REFUTAÇÃO DE ARGUMENTOS CONTRA A AUTORIDADE DO AT

REFUTAÇÃO DE ARGUMENTOS CONTRA A AUTORIDADE DO ANTIGO TESTAMENTO

.

Obs: O tamanho do artigo, extenso demais, pode ser visto aqui neste site espírita. (Marc, Mato Grosso – 18/01/2011)
.
Resposta - OLÁ, MARC. COMO O TEXTO ACIMA É DEMASIADAMENTE GRANDE, VOU RESPONDÊ-LO POR PARTES. EM MINÚSCULA VEM A CITAÇÃO COLOCADA E EM MAIÚSCULO AS MINHAS RESPOSTAS:
.
AFIRMAÇÃO:
“Vejamos no 1º dia cria a luz e separa a luz das trevas e no 4º dia cria o sol a lua e as estrelas, coloca-os nos céus para que separassem a luz das trevas, ora para nós que habitamos a Terra a nossa luz provem justamente do sol, da lua e das estrelas que foram criados no 4º dia, então que luz é essa que foi criada no 1º dia? Ou será que Deus tinha esquecido que havia criado a luz e a criou novamente?”
.
CONTRA-ARGUMENTAÇÃO: É VERDADE QUE O SOL SÓ FOI CRIADO NO QUARTO DIA, MAS O AUTOR DO TEXTO ACIMA SE ESQUECE QUE O SOL NÃO É A ÚNICA FONTE DE LUZ DO UNIVERSO.ADEMAIS, TAMBÉM É BEM POSSÍVEL QUE ELE JÁ FOSSE EXISTENTE DESDE O PRIMEIRO DIA, TENDO APARECIDO VISIVELMENTE APENAS COM A DISSIPAÇÃO DA NEBLINA NO QUARTO DIA. NÓS VEMOS LUZ NUM DIA NUBLADO, MESMO QUANDO NÃO NOS É POSSÍVEL VER O SOL. NO PRIMEIRO DIA DA CRIAÇÃO, DEUS FEZ A LUZ. NO QUARTO DIA, ELE CRIOU UM ASTRO QUE EMANA ESSA LUZ, POIS A CONTÉM. ORA, A LUZ NÃO VEM SOMENTE DO SOL, MAS É UM COMPONENTE DESTE ENQUANTO ASTRO LUMINOSO.
.
SENDO QUE É BEM SABIDO QUE É NECESSÁRIO QUE OS COMPONENTES EXISTEM ANTES DO SER COMPOSTO, É UMA CONCLUSÃO ÓBVIA QUE A LUZ DEVIA EXISTIR ANTES DO SOL, EXATAMENTE COMO NOS MOSTRA A BÍBLIA! ASSIM VEMOS QUE NO PRIMEIRO DIA DEUS CRIOU A LUZ ENQUANTO SER. A PRÓPRIA CIÊNCIA CORROBORA COM OS FATOS, POIS ATRIBUI AO “BIG-BANG” UMA “EXPLOSÃO DE LUZ”. ORA, O “BIG-BANG” FOI EXATAMENTE O PONTO INICIAL DO UNIVERSO. NÃO EXISTIA TEMPO OU ESPAÇO ANTES DO BIG-BANG.
.
SENDO QUE FOI A PARTIR DO BIG-BANG QUE HOUVE UMA “EXPLOSÃO DE LUZ”, CONCLUI-SE OBJETIVAMENTE QUE A LUZ FOI CRIADA NO PRIMEIRO DIA. ASSIM VEMOS QUE EM TUDO A CIÊNCIA CONCORDA COM A BÍBLIA: A LUZ FOI CRIADA NO PRIMEIRO DIA, A PARTIR DA EXPLOSÃO DO BIG-BANG (INÍCIO DE TEMPO E ESPAÇO), E O SOL DEVERIA SER, PORTANTO, CRIADO ALGUM TEMPO DEPOIS DISSO (NO CASO, NO QUARTO DIA). PORTANTO, A CIÊNCIA CONCORDA COM A BÍBLIA, QUE MAIS UMA VEZ É APOIADA PELOS FATOS CIENTÍFICOS COMO NENHUM OUTRO LIVRO ANTIGO (OU ATUAL) JÁ CONSEGUIU SER!
