QUAL É A ORIGEM DE SATANÁS?

A ORIGEM DE SATANÁS

.

"https://lucasbanzoli.no.comunidades.net/index.php? "Origem de Satanás"...pagina=1078745698" Este site vocÊ disse: "Lúcifer, o mais perfeito e glorioso dos anjos, arrastou consigo um terço dos anjos do Céu em sua rebelião"...... "O Velho Testamento indica que Satanás foi criado por Deus como um anjo governante chamado Lúcifer, com grandes poderes. Mas o orgulho levou Lúcifer a se rebelar contra Deus (conforme Isaías 14:12-14; Ezequiel 28:12-15). Torcido agora pelo pecado, Lúcifer é transformado em Satanás, que quer dizer `inimigo´ ou `adversário´ ...Satanás é um poderoso anjo decaído, intensamente hostil a Deus e antagonista do povo de Deus." (páginas 245, 801).
Pergunte à maioria das pessoas que crêem na Bíblia de onde veio Satanás e nove entre dez lhe darão uma versão da história citada acima. A idéia de que Satanás é um anjo decaído a quem Deus expulsou do céu e que caiu na terra é tão espalhada que muitas pessoas acreditam que a Bíblia a ensina.
.
Pode surpreendê-lo descobrir que a Bíblia não ensina tal coisa. É certo que há passagens na Bíblia que falam de seres caindo do céu, mas não são sobre Satanás e usam linguagem figurativa. Somente por uma leitura descuidada destes textos pode alguém chegar à história popular relativa à origem de Satanás. Examinemos as passagens bíblicas relevantes, no contexto. "Quem é Satanás?".... Onome "Satanás" é uma transliteração do hebraico satan, indicando um acusador no sentido legal, um queixoso que tem uma acusação a apresentar. Em Zacarias 3:1 lemos "Deus me mostrou o sumo sacerdote Josué, o qual estava diante do Anjo do SENHOR, e Satanás estava à mão direita dele, para se lhe opor." Numa palavra, Satanás se opõe a nós, trabalha contra nós, ou "nos persegue", na tentativa de nos derrotar espiritual e moralmente. Jesus chamou-o homicida e mentiroso, em João 8:44. Em Apocalipse 12:9, João retrata Satanás como um grande dragão, uma representação que ressalta sua terrível natureza. Esse mesmo versículo identifica-o como a serpente (uma referência a Gênesis 3) e como o diabo, que é outro nome bíblico comum para ele. Talvez 1 Pedro 5:8 nos diga o que mais precisamos saber a respeito dele: "O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar". A ênfase bíblica está no que Satanás é em relação conosco (um inimigo). Algumas pessoas, contudo, pensam que certos textos bíblicos vão mais além e nos dizem como Satanás veio a se tornar assim. Examinemos estes textos cuidadosamente.

