SOBRE OS DONS ESPIRITUAIS
.
A Paz de Cristo.
Lingua como sinal do dom de variedades de línguas, lógico, nem podia ser diferente. O evento de atos 2, é o sinal do cumprimento de Joel 2. Linguas humanas. Jesus fez os homens falarem em várias línguas no Pentecostes, já havia feito isso em Babel. Tudo líguas humanas. Hoje quando alguém fala líguas estranhas, se for a verdadeira, estará exercitando o "dom de línguas", algo que nem todos recebem. Fora disso é invenção do homem, não se assuste, o homem gosta de inventar, dificultar, enrrolar, tagarelar. Creio no evento de atos 2, na atualidade dos dons, o que não é possível aceitar é líguas como sinal hoje. O batismo com ES. é um ritual de iniciação recebido por todos os que recebem Cristo. Não existe segunda benção também é uma invenção teológica. Esses teólogos capengas inventam de tudo, sempre tem um para acreditar. Isso é coisa de quem gosta de complicar. São muitos frustrados por aí por causa desse erro doutrinário. Pensam que não tem fé, por não falarem línguas. Se línguas fosse sinal, teria que estar fundamentada em atos 2, como disse ali são línguas humanas, se hoje alguem quer falar línguas humanas que faça um cursinho. A nova língua de Mc 16:17, é a glossa falada de atos 2. Por que mandam falar líguas e não mandam pegar serpente, beber veneno e curar enfermos ? Paulo declara que nem todos falam línguas. Interessante que no mesmo atos 2, tem o evento do Pentecostes, com os 120 falando línguas, para o espanto geral e no final quase 3000 que não falam nenhuma língua. John Stott, ensina que o modelo da igreja deve ser o dos quase 3000 e não o dos 120 do Pentecostes. O que os 120 buscavam em oração, e os demais que falaram línguas buscaram isso ? claro que não. Todos receberam derepente. É isso. Saudações Cristã. João (João, Rio de Janeiro – 16/01/2010)
.
Resposta - OLÁ, JOÃO. A PAZ DE CRISTO.
.
VOCÊ DISSE:
“Se línguas fosse sinal, teria que estar fundamentada em atos 2, como disse ali são línguas humanas, se hoje alguém quer falar línguas humanas que faça um cursinho”
.
CARO JOÃO, AQUI (E EM OUTROS VÁRIOS PONTOS) EU SOU OBRIGADO A DISCORDAR DE VOCÊ. AS LÍNGUAS QUE OS APÓSTOLOS COMEÇARAM A FALAR EM ATOS 2 PODIA DIZER RESPEITO TANTO A “LÍNGUA DOS HOMENS” (1Co.13:1) QUANTO A “LÍNGUA DOS ANJOS” (1Co.13:1). EXISTEM MANIFESTAÇÕES DIFERENTES DO MESMO DOM. PAULO, POR EXEMPLO, AFIRMA CATEGORICAMENTE QUE “HÁ DIFERENTES FORMAS DE ATUAÇÃO, MAS É O MESMO DEUS QUEM EFETUA TUDO EM TODOS” (1Co.12:6). OU SEJA, EXISTEM DIFERENTES FORMAS DE ATUAÇÃO DE UM MESMO DOM, COMO OCORRE POR EXEMPLO NO CASO DO DOM DE LÍNGUAS. NÃO PODEMOS EXCLUIR A LINGUAGEM SOBRENATURAL DA ORAÇÃO DE EDIFICAÇÃO PESSOAL, POIS O PRÓPRIO PAULO AFIRMA, NO CONCERNENTE AOS DONS ESPIRITUAIS, QUE EXISTEM LÍNGUAS DOS HOMENS E LÍNGUAS DOS ANJOS (1Co.13:1).
.