.
AFIRMAÇÃO:
“Seguindo em frente veremos a criação do homem e Deus proibindo-o de comer do fruto da árvore da ciência do bem e do mal, dizendo que se dela comesse morreria, depois criou, também a mulher. Vem a serpente e induz a mulher a comer do fruto da árvore e esta por sua vez induz o homem. Ao perceber isto Deus castiga a serpente, o homem e a mulher. Perguntaríamos: quando foi que o homem e a mulher souberam que o que tinham feito não estava correto, não foi após comerem o fruto proibido? Ou seja, até este momento eles agiram sem conhecimento do que era o bem ou o mal, assim sendo o castigo então foi aplicado em inocentes?”
.
CONTRA-ARGUMENTAÇÃO: ISSO É MAIS DEVIDAMENTE EXPLANADO NO MEU ARTIGO SOBRE “ENTENDENDO OS DESÍGNOS DE DEUS” E “POR QUE O MAL EXISTE?”, MAS RESUMIDAMENTE, O QUE ACONTECE É QUE AO COMEREM DA ÁRVORE DO CONHECIMENTO DO BEM E DO MAL, OS SERES HUMANOS PASSARAM A TER A PLENA CIÊNCIA COMPLETA DO SALÁRIO DO PECADO E SUAS CONSEQUÊNCIAS MORTAIS. FOI A PARTIR DESSE FRUTO PROIBIDO QUE O PECADO PASSOU A HABITAR NO MUNDO. TODOS NÓS FOMOS CRIADOS COM O LIVRE-ARBÍTRIO, ANTES MESMO DE COMERMOS DA ÁRVORE DO CONHECIMENTO DO BEM E DO MAL.
.
ESTE LIVRE-ARBÍTRIO TEM RESPEITO AO LIVRE DIREITO DE ESCOLHA QUE OS SERES HUMANOS TEM. SE NÃO FOSSE ASSIM, ADÃO E EVA NÃO PODERIAM ESCOLHER SE COMERIAM DO FRUTO OU NÃO. DEUS COLOCOU A ÁRVORE DO CONHECIMENTO DO BEM E DO MAL NO JARDIM DO ÉDEN PARA DAR A ELES UMA ESOLHA, ENTRE OBEDECER OU NÃO A ELE. ADÃO E EVA TINHAM A LIBERDADE DE ESCOLHA ENTRE COMER OU NÃO DAQUELE FRUTO PROIBIDO. QUANDO, CONTUDO, ELES COMERAM DO FRUTO PROIBIDO, FICARAM PLENAMENTE CIENTES DAS CONSEQUENCIAS E DOS EFEITOS REAIS DAQUILO QUE ESTAVAM COMETENDO.
.
NOUTRAS PALAVRAS, ELES JÁ POSSUÍAM O LIVRE-ARBÍTRIO PARA DECIDIREM ENTRE O CERTO E O ERRADO, MAS A PLENITUDE DE BEM E MAL SÓ FOI DESCOBERTA APÓS TEREM TIDO PARTICIPAÇÃO NO FRUTO DA ÁRVORE DA CIÊNCIA DO BEM E DO MAL, QUANDO TIVERAM A NATUREZA DELES (QUE ERA NATURALMENTE NEUTRA) TRANSFORMADA A SER NATURALMENTE MÁ. COMO DISSE PAULO, “NÃO HÁ NADA DE BOM EM MIM, ISTO É, EM MINHA CARNE” (Rm.7:18). ANTES DA QUEDA, O SEU CONHECIMENTO ACERCA DO CERTO E ERRADO TEM A VER COM A NATUREZA DELES, E DEPOIS DA QUEDA, TEM RELAÇÃO COM O ESTADO DELES. PELA CRIAÇÃO, ADÃO NÃO ERAM CONHECEDERES PLENOS DE BEM E DO MAL. MAS, SENDO QUE ELE PECOU, ELE CONHECEU O BEM E O MAL. SENDO ASSIM, NÃO HÁ CONFLITO ALGUM ENTRE O RELATO DO GÊNESIS E A MORAL DIVINA.
.
