JOÃO BATISTA ERA PROFETA?

JOÃO BATISTA ERA PROFETA?

.

Oiii Lucas. Eu estava lendo o que vc disse sobre de João e Elias e me deparei pelo uma coisa que eu até agora não sei a resposta. Acho que tem uma contradição bíblica. João é profeta ou não? Contradição bíblica é: João é profeta(Mt.11:13). Não é profeta(Jo.1:21). (Adriano, Rio de Janeiro – 05/01/2011)
.
Resposta - OLÁ, ADRIANO.
SIM, JOÃO BATISTA É REALMENTE PROFETA (Mt.11:13), MAS A REFERÊNCIA DE JOÃO 1:21 NÃO É A SOMENTE “UM” PROFETA, MAS SIM AO ESPECÍFICO “O” PROFETA. EU VOU LHE EXPLICAR: O POVO JUDEU ESPERAVA A VINDA DE VÁRIAS PESSOAS QUANDO VIESSE O MESSIAS. DE ACORDO COM JOÃO 1:19-21, ELES ESTAVAM ESPERANDO:
.
1. O CRISTO (v.20)
2. ELIAS (v.21)
3. O PROFETA (v.21)
.
ESSE “PROFETA” QUE OS JUDEUS ESTAVAM AGUARDANDO (E QUE JOÃO BATISTA CORRETAMENTE NEGOU SER) NÃO ERA QUALQUER UM QUE SE DENOMINASSE PROFETA OU QUE OUVISSE A VOZ DE DEUS, MAS SIM O PROFETA TESTEMUNHADO LÁ EM DEUTERONÔMIO 18:15,18:
.
“O Senhor teu Deus te levantará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, como eu; a ele ouvireis (...) Eis lhes suscitarei um profeta do meio de seus irmãos, como tu, e porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar” (Dt.18:15,18)
.
DE FATO, EXISTIRAM MILHARES DE PROFETAS DESDE A ÉPOCA DE MOISÉS ATÉ CRISTO, MAS NINGUÉM PODERIA SER IDENTIFICADO COMO O PROFETA PREVISTO EM DEUTERONÔMIO 18 E TÃO AGUARDADO PELOS JUDEUS. O PRÓPRIO JOÃO BATISTA, QUE ERA UM PROFETA, NÃO PODERIA SER IDENTIFICADO COMO SENDO ESTE PROFETA EM ESPECIAL QUE CUMPRIA A PROFECIA DE DEUTERONÔMIO. ALGUNS ATÉ HOJE FAZEM CONFUSÃO COM ESSA PASSAGEM. POR EXEMPLO, OS MULÇUMANOS REALMENTE ACREDITAM QUE ESSE PROFETA, QUE ERA “SEMELHANTE A MOISÉS” (v.15), É UMA FIGURA PROFÉTICA DE MAOMÉ. CONTUDO, A BÍBLIA NEGA ENFATICAMENTE QUE SEJA MAOMÉ O PROFETA DE DEUTERONÔMIO 18. PEDRO AFIRMA QUE ESSE PROFETA ESPERADO PELOS JUDEUS É O PRÓPRIO JESUS:
.
“E envie ele a Jesus Cristo, que já dantes vos foi pregado. O qual convém que o céu contenha até aos tempos da restauração de tudo, dos quais Deus falou pela boca de todos os seus santos profetas, desde o princípio. Porque Moisés disse aos pais: O Senhor vosso Deus levantará de entre vossos irmãos um profeta semelhante a mim; a ele ouvireis em tudo quanto vos disser. E acontecerá que toda a alma que não escutar esse profeta será exterminada dentre o povo” (At.3:20-23)
.
AQUI VEMOS PEDRO FAZENDO MENÇÃO DA PROFECIA DE DEUTERONÔMIO 18 E ATRIBUINDO A MENÇÃO A JESUS, QUE DIANTE DELES FOI PREGADO (v.20). A PRÓPRIA CONTINUAÇÃO DA PASSAGEM NOS MOSTRA QUE É JESUS DE QUEM PEDRO ESTAVA SE REFERINDO NESTA OCASIÃO: “Ressuscitando Deus a seu Filho Jesus, primeiro o enviou a vós, para que nisso vos abençoasse, no apartar, a cada um de vós, das vossas maldades” (v.26). CONQUANTO JOÃO (E VÁRIOS OUTROS) PUDESSEM SER PROFETAS, NENHUM DELES PODERIA SER IDENTIFICADO COMO SENDO O PROFETA ESPERADO PELOS JUDEUS E TESTEMUNHADO EM DEUTERONÔMIO 18, SOBRE O QUAL O PRÓPRIO MOISÉS AFIRMAVA SER UM “TIPO” DESTE PROFETA, ISTO É, UMA FIGURA PROFÉTICA.
.
O ÚNICO QUE SE IDENTIFICA E QUE CUMPRE ESSA PROFECIA É JESUS (At.3:20-23), E NÃO JOÃO BATISTA, OU MAOMÉ, OU QUALQUER OUTRO. SUMARIANDO, JESUS ERA O CRISTO E O PROFETA, E JOÃO BATISTA ERA O ELIAS, NO SENTIDO DE JOÃO SER UM CUMPRIMENTO DA PROFECIA DE MALAQUIAS 4:5, E NÃO DE SER A PRÓPRIA REENCARNAÇÃO DE ELIAS. JOÃO BATISTA ERA ELIAS NO MESMO SENTIDO DE QUE JESUS ERA O CORDEIRO PASCOAL. JESUS NÃO ERA LITERALMENTE UM CORDEIRO COM PELE DE CORDEIRO E COM CHIFRES DE CORDEIRO... E MUITO MENOS A “REENCARNAÇÃO” DE UM CORDEIRO...!
.
MESMO ASSIM, JOÃO CHAMA JESUS DE “O CORDEIRO DE DEUS” (Jo.1:36). O QUE JOÃO ESTAVA QUERENDO DIZER ERA QUE JESUS ERA O CUMPRIMEIRO DA FIGURA PROFÉTICA QUE SIMBOLIZAVA O FIM DO SACRIFÍCIO DE CORDEIROS, PELA MORTE DO “CORDEIRO DE DEUS” QUE TIRA O PECADO DO MUNDO. DA MESMA MANEIRA, JOÃO BATISTA NÃO É LITERALMENTE JOÃO BATISTA OU ALGUM TIPO DE “REENCARNAÇÃO” DESTE, MAS SIMPLESMENTE O CUMPRIMENTO PROFÉTICO DE MALAQUIAS 4:5, SOBRE O QUAL ELIAS ERA UMA FIGURA PROFÉTICA CUMPRIDA EM JOÃO BATISTA, O PRECURSOR DO CAMINHO E DO MINISTÉRIO DE JESUS.
.
GRANDE ABRAÇO.