LÚCIFER É UM NOME CORRETO PARA SATANÁS?

LÚCIFER É UM NOME CORRETO PARA SATANÁS?

.

Olá. Desculpe mas eu errei na parte que eu disse que EZEQUIEL está referindo o Rei de Tiro, errei nesta parte, acho que até mesmo no Isaías 14. Vamos começar: "Quem é "Lúcifer"?

O nome Lúcifer é freqüentemente aplicado a Satanás, mas não há base bíblica para esta idéia. A palavra "Lúcifer" é a tradução em algumas Bíblias (ainda que não nas versões portuguesas mais comuns) da palavra hebraica hêlîl em Isaías 14:12. Versões bem conhecidas como a Revista e Corrigida, a Revista e Atualizada (1 e 2) e a Linguagem de Hoje traduzem esta palavra como "estrela da manhã."

Isaías 14 é uma profecia sobre a queda do rei de Babilônia (veja 14:4). Este rei exaltava-se, buscando tomar a glória que pertence a Deus. A profecia de Isaías 14 mostra que ele seria derrubado de volta à terra.

É interessante que o Novo Testamento fale sobre a "estrela da alva" (2 Pedro 1:19) e a "estrela da manhã" (Apocalipse 2:28; 22:16). Em todas estas passagens, é claro que a estrela da manhã não é Satanás, ou qualquer outra criatura blasfema. O próprio Jesus é a brilhante estrela da manhã que abençoa seus servos fiéis.

Então, por que o nome "Lúcifer" é freqüentemente aplicado a Satanás? O uso partiu de uma interpretação errada de Isaías 14:12. Muitos comentaristas inseriram algo maior neste texto, vendo-o como uma explicação da origem de Satanás. Certamente há razão para acreditar que o Diabo foi um dos anjos (Jó 1:6), que ele tem estado em rebelião contra Deus desde antes da criação da Terra (1 João 3:8; veja Gênesis 3), e que vários anjos seguiram sua desobediência e serão castigados eternamente (Judas 6). O que o rei de Babilônia fez foi o mesmo tipo de pecado: desafiar a autoridade do Rei dos reis. Neste sentido, podemos pensar em "Lúcifer" como um filho ou discípulo de Satanás (veja João 8:44), mas a profecia de Isaías 14:12 não está falando especificamente do Diabo.

Esta é uma lição permanente para nós de Isaías 14. O rei de Babilônia serve como um lembrete claro da verdade das palavras de Jesus em Lucas 14:11: "... todo o que se exalta será humilhado; e o que se humilha será exaltado." Que possamos andar humildemente com nosso Deus. (Matheus, São Paulo – 13/12/2010)

.

Resposta - OLÁ, MATHEUS.
EMBORA HAJA ALGUMAS COISAS QUE NOS MOSTRAM QUE A PROFECIA ALI RELATADA EM ISAÍAS É DE DUPLA REFERÊNCIA (OU SEJA, DIRETAMENTE AO REI DA BABILÔNIA E INDIRETAMENTE COMO REFERÊNCIA A SATANÁS), EU NÃO CONCORDO QUE DEVEMOS UTILIZAR O NOME “LÚCIFER” NOS DIAS DE HOJE AINDA COMO SENDO UM NOME PARA A DESIGNAÇÃO DE “SATANÁS”. PRIMEIRAMENTE, VOLTO A APRESENTAR AS EVIDÊNCIAS DENTRO DO TEXTO DE ISAÍAS QUE NOS MOSTRAM QUE A PROFECIA ALI RELATADA ERA, COMO EU JÁ DISSE, DE DUPLA REFERÊNCIA:
.
(1) O REI DA BABILÔNIA NÃO CAIU DO CÉU (v.12)
.
(2) AS DEVIDAS REFERÊNCIAS: “Eu subirei...”; “exaltarei o meu trono...”; “me assentarei...” EM ISAÍAS 14:13-14 NÃO PODERIA REFLETIR UM PENSAMENTO DE UM MERO SER HUMANO, AINDA MAIS SE TRATANDO DE MONARCAS BABILÔNICOS.
.
(3) EMBORA O REI DA BABILÔNIA FOSSE ORGULHOSO, A BÍBLIA NÃO APÓIA A IDEIA DE QUE ELE QUERIA SER “SEMELHANTE AO ALTÍSSIMO” (v.14)
.
EMBORA TENHAMOS, PORTANTO, EVIDÊNCIAS DENTRO DE ISAÍAS QUE NOS REVELAM SER ESSA UMA PROFECIA DE DUPLA REFERÊNCIA, É INCORRETO AFIRMARMOS QUE SATANÁS AINDA É LÚCIFER. ISSO PORQUE O SIGNIFICADO DE “LÚFICER” É “PORTADOR DE LUZ”, E O DIABO NÃO POSSUI MAIS NOS DIAS DE HOJE A “LUZ” QUE ANTES POSSUÍA. AO CONTRÁRIO, A ANTIGA “LUZ” QUE DETINHAM POR SEREM “ANJOS DE LUZ” TRANSFORMOU-SE EM DENSAS TREVAS DEPOIS DE SUA QUEDA.
.
OUTRA RAZÃO PELA QUAL ACREDITO NÃO SER POSSÍVEL TRADUZIRMOS “SATANÁS” POR “LÚCIFER” CONSISTE NO FATO DE QUE O PRÓPRIO JESUS É DESCRITO COMO SENDO A “ESTRELA DA MANHÔ OU “ESTRELA DA ALVA”:
.
"E temos ainda mais firme a palavra profética à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma candeia que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça e a estrela da alva surja em vossos corações" (2Pe.1:19)
.
"Eu, Jesus, enviei o meu anjo. Ele atestou para vocês todas essas coisas a respeito das Igrejas. Eu sou a raiz e o descendente de Davi, sou a estrela radiosa da manhã” (Ap.22:16)
.
O NOME “LÚCIFER” ACABOU SE POPULARIZANDO QUANDO A TRADUÇÃO INGLESA DO REI TIGO (VERSION KING JAMES) OPTOU POR TRADUZIR A “ESTRELA DA MANHÔ DE ISAÍAS 14:12 POR SEU SIGNIFICADO “LÚCIFER”. CONTUDO, HOJE EM DIA A GRANDE MAIORIA DAS VERSÕES NO MUNDO TODO JÁ ABANDONARAM ESSA TRADUÇÃO E TRADUZEM O VERSO APENAS POR “ESTRELA DA MANHÔ COMO DIZ ISAÍAS. O MAIS CORRETO, PORTANTO, É UTILIZAR PARA O DIABO O NOME QUE É LARGAMENTE UTILIZADO AO LONGO DE TODA A BÍBLIA, OU SEJA, “SATANÁS”, QUE SIGNIFICA “ADVERSÁRIO” OU “OPOSITOR”.
.
ABRAÇOS.