ARGUMENTAÇÃO:
“À serpente Deus disse: "Porque fizestes isso, serás maldita entre todos os animais e feras dos campos; - andarás de rastos sobre o teu ventre e comerás o pó todos os dias de tua vida". (Gênesis 3, 14) Pelo castigo que sofreu quer dizer que antes ela andava sobre patas?”
.
CONTRA-ARGUMENTAÇÃO: SIM, EXATAMENTE. NÃO SABEMOS QUANTAS ERAM EXATAMENTE AS PATAS SOBRE AS QUAIS ANDAVAM AS SERPENTES, MAS PODEMOS TER A CERTEZA DE QUE ELAS ANDAVAM SOBRE PATAS, E ISSO – OBVIAMENTE – É CONFIRMADO CIENTIFICAMENTE. ALIÁS, TUDO NA BÍBLIA É CONFIRMADO CIENTIFICAMENTE. EU ACHO QUE A CIÊNCIA DEVERIA SE BASEAR NA BÍBLIA, ANTES QUE A TODA HORA TER QUE VOLTAR ATRÁS E CONFESSAR QUE ELA ESTAVA ERRADA E A BÍBLIA COM A RAZÃO. NO FINAL DAS CONTAS, A SAGRADA ESCRITURA MOSTRA, COMO SEMPRE, SER RESPALDADA CIENTIFICAMENTE E ARQUEOLOGICAMENTE, COMPROVANDO SEMPRE AS VERDADES BÍBLICAS EM PAUTA. DE ACORDO COM A CIÊNCIA, AS SERPENTES ERAM ANIMAIS TERRESTRES, DOTADAS DE ROBUSTAS PATAS POSTERIORES. OS CIENTISTAS CONSEGUIRAM DESCOBRIR QUE AS SERPENTES TINHAM PATAS. AS PRIMEIRAS SERPENTES PROVAVELMENTE ERAM ANIMAIS TERRESTRES, DOTADAS DE ROBUSTAS PATAS POSTERIORES E QUE ESCAVAVAM, E NÃO DESCENDENTES DE ANIMAIS AQUÁTICOS QUE TERIAM EMIGRADO PARA A TERRA FIRME, COMO PREGAVA ERRONEAMENTE A TEORIA DA EVOLUÇÃO DAS ESPÉCIES.

.

A BÍBLIA SAI NA FRENTE, E DARWIN NOVAMENTE ATRÁS! DE ACORDO COM O ARTIGO PUBLICADO NA REVISTA “NATURE”, UM ESQUELETO QUASE COMPLETO DE UMA SERPENTE QUE, PARA ELES, TERIA UNS “65 MILHÕES DE ANOS” (OS CIENTISTAS SEMPRE COSTUMA LANÇAR AS BASES DE UMA NOVA TEORIA PARA TEMPOS BEM REMOTOS, É CLARO) ENCONTRADA NA REGIÃO DA PATAGÔNIA, PROVA QUE ELAS DISPUNHAM DE UM OSSO SACRO E OUTROS OSSOS DA PÉLVIS QUE UNEM A ESPINHA DORSAL, ALÉM DE OUTROS RESTOS DAS PATAS TRASEIRAS DE UM RÉPTIL. ADEMAIS, A ROBUSTEZ DAS PATAS DA SERPENTE FÓSSIL FAZ PENSAR EM UM ANIMAL QUE TINHA O COSTUME DE ESCAVAR COM ELAS. MAIS TARDE, OS DESCENDENTES DA ESPÉCIE DESCRITA PERDERAM O OSSO SACRO (PRESUMIVELMENTE DEPOIS DA QUEDA E DA MALDIÇÃO) E PASSARAM A MUDAR O ESTILO DE VIDA. VEJA O ARTIGO PUBLICADO NA “CIÊNCIA HOJE” SOBRE A SERPENTE ENCONTRADA COM PATAS:
.
CLIQUE AQUI PARA IR AO ARTIGO

.
E DÊ TAMBÉM UMA OLHADINHA NESTA OUTRA SERPENTE (BEM ATUAL) QUE CHEGOU ATÉ A CRIAR PERNAS COM PATAS, DEDOS E TUDO MAIS...
.
