO QUANDO JOÃO ESCREVIA O LIVRO (95 d.C), MAS ELE DIZ CLARAMENTE QUE OS ACONTECIMENTOS DO LIVRO ERAM FUTURISTAS E NÃO PRETERISTAS (Ap.1:1-3). ADEMAIS, EXISTE UM NÚMERO IMENSO DE PROVAS E EVIDÊNCIAS CLARAS QUE NOS DEMONSTRAM INERRAVELMENTE QUE OS ACONTECIMENTOS APOCALÍPTICOS DIZEM RESPEITO A ALGO QUE AINDA ESTÃO PARA ACONTECER, E NÃO A ALGO QUE JÁ TENHAM ACONTECIDO:
.

(VEJA O ARTIGO SOBRE PRETERISMO, NO MENU À ESQUERDA)

.
ADEMAIS, SABENDO QUE O APOCALIPSE TERIA SIDO ESCRITO EM TORNO DE 93 – 95 d.C, O REI QUE “AGORA EXISTE” (v.10) DEVERIA DIZER RESPEITO AO REINADO DE DOMICIANO, E NÃO AO DE VESPASSIANO. ALÉM DISSO, ESSA POSIÇÃO IGNORA COMPLETAMENTE O FATO DE QUE ENTRE ESTA LISTA DE SETE IMPERADORES REINARAM TAMBÉM JÚLIO VINDICE (68 d.C), NINFÍDIO SABINO (68 d.C), CLÓDIO MACER (68 d.C), GALBA (69 d.C), OTÃO (69 d.C) E VITÉLIO (69 d.C), QUE IGUALMENTE REINARAM POR “POUCO TEMPO”, MAS SÃO COMPLETAMENTE IGNORADOS POR AQUELES QUE MALANDROSAMENTE “SE ESQUECEM” DESTES NOMES ANTES DE MONTAR O QUADRO DOS “SETE REIS” COMO SENDO AQUELES SETE IMPERADORES DO PASSADO.
.
FINALMENTE, TEMOS TAMBÉM A TERCEIRA POSIÇÃO MAIS COMUM COM RELAÇÃO A ESTE QUADRO, QUE DIZEM QUE OS “SETE REIS” DIZEM RESPEITO FIGURATIVAMENTE A SEIS GRANDES IMPÉRIOS DO PASSADO E MAIS UM QUE REINARÁ NO FUTURO. ELES SÃO: (1) EGITO; (2) SÍRIA; (3) BABILÔNIA; (4) PÉRSIA; (5) GREGO; (6) ROMANO; (7) PRIMEIROS TRÊS ANOS E MEIO DO IMPÉRIO DA BESTA, COM DURAÇÃO DE TRÊS ANOS E MEIO DE FALSA PAZ E MAIS TRÊS ANOS E MEIO DE GRANDE TRIBULAÇÃO. OS PRIMEIROS TRÊS ANOS E MEIO SIMBOLIZAM O SÉTIMO IMPÉRIO E LOGO APÓS VEM O OITAVO COM MAIS TRÊS ANOS E MEIO DE PERSEGUIÇÃO.
.
ESTA É A MINHA POSIÇÃO DE ACORDO COM ESTES VERSÍCULOS, POR SER O QUE APRESENTA MAIOR CORRESPONDÊNCIA LÓGICA, SEM NENHUMA CONTRADIÇÃO E RESPEITANDO O CONTEXTO EM QUE ELE ESTÁ INSERIDO. POR EXEMPLO, O VERSO 8 DO TEXTO ESTÁ FALANDO DA BESTA (v.8). ELE AFIRMA QUE A BESTA ERA E JÁ NÃO É, E ENTRETANTO VIRÁ. OS VERSOS SEGUINTES, ENTÃO, MOSTRAM OS “SETE REIS” QUE CORRESPONDEM A SETE IMPÉRIOS QUE NA ANTIGUIDADE FORAM DOMINADORES, A SE CONCLUIR COM O PRÓPRIO IMPÉRIO DA BESTA (PRIMEIROS 3 ANOS E MEIO) QUE “ERA E JÁ NÃO É, E ENTRETANTO VIRÁ” (v.8), PORQUE RESSURGIRÁ NOS ÚLTIMOS TRÊS ANOS E MEIO DA TRIBULAÇÃO QUE DURA UM TOTAL DE SETE ANOS.
.
ESSA POSIÇÃO TEM UMA TOTAL CORRESPONDÊNCIA LÓGICA COM O TEMPO E IMPÉRIO QUE DOMINAVA À ÉPOCA EM QUE JOÃO ESCREVIA (95 d.C = ROMANO, O “SEXTO REI”, AQUELE QUE “AGORA EXISTE” – v.10, NA ATUALIDADE DE TEMPO EM QUE JOÃO ESCREVIA O LIVRO), E COLOCA NO FUTURO O SÉTIMO REI QUE “DURARÁ POUCO” (v.10), APENAS TRÊS ANOS E MEIO, OU SEJA, ALGO DESPREZÍVEL EM RELAÇÃO AO TEMPO QUE OS OUTROS IMPÉRIOS REINARAM NO PASSADO (DURANTE SÉCULOS). PORTANTO, ESSA É A POSIÇÃO MAIS PLAUSÍVEL A PARTIR DAQUILO QUE OS FATOS APOCALÍPTICOS E A HISTÓRIA SECULAR NOS REVELAM SER.
.
FIQUE COM DEUS.