SÃO DUAS FORMAS DIFERENTES DE ATUAÇÃO DE UM MESMO E ÚNICO DOM ESPIRITUAL. COMO VOCÊ MESMO DISSE, SE O DOM DE LÍNGUAS FOSSE ALGO MERAMENTE HUMANO, ENTÃO BASTARIA FAZER UM CURSINHO E PRONTO! ORA, É IMPOSSÍVEL ACREDITAR QUE O ESPÍRITO SANTO DE DEUS DISTRIBUA GENEROSAMENTE PELA SUA GRAÇA UM DOM DIVINO QUE QUALQUER PESSOA PODERIA ALCANÇAR NATURALMENTE, AINDA QUE SEJA O PIOR DOS INCRÉDULOS! É ÓBVIO QUE O DOM DE LÍNGUAS ABRANGE PRINCIPALMENTE O ASPECTO INTERIOR DE MANIFESTAÇÃO DE LINGUAGEM ESPIRITUAL QUE EDIFICA A PRÓPRIA PESSOA:
.
“Quem fala em língua a si mesmo se edifica” (1Co.14:4)
.
A PRÓPRIA LÍNGUA QUE SAIA DA BOCA DOS APÓSTOLOS NO PENTECOSTE DIZIA RESPEITO, MUITO MAIS PROVAVELMENTE, A “LÍNGUA DOS ANJOS” (1Co.13:1), PELO FATO DE QUE AS OUTRAS PESSOAS ACHARAM QUE OS APÓSTOLOS ESTAVAM TODOS “BÊBADOS” (At.2:15). ORA, SE OS APÓSTOLOS ESTIVESSEM MERAMENTE FALANDO UMA LINGUAGEM HUMANA, TERRENA E COMUM, ENTÃO NINGUÉM IRIA ACHAR QUE ELES ESTAVAM BÊBADOS. MUITO PELO CONTRÁRIO, TODOS IRIAM ACHAR: “QUE HOMENS CULTOS ESTES”! O FATO É QUE OS APÓSTOLOS FALAVAM AQUILO QUE PAULO CHAMA DE “MISTÉRIOS” (1Co.14:2), E AS OUTRAS PESSOAS QUE OS OUVIAM ENTENDIAM A MENSAGEM DO EVANGELHO DE ACORDO COM A LÍNGUA QUE ERA DE SUA PRÓPRIA COMPREENSÃO.
.
ESSA É A INTERPRETAÇÃO MAIS PLAUSÍVEL DA PASSAGEM DE ATOS 2. O DOM DE LÍNGUAS ESTRANHAS NÃO SERVE APENAS PARA A PESSOA PRATICAR CONSIGO MESMA, MAS EM CERTAS SOLENIDADES COMO A DE ATOS CAP.2, ELA SERVIU TAMBÉM PARA QUE AS OUTRAS PESSOAS TAMBÉM OUVISSEM E COMPREENDESSEM A MENSAGEM DO EVANGELHO. O QUE OCORREU EM ATOS 2 NÃO FOI APENAS A PRÁTICA DO FALAR EM LÍNGUAS, POIS AS LÍNGUAS É UMA PRÁTICA DE EDIFICAÇÃO APENAS PESSOAL (1Co.14:4). NO CASO DO PENTECOSTE, OCORREU ALGO ALÉM DISSO: O DOM DE INTERPRETAÇÃO DE LÍNGUAS.
.
AS OUTRAS PESSOAS PASSARAM A INTERPRETAR A LÍNGUA QUE OS APÓSTOLOS ESTAVAM FALANDO, E FAZIAM ISSO DE ACORDO COM A PRÓPRIA LÍNGUA DELAS. PORTANTO, É ERRADO E EQUIVOCADO ACREDITAR QUE O DOM DE LÍNGUAS PRATICADO PELOS APÓSTOLOS E OS “120” DE ATOS 2 DIZIA RESPEITO A UMA LÍNGUA TÃO MERAMENTE HUMANA. O APÓSTOLO PAULO, QUE NÃO ESTAVA PRESENTE NAQUELA OCASIÃO MAS TAMBÉM CONHECIA BEM O DOM DE LÍNGUAS (POIS FALAVA MAIS DO QUE TODOS OS CORÍNTIOS – 1Co.14:18) CLASSIFICOU ESTA LINGUAGEM ESPIRITUAL DE ORAÇÃO DA SEGUINTE MANEIRA:
.