CLIQUE AQUI PARA VER A SERPENTE COM PATAS

.
E ISSO NOS PROVA CLARAMENTE QUE, EM SUA ORIGEM, AS COBRAS ANDAVAM SOBRE PATAS! ORA, COMO É QUE UM HOMEM SIMPLES COMO MOISÉS, HÁ QUASE TRÊS MIL E QUINHENTOS ANOS ATRÁS, IRIA CONSEGUIR IMAGINAR E ADIVINHAR QUE A SERPENTE ANDAVA EXATAMENTE SOBRE PATAS NO PRINCÍPIO DE TUDO? POR QUE ESSA VERDADE NÃO EXISTE EM NENHUMA MITOLOGIA PAGÃ, MAS APENAS NA BÍBLIA SAGRADA? POR QUE OS ATEUS AMAM ZOMBAR DAS HISTÓRIAS BÍBLICAS, MAS SE CALAM DEPOIS DE VEREM UMA POR UMA DE SUAS CALÚNIAS SENDO DERRUBADAS E CAINDO POR TERRA A TODO MOMENTO? É ÓBVIO QUE MOISÉS ESCREVIA O GÊNESIS INSPIRADO PELO ESPÍRITO SANTO. ELE NÃO IRIA INVENTAR UMA “HISTORINHA INFANTIL” QUE DE TÃO INFANTIL CHEGOU A SER CONFIRMADA CIENTIFICAMENTE, TRÊS MIL E QUINHENTOS ANOS ANTES DA PRÓPRIS CIÊNCIA!
.
ARGUMENTAÇÃO:
“Vejamos: após Caim matar a Abel sobraram Adão, Eva e o próprio Caim, como se justifica seu medo de alguém querer matá-lo? Será que Deus esqueceu-se que não havia na Terra mais ninguém, não precisava, portanto de marcá-lo para que não o matassem, não é mesmo? Depois que Caim saiu daquela região encontra com uma mulher com quem tem um filho e chega até a fundar uma cidade, perguntamos: que mulher era esta? Que povo era este que foi habitar a cidade que fundou?”
.
CONTRA-ARGUMENTAÇÃO: É, PARECE QUE O AMIGO QUE CRIOU ESTE TEXTO NÃO SABE QUE ADÃO E EVA TIVERAM “FILHOS E... FILHAS” (Gn.5:4). O FATO DE ADÃO E EVA TEREM DADO A LUZ À FILHAS JÁ ELIMINA DE CARA O SUPOSTO “PROBLEMA” DA MULHER DE CAIM. QUANTO AO “POVO”, O CRIADOR DO TEXTO SE ESQUECE QUE NAQUELA ÉPOCA ERA COMUM AS PESSOAS MORREREM COM MAIS DE 800 OU 900 ANOS. A MÉDIA ERA 912 ANOS. MATUSALÉM CHEGOU A VIVER 969 ANOS (Gn.5:27). PENSE NO NÚMERO DE PESSOAS QUE NASCEM DENTRO DE UM PERÍODO DE NOVE SÉCULOS! NÃO APENAS OS [VÁRIOS] FILHOS E FILHAS DE ADÃO E EVA (POIS NAQUELES TEMPOS ERA BEM COMUM TER UM NÚMERO MUITO GRANDE DE FILHOS) E SOME A ISSO OS FILHOS DOS FILHOS, DOS FILHOS, DOS OUTROS FILHOS, ETC; DURANTE VÁRIAS GERAÇÕES, E VEMOS QUE TEMOS UM NÚMERO MUITO CONSIDERÁVEL DE PESSOAS HABITANDO POR ESTA TERRA JÁ NAQUELA ÉPOCA!
.
