O INFERNO-GEENA E A DOUTRINA DA TRINDADE
.
Olá, Lucas.
Jesus disse que é melhor vc arrancar um olho do que o seu corpo ser levado todo para o {fogo do inferno}, a pergunta é: O que Jesus diz aí "fogo do inferno" é simbólico ou é verdade? Se for verdade então vai ser parecida com aquela do pagão q diz que existia um Hades que morava no inferno.
Se existi mesmo o inferno (fogo do inferno) então quer dizer que Deus que é amor(1 João 4:8) criou um fogo deste só pra tormentar os ímpios? Que Deus é este? Eu estava lendo sobre a imortalidade da Alma mas sobre esta passagem bíblica que Jesus disse não apareceu lá para me explicar. Outra pergunta: Você disse sobre a trindade que você mandou para mim que é do Norman Geisleir que diz que Deus é três mas é UM. A pergunta é: Como explicar a Trindade? É um mistério? Como pode Deus ser três pessoas mas é um? Em Hebreus diz que Deus é Pai de Jesus. Como pode um Pai do Filho ser a mesma pessoa? Por exemplo: Eu sou Pai de Jesus Cristo mas o meu filho é eu. Que coisa meio complicada! A única coisa que me pertuba é isso. E tem mais a sua religião obedece as palavras de Pedro quando diz que as mulheres tem que ficar caladas na igreja? Pedro diz isso. Embora que eu nunca vi nenhuma ser humana obedecendo estas palavras. Agora é a mais complicada: Nós estamos sózinhos no mundo? Eu sei que existe Anjos e demonios mas eu estou falando algo sobre cientifico nao sobre angelogia, tá? Existe vida no outro mundo.
Eu estava vendo um site aqui que diz que os cientistas conseguiram encontrar um mundo parecido com o nosso Planeta Azul. Existe extraterreste(não-demonio) que existe vida em outro planeta? Eu acho que existe mas eles nao podem visitar nós, certo? So quem pode visitar são os demonios que fingem ser um extraterrestre. Essas são as três perguntas que eu quero que me responda: O que Jesus diz sobre o fogo do inferno é literal ou simbólico? Como explicar a Trindade? Existe extraterrestre(i.e..não-demonio) em outro mundo? (Marc, Mato Grosso – 07/01/2011)
.
Resposta - OI, MARC.
RESPONDENDO AS SUAS QUESTÕES:
.
VOCÊ PERGUNTOU:
“O que Jesus diz sobre o fogo do inferno é literal ou simbólico?”
.
É LITERAL, MAS VOCÊ ESTÁ CONFUNDINDO O HADES COM O GEENA. NO ORIGINAL GREGO, A PASSAGEM POR VOCÊ UTILIZADA (Mateus 5:30) MOSTRA O “GEENA” COMO O LUGAR ONDE OS ÍMPIOS SERÃO LANÇADOS, E NÃO O “HADES”:
.
Mateus 5
30 kai ei ê dexia sou cheir skandalizei se ekkopson autên kai bale apo sou sumpherei gar soi ina apolêtai en tôn melôn sou kai mê olon to sôma sou tsb=blêthê eis GEENNAN a=apelthê.
.
EU FALO BASTANTE SOBRE ISSO NO LIVRO "A LENDA DA IMORTALIDADE DA ALMA".
.
Geena –Esse lugar de tormento ainda está para ser inaugurado, sendo esse sim o lugar onde contém fogo, o elemento típico do inferno [de acordo com a teologia popular]. Este sim é o “lago de fogo”, mas que será inaugurado apenas após o milênio (ver Apocalipse 20). Em todas as citações de Cristo sobre o lugar do choro e ranger de dentes, a referência era ao geena, e não a algum outro lugar (cf. Mt.8:12; 13:42; 13:50; 22:13; 24:51; 25:30). Quando Cristo usa “inferno”, no original é “geena” e se refere não a um inferno existente, mas ao lago de fogo que existirá depois do milênio (cf. Ap.20).
.
Sempre quando vemos Cristo mencionar o local de tormento para onde serão lançados os ímpios, ao local de choro e ranger de dentes, a referência é ao geena. Isso também nos ajuda a compreender que o verdadeiro inferno ainda está para ser inaugurado, sendo que subsistirá aqui na terra (cf. Ap.20:7-10), antes dela ser restaurada e dar lugar a “novos céus e nova terra” (cf. Ap.20:1), “e o mar já não existe” [nem o lago de fogo] (cf. Ap.21:1).
.
O que era o geena? – Geena era o nome dado ao Vale de Hinon, que se localizava ao sul de Jerusalém. Era um verdadeiro “lixão público”, local onde se deixavam os resíduos, bem como toda a sorte de cadáveres de animais e malfeitores, e imundícies de todas as espécies, recolhidas da cidade.
.