“Pois quem fala em língua não fala aos homens, mas a Deus. De fato, ninguém o entende; em espírito fala mistérios” (1Co.14:2)
.
ORA, SE O DOM DE LÍNGUAS FOSSE UMA LINGUAGEM MERAMENTE HUMANA, ENTÃO ESTARIA FALANDO A HOMENS (COMO É NO CASO DO DOM DE PROFECIA, POR EXEMPLO) E NÃO A DEUS. O FATO É QUE O DOM DE LÍNGUAS É O HOMEM FALANDO A DEUS EM UMA LINGUAGEM SOBRENATURAL DE ORAÇÃO QUE APENAS DEUS ENTENDE, ENQUANTO NO CASO DA PROFECIA É DEUS FALANDO AO HOMEM EM UMA LINGUAGEM QUE O PRÓPRIO HOMEM ENTENDE. PAULO É BEM ENFÁTICO E PRECISO EM AFIRMAR QUE “NINGUÉM ENTENDE” (1Co.14:2) O QUE A PESSOA QUE FALA EM LÍNGUAS ESTÁ FALANDO. ISSO NOS MOSTRA CLARAMENTE QUE ESSA LINGUAGEM NÃO É HUMANA, MAS SIM ALGO INCOMPREENSÍVEL À NOSSA VISÃO.
.
A PALAVRA EMPREGADA POR PAULO NO VERSO 2 NO ORIGINAL GREGO É “MUSTERION”, DE ONDE PROVÉM A PALAVRA “MISTÉRIO” OU “SEGREDO”. DIZ RESPEITO A UM SEGREDO MISTERIOSO QUE APENAS DEUS CONSEGUE RECONHECER. NÃO É UMA LÍNGUA HUMANA. TAMBÉM NÃO POSSO CONCORDAR CONTIGO QUANDO VOCÊ AFIRMA QUE O DOM DE LÍNGUAS NÃO É PARA TODO MUNDO. SE FOSSE ASSIM, ENTÃO PAULO NÃO IRIA DIZER QUE “QUERO QUE TODOS VOCÊS FALEM EM LÍNGUAS” (1Co.14:5). PAULO NÃO IRIA PEDIR ALGO QUE FOSSE IMPOSSÍVEL DE SER ALCANÇADO POR ALGUNS. ASSIM COMO A SALVAÇÃO ESTÁ DISPONÍVEL A TODOS MAS NEM TODO MUNDO É SALVO, ASSIM TAMBÉM O DOM DE LÍNGUAS ESTÁ DISPONÍVEL A TODOS, MAS NEM TODOS FALAM EM LÍNGUAS.
.
ÀS VEZES É PORQUE NÃO ACREDITA NA REALIDADE E NA ATUALIDADE DOS DONS, OUTRAS VEZES É POR NÃO BUSCÁ-LO COMO PAULO DIZ: “BUSQUEM COM ZELO OS MELHORES DONS” (1Co.12:31), E OUTRAS VEZES É PORQUE AINDA NÃO É O TEMPO CERTO E DETERMINADO POR DEUS. DE QUALQUER MANEIRA, SABEMOS DA ATUALIDADE DOS DONS QUE SÓ DESAPARECERÃO QUANDO “CHEGAR O QUE É PERFEITO” (1Co.13:10), OU SEJA, NA SEGUNDA VINDA DE CRISTO. NÃO TEM NADA PERFEITO AINDA. ENQUANTO ESTAMOS VIVENDO NESTA PRESENTE VIDA, OS DONS E A VOCAÇÃO DE DEUS ESTÃO DISPONÍVEIS A TODO CRISTÃO SINCERO QUE O BUSCAR “DE TODO O CORAÇÃO, ALMA, FORÇA E ENTENDIMENTO” (Mc.12:30), E “EM ESPÍRITO E EM VERDADE” (Jo.4:24) COMO JESUS DISSE.
.
UM FORTE ABRAÇO EM CRISTO JESUS NOSSO SENHOR!