TEMOS QUE RESSALTAR QUE A BÍBLIA NÃO NOS MOSTRA EM QUAL ANO QUE CAIM MATA ABEL E, PORTANTO, SE DATARMOS TAL ACONTECIMENTO JÁ A PARTIR DA SEGUNDA METADE DE SUAS VIDAS, JÁ VEMOS VÁRIAS GERAÇÕES DE FILHOS, NETOS E BISNETOS HABITANDO JUNTOS. O NÚMERO DEMASIADO DE FILHOS, UNIDO COM O NÚMERO DEMASIADO DE GERAÇÕES, ACABAM RESULTANDO QUE SIM – JÁ EXISTIAM “POVOS” NAQUELA ÉPOCA, E CERTAMENTE UM NÚMERO CONSIDERÁVEL DE PESSOAS QUE IRIAM TENTAR TIRAR A VIDA DE CAIM PELO MAL QUE ELE FEZ AO SEU IRMÃO ABEL. POR ISSO, NÃO FOI INÚTIL O ATO DE DEUS MARCÁ-LO NA TESTA A FIM DE QUE ELE NÃO FOSSE MORTO PELAS OUTRAS PESSOAS QUE VIVAM NAQUELA ÉPOCA.
.
ARGUMENTAÇÃO:
“Em Gênesis 6, 3: “O Senhor então disse: "Meu espírito não permanecerá para sempre no homem, porque todo ele é carne, e a duração de sua vida será só de cento e vinte anos". Apesar disto encontramos pessoas que viveram muito além deste tempo: Adão 930 anos, Set 912 anos, Enos 905 anos, Cainan 910 anos, Malaleel 895 anos, Jared 962 anos, Henoc 365 anos, Matusalém 969 anos, Lamec 777 anos, Noé 950 anos, Sem 600 anos, Arfaxad 435 anos e Salé 430 anos, conforme podemos ler no capítulo 5 da Gênesis.”
.
CONTRA-ARGUMENTAÇÃO: O AMIGO SÓ ESQUECEU DE MENCIONAR QUE TODAS ESSAS PESSOAS VIVERAM ESTE NÚMERO TODO DE ANOS ANTES E NÃO DEPOIS DESTA PALAVRA DIVINA. ATÉ O CAPÍTULO CINCO DE GÊNESIS AS PESSOAS COSTUMAVAM VIVER ESTE ELEVADO NÚMERO DE ANOS, CONQUANTO QUE, COM A MENSAGEM DIVINA DO CAPÍTULO 6, OS DIAS DOS SERES HUMANOS PASSARAM A SER, EM MÉDIA, DE 120 ANOS. PORTANTO, NÃO EXISTE NENHUM TIPO DE INCOERÊNCIA AQUI! JÁ EM MOISÉS, JÁ ERA NOS RELATADO QUE OS DIAS DO HOMEM SERIAM SETENTA (Sl.90:10). “COINCIDENTEMENTE”, ESTA É EXATAMENTE A MÉDIA DE VIDA NA MAIORIA DOS PAÍSES DE TODO O MUNDO.
.
ARGUMENTAÇÃO:
“Mas voltemos um pouco a Gênesis, 6, 56: “O Senhor viu que a maldade dos homens era grande na terra, e que todos os pensamentos do seu coração estavam continuamente voltados para o mal. O Senhor arrependeu-se de ter criado o homem na terra, e teve o coração ferido de íntima dor". Se Deus chegou a arrepender-se de ter criado o homem Ele não foi onisciente, um dos seus atributos indispensáveis, sem o qual não seria um Deus. Então falhou ao criar o homem?”
.
CONTRA-ARGUMENTAÇÃO: ISTO JÁ FOI REFUTADO AQUI NESTE SITE. É CLARO QUE DEUS NÃO FALHOU EM CRIAR O HOMEM, MAS ISSO NÃO IMPEDE DE QUE ELE FIQUE TRISTE COM CERTAS ATITUDES NOSSAS. É COMO SE UM FILHO SEU SE PERDESSE TEMPORARIAMENTE, O QUE VOCÊ FARIA? VOCÊ IRIA DESEJAR NUNCA TER TIDO ELE COMO FILHO? OU IRÁ CONCEDER-LHE ARREPENDIMENTO, DA MESMA FORMA QUE DEUS FEZ CONOSCO MEDIANTE O SACRIFÍCIO VICÁRIO DE CRISTO JESUS POR NÓS? É CLARO QUE A SEGUNDA OPÇÃO. NENHUM PAI OU MÃE HONESTO IRÁ DESEJAR NUNCA TER TIDO UM FILHO POR CAUSA DE ALGUM DESVIO DELE. TODOS OS PAIS, ANTES MESMO DE TEREM UM FILHO, JÁ SABEM QUE ELES IRÃO SE DESVIAR ALGUM DIA DE ALGUMA MANEIRA, MAS MESMO ASSIM PREFEREM TER O FILHO DO QUE NÃO TÊ-LO.