Neste local, era aceso um “fogo que nunca se apagava”, pelo fato de que estava constantemente aceso, tendo em vista que suportava todos os tipos de lixo e carniça que eram ali despejados. Os dejetos que não eram rapidamente consumidos pela ação do fogo, eram consumidos pela devastação dos vermes que ali se achavam – um cenário muito típico de um verdadeiro lixão público – que devoravam as entranhas dos cadáveres dos impenitentes que lá eram lançados, em um espetáculo realmente aterrador.
.
Por isso mesmo, o fogo não podia ser apagado, para a preservação da saúde do povo que viva naquelas redondezas. Este quadro histórico do “Vale de Hinon” ou “Geena”, também é o quadro espiritual do fim dos pecadores que, de acordo com a Bíblia, seriam ali lançados. Este é exatamente o quadro relatado por Isaías, no último capítulo de seu livro:
.
“E sairão, e verão os cadáveres dos homens que prevaricaram contra mim; porque o seu verme nunca morrerá, nem o seu fogo se apagará; e serão um horror a toda a carne” (cf. Isaías 66:24)
.
Exatamente o mesmo cenário histórico é retratado por Isaías como o cenário do juízo final. Isaías não contemplava “almas” ou “espíritos” entre as chamas, mas sim cadáveres. Não existe vida eterna no geena. O geena era um local de impurezas, e no Reino de Deus “não entrará nela coisa alguma que contamine, e cometa abominação e mentira; mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro” (cf. Ap.21:27). Aquilo que era de impureza era lançado no geena para ser completamente consumido e devorado pelo fogo e pelos vermes; o mesmo cenário da sorte final dos pecadores!
.
“Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira” (cf. Ap.22:15). É evidente que tal quadro será completamente transformado por Deus para dar lugar aos “Novos céus e Nova terra”, prometidos por Deus tanto em Isaías como no Apocalipse (cf. Is.66:22; Ap.21:1). Nesta nova ordem não existe geena e nem algo que seja repugnante, mas “Deus é tudo em todos” (cf. 1Co.15:28), e “eis que faço novas todas as coisas!” (cf. Ap.21:5)
.
“Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou” (cf. Apocalipse 21:4)
.
RESUMINDO, O GEENA É UM LOCAL DE TORMENTO ATÉ CADA UM PAGAR DE ACORDO COM AS SUA OBRAS (TEMPO E CASTIGO SÃO VARIADOS DE ACORDO COM O QUE CADA UM FEZ POR MERECER, PODENDO SER DE “MUITOS OU POUCOS AÇOITES” – Lucas 12:47-48), E POR FIM SÃO TODOS ELIMINADOS, NA “SEGUNDA MORTE” (Ap.21:8), ISTO É, A MORTE FINAL E IRREVERSÍVEL (O GEENA É UM LOCAL DE CADÁVERES E NÃO DE ALMAS).
.
JÁ COM RELAÇÃO À TRINDADE, EU NÃO HAVIA DITO QUE O PAI E O FILHO É A MESMA PESSOA, PELO CONTRÁRIO, EU DISSE QUE O PAI, O FILHO E O ESPÍRITO SANTO SÃO TRÊS PESSOAS DISTINTAS, MAS FAZENDO PARTE DA MESMA ESSÊNCIA (NATUREZA DIVINA). NÃO SÃO TRÊS PESSOAS EM UMA PESSOA, MAS SIM TRÊS PESSOAS EM UMA NATUREZA, SENDO UM EM ESSÊNCIA. VEJA NOVAMENTE O QUE FOI DITO PELO NORMAN GEISLER NO SEU “MANUAL DE DÚVIDAS, ENIGMAS E CONTRADIÇÕES DA BÍBLIA”:
.
“Deus é um em essência, mas três em pessoas. Ele tem uma só natureza, mas três centros de consciência. Isto é, há apenas um "O Que" em Deus, mas há três "Quem". Há um só ser, mas são três "Eu". Isso é um mistério, mas não uma contradição. Seria contraditório dizer que Deus é uma só pessoa, mas também três pessoas. Ou que Deus tem uma só natureza, mas também que tem três naturezas. Mas declarar, como os cristãos, que Deus é um em essência, eternamente revelado em três pessoas distintas, isso não é uma contradição”
.
CONCLUINDO, DEUS É TRÊS PESSOAS, MAS UM EM ESSÊNCIA. O PAI, O FILHO E O ESPÍRITO SANTO NÃO É A MESMA PESSOA, MAS PESSOAS DIFERENTES PARTILHANDO DE UMA E MESMA NATUREZA EM IGUALDADE. COM RELAÇÃO AOS EXTRATERRESTRES, JÁ QUE VOCÊ DISSE ACIMA QUE NÃO PRECISA RESPONDER SOBRE ISSO POR CAUSA DA MINHA OUTRA RESPOSTA, ENTÃO CONFIRA LÁ NOVAMENTE AQUILO QUE EU HAVIA PASSADO (OBS: É “SAGAN”, E NÃO “BOREL” xD).
.
FICA COM DEUS.