.
ACONTECE A MESMA COISA COM DEUS. ELE SE ENTRISTECE QUANDO NOS DESVIAMOS DOS CAMINHOS DELE (COMO QUALQUER PAI FICARIA), MAS ELE AINDA ASSIM CONCEDEU ARREPENDIMENTO PARA A VIDA PARA TODOS NÓS, POR SUA INFINITA E MISERICÓRDIA GRAÇA! ISSO É A GRAÇA DE DEUS! POIS, “ONDE ABUNDOU O PECADO, SUPERABUNDOU A GRAÇA” (Rm.5:20)! DEUS SE AGRADOU COM O QUE ELE CRIOU, MAS NÃO TEVE PRAZER ALGUM COM O QUE O PECADO FEZ EM SUA PERFEITA CRIAÇÃO.QUANDO DEUS DIZ QUE ELE SE “ARREPENDEU” DE TER CRIADO O SER HUMANO, ELE NÃO ESTÁ DIZENDO RESPEITO AO ARREPENDIMENTO QUE CADA UM DE NÓS TEM, MAS SIM A UMA EXPRESSÃO DE LINGUAGEM ANTROPOMÓRFICA QUE DE FORMA FIGURATIVA INDICA O PROFUNDO SENTIMENTO DE TRISTEZA COMO CONSEQUÊNCIA DO PECADO.
.
NESTE SENTIDO, SE “ARREPENDEU” SE ASSEMELHA SIMPLESMENTE COM “ENTRISTECEU”, COMO TRADUZEM ALGUMAS VERSÕES, COMO A NTLH, QUE DIZ: “DEUS FICOU MUITO TRISTE POR HAVER FEITO OS SERES HUMANOS. O SENHOR FICOU TRISTE E COM O CORAÇÃO PESADO” (Gn.6:6). É ÓBVIO QUE DEUS PODE FICAR TRISTE CONOSCO, ASSIM COMO QUALQUER PAI FICA TRISTE COM CERTAS ATITUDES DOS SEUS FILHOS. MAS ISSO CERTAMENTE NÃO SIGNIFICA QUE ELE QUERIA REALMENTE VOLTAR ATRÁS NO TEMPO E NÃO TER CRIADO COISA NENHUMA. SE ESSA FOSSE A OCASIÃO, ELE TERIA ENTÃO FEITO ISSO OU, COM A SUA ONISCIÊNCIA, NÃO TERIA CRIADO O HOMEM. MAS ELE CRIOU, E COM PROFUNDO AMOR, NOS CONCEDEU ARREPENDIMENTO PARA A VIDA ETERNA MEDIANTE A MORTE DE SEU FILHO AMADO NA CRUZ DO CALVÁRIO.
.
QUANTO AOS DEMAIS ARGUMENTOS SOBRE AS PASSAGENS DO ANTIGO TESTAMENTO, CREIO QUE NÃO SEJA CANSATIVO AQUI PASSAR DE NOVO OS CONCEITOS SOBRE REVELAÇÃO GRADUAL E REVELAÇÃO FINAL, SOBRE SOMBRA E SOBRE A SUA REALIDADE, SOBRE ANTIGO E SOBRE NOVO TESTAMENTO. JESUS DISSE:
.
“Não pensem que vim abolir a Lei ou os Profetas; não vim abolir, mas cumprir” (Mt.5:17)
.
QUANDO JESUS DIZ QUE NÃO VEIO PARA ABOLIR A LEI, SIGNIFICA QUE ELE NÃO ESTAVA AQUI PARA “PASSAR A BORRACHA” E RISCAR COMPLETAMENTE A LEI DE MOISÉS, MAS PARA DAR O SEU SENTIDO COMPLETO, OU SEJA, FAZER COM QUE AS “SOMBRAS” DO ANTIGO TESTAMENTO TIVESSEM UMA APLICAÇÃO PRÁTICA COM A LUZ DO NOVO TESTAMENTO. O AUTOR DE HEBREUS EXPLICA ISSO NAS SEGUINTES PALAVRAS:
.
“A Lei traz apenas uma sombra dos benefícios que hão de vir, e não a realidade dos mesmos” (Hb.10:1)
.
OU SEJA, A LEI É UMA “SOMBRA”. O QUE JESUS FEZ NÃO FOI “ABOLIR” OU “APAGAR” A SOMBRA, MAS SIM REVELAR PELA LUZ DO EVANGELHO DE CRISTO O SEU SENTIDO COMPLETO, ISTO É, A SUA REALIDADE. O AUTOR DE HEBREUS TAMBÉM FALA SOBRE ISSO:
.
“Eles servem num santuário que é cópia e sombra daquele que está nos céus, já que Moisés foi avisado quando estava para construir o tabernáculo: "Tenha o cuidado de fazer tudo segundo o modelo que lhe foi mostrado no monte" (Hb.8:5)
.
OU SEJA, O SANTUÁRIO TERRENO DOS JUDEUS É UMA SOMBRA (FIGURA, IMAGEM) DO VERDADEIRO, QUE É O SANTUÁRIO CELESTIAL. SEMELHANTEMENTE, MUITOS CORDEIROS ERAM SACRIFICADOS NO AT COMO SACRIFÍCIO PELO PECADO. POR QUE NÃO MAIS SACRIFICAMOS CORDEIROS PARA LIMPAR OS NOSSOS PECADOS? PORQUE JESUS, O “CORDEIRO DE DEUS” (Jo.1:36), DEU A SUA VIDA “POR LIVRE E ESPONTÂNEA VONTADE” (Jo.10:18) POR TODOS NÓS; É NELE QUE SE CUMPRE A “SOMBRA” DO AT, E É ELE QUEM “TIRA OS PECADOS DO MUNDO” (1Jo.2:2). OU SEJA, A FIGURA VETEROTESTAMENTÁRIA TEVE UMA APLICAÇÃO PRÁTICA EM JESUS CRISTO. JESUS NÃO VEIO PARA “ABOLIR” A LEI, MAS PARA TRAZER A REALIDADE DAS FIGURAS PROFÉTICAS DO ANTIGO TESTAMENTO. A VERSÃO DA NTLH É MUITO FELIZ NA TRADUÇÃO DESTE VERSO, TRADUZINDO DESTA MANEIRA:
.
“Não pensem que eu vim para acabar com a Lei de Moisés ou com os ensinamentos dos Profetas. Não vim para ACABAR COM ELES, mas para dar o seu SENTIDO COMPLETO” (Mt.5:17)
.
OU SEJA, JESUS NÃO ESTAVA PASSANDO A BORRACHA NA LEI DE MOISÉS, MAS SIM TRAZENDO LUZ ÀS SOMBRAS E REVELANDO AS FIGURAS PROFÉTICAS DO AT DANDO O SEU SENTIDO COMPLETO. DESDE MODO, NÃO PODEMOS PASSAR A BORRACHA NO ANTIGO TESTAMENTO E JOGARMOS TUDO O QUE LÁ FOI ESCRITO PARA A LATA DO LIXO; PELO CONTRÁRIO, DEVEMOS HONRAR COMO PARTE DA PRÓPRIA ESCRITURA, ANTIGO E NOVO TESTAMENTO, EM QUE O NT É UM CUMPRIMENTO DO AT. JESUS CRISTO É A VERDADE (Jo.14:6), E ELE DECLAROU AO PAI QUE “A TUA PALAVRA É A VERDADE” (Jo.17:17). NÃO HÁ COMO IMAGINARMOS QUE PODERIA HAVER ALGUMA MENTIRA INCLUÍDA NAS ESCRITURAS, POIS ISSO FARIA DE DEUS UM MENTIROSO, MAS “AS TUAS PALAVRAS SÃO EM TUDO VERDADE” (Sl.119:160). EM TUDO – INCLUSIVE NO ANTIGO TESTAMENTO!
.
O ANTIGO TESTAMENTO É A PALAVRA DE DEUS TANTO QUANTO O NOVO E, POR ISSO, NÃO PODE MENTIR E NEM SER CONSIDERADO COMO FALSO. JESUS REFERIU-SE AO ANTIGO TESTAMENTO COMO SENDO A “PALAVRA DE DEUS”, QUE “NÃO PODE FALHAR” (Jo.10:30). ELA VEIO “DA BOCA DE DEUS” (Mt.4:4) E, POR ISSO, NÃO CONTÉM HERESIAS. JESUS CONFIRMOU VÁRIAS VEZES QUE O ANTIGO TESTAMENTO ERA A PALAVRA DE DEUS AO AFIRMR AOS FARISEUS QUE ELES ESTAVAM “INVALIDANDO A PALAVRA DE DEUS” PELA SUA PRÓPRIA TRADIÇÃO” (Mc.7:13). PAULO TAMBÉM DECLARA A MESMA POSIÇÃO AO REFERIR-SE ÀS ESCRITURAS COMO SENDO “A PALAVRA DE DEUS” (Rm.9:6).. ENQUANTO PAULO LHES EXPUNHA AS ESCRITURAS (AT), A BÍBLIA AFIRMA QUE ELE EXPUNHA A “PALAVRA DE DEUS” (At.13:44; At.18:11).
.
OS CRISTÃOS QUE FORAM DISPERSOS ANUNCIAVAM A “PALAVRA DE DEUS” (At.13:5), TENDO COMO ÚNICA FONTE DE FÉ EXATAMENTE O ANTIGO TESTAMENTO. IGUALMENTE, O AUTOR DE HEBREUS AFIRMA QUE ELES PRECISAVAM SEREM ENSINADOS “NOVAMENTE SOBRE OS PRINCÍPIOS ELEMENTARES DA PALAVRA DE DEUS” (Hb.5:12). O ÚNICO LUGAR ONDE OS HEBREUS ERAM ENSINADOS ERA NAS ESCRITURAS; O AUTOR DE HEBREUS, PORTANTO, A COLOCA COMO SENDO A “PALAVRA DE DEUS”. ISSO TUDO NOS MOSTRA QUE O ANTIGO TESTAMENTO ERA CONSIDERADO COMO “PALAVRA DE DEUS”, E DEUS NÃO FALHA E NEM ENGANA. É BEM NOTÓRIO QUE “AS SAGRADAS LETRAS SÃO CAPAZES DE TORNÁ-LO SÁBIO PARA A SALVAÇÃO MEDIANTE A FÉ EM CRISTO JESUS, PORQUE TODA A ESCRITURA É INSPIRADA POR DEUS E ÚTIL PARA O ENSINO, PARA A REPREENSÃO, PARA A CORREÇÃO E PARA A INSTRUÇÃO NA JUSTIÇA, PARA QUE O HOMEM DE DEUS SEJA APTO E PLENAMENTE PREPARADO PARA TOA BOA OBRA” (2Tm.4:15-17).
.
ASSIM, CARO MARC, CREIO EU QUE NÓS DEVEMOS SEGUIR O ANTIGO E O NOVO TESTAMENTO COMO SENDO A “PALAVRA DE DEUS”, COMO REGRA E FUNDAMENTO DE FÉ E DOUTRINA, AMBOS OS TESTAMENTOS, MAS SEMPRE SABENDO QUE O NOVO TESTAMENTO É UM CUMPRIMENTO DAS FIGURAS PROFÉTICAS DO AT. ASSIM, DEVEMOS SEGUIR E OBSERVAR A REALIDADE DO NOVO TESTAMENTO, SEM DE MANEIRA NENHUMA “PASSARMOS A BORRACHA” OU EXCLUÍRMOS OS ENSINOS DO AT, QUE IGUALMENTE É INSPIRADO PELO ESPÍRITO SANTO. APENAS DEVEMOS TER CIÊNCIA DAQUILO QUE É SOMBRA E DAQUILO QUE JÁ É A REALIDADE; DAQUILO QUE É FIGURA E DAQUILO QUE É CUMPRIMENTO.
.
GRANDE ABRAÇO!!!
.
“Quanto a você, porém, permaneça nas coisas que aprendeu e das quais tem convicção, pois você sabe de quem o aprendeu. Porque desde criança você conhece as Sagradas Letras, que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra” (2 Timóteo 3.14-17)