.
"Isaías 14:12-14".... Esta passagem diz: "Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filho da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações! Tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do Norte; subirei acima das mais altas nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo." Você notará imediatamente que esta passagem não menciona Satanás por nenhum de seus nomes bíblicos comuns. Pode-se extrair deste texto uma teoria da origem de Satanás somente assumindo que esta passagem descreve-o, e ignorando o contexto desta passagem na mensagem de Isaías. Isaías não estava discutindo Satanás em Isaías 14, nem a origem de Satanás de modo nenhum faz parte desta mensagem do profeta. Se dissermos que este texto é sobre a origem de Satanás, isso simplesmente torna sem sentido o contexto mais amplo. Isaías profetizou durante os reinados dos reis hebreus Uzias, Jotão, Acaz, e Ezequias (Isaías 1:1). Seu ministério abrangeu (aproximadamente) os anos 750 - 686 a.C., uns 65 anos, no máximo. Este foi um tempo quando o povo de Deus tinha se tornado corrompido pela idolatria. Deus enviou Isaías para pregar o arrependimento ao seu povo e para adverti-lo de que um fracasso em voltar-se da idolatria significaria desastre em escala nacional. Isaías pregou a ambos os reinos de Israel e Judá, cumprindo sua missão dizendo aos povos desses reinos que eles sofreriam terrivelmente se recusassem arrepender-se. Isaías 10:5-6 resume a mensagem ao reino do norte. Há linguagem semelhante (13:3-6) reservada para o reino do sul, o reino contra o qual Deus enviaria os babilônios. A mensagem de Isaías não era completamente de desânimo e condenação. Os a**írios e os babilônios, ele pregou, eram simplesmente instrumentos que Deus usaria para punir o seu povo. Uma vez que Deus tivesse usado essas nações para seus propósitos, Ele se voltaria e aplicaria seu julgamento sobre eles, pela impiedade deles próprios. É uma mensagem da soberania de Deus em ação que causa reverência e temor nos ouvintes. A Babilônia cairia, e depois disso Deus renovaria e reuniria seu povo e lhes daria uma gloriosa e nova existência. Isaías 14 é sobre a queda do império babilônico. Isaías diz aos habitantes do reino sulista de Judá que, depois que eles tivessem sofrido o castigo, viria o dia quando eles poderiam ver a queda de seu opressor e escarnecer de Babilônia do modo como esta tinha escarnecido de Judá.

.

"Ezequiel 28:12-16"..... Outra suposta passagem sobre a origem de Satanás é Ezequiel 28:12-16, onde se lê: "... Assim diz o SENHOR Deus: Tu és o sinete da perfeição, cheio de sabedoria e formosura. Estavas no Éden, jardim de Deus; de todas as pedras preciosas te cobrias: o sárdio, o topázio, o diamante, o berilo, o ônix, o jaspe, a safira, o carbúnculo e a esmeralda; de ouro se fizeram os engastes e os ornamentos; no dia em que foste criado, foram eles preparados. Tu eras querubim da guarda ungido, e te estabeleci; permanecias no monte santo de Deus, no brilho das pedras andavas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado até que se achou iniqüidade em ti. Na multiplicação do teu comércio, se encheu o teu interior de violência, e pecaste; pelo que te lançarei profanado fora do monte de Deus, e te farei perecer, ó querubim da guarda, em meio ao brilho das pedras."
.

A referência ao Éden é, para muitos, um indicador seguro de que esta passagem tem que ser sobre a origem de Satanás. Não importa que Satanás já fosse o inimigo do homem no Éden! Mas, novamente, é somente aceitando que esta passagem é sobre Satanás (a própria coisa que precisa ser provada) que podemos lê-la desse modo. O contexto aqui argumenta em outra direção. As palavras de Ezequiel aqui dizem respeito ao rei de Tiro. Os versículos 1 e 11 tornam isto claro. O capítulo 27 é sobre a queda da nação, e o capítulo 28 é especialmente sobre a queda do rei dessa nação. Prestar um pouco de atenção ao contexto esclarece muito! Exatamente como na passagem de Isaías, tomar as palavras do profeta como descritivas de Satanás e sua "queda" é fazer deste capítulo um completo contra-senso.
.
Aqui a mensagem está em duas partes, mas cada uma delas apresenta a mesma mensagem. Os versículos 1-10 descrevem o rei de Tiro do ponto de vista de Deus. Como o rei de Babilônia, o rei de Tiro era orgulhoso, arrogante e jactancioso. Ele se achava divino, e assim declarava ter uma glória que não lhe pertencia (versículos 2,6,9). O profeta descreve sarcasticamente a grandeza do monarca nos versículos 3-5. Pela sua arrogância, o orgulhoso rei colherá o julgamento de Deus. O julgamento sobre ele é que Deus o abaterá (versículos 7-10). Os versículos 11-19 repetem esta mensagem. O retrato sarcástico que o profeta faz do rei reaparece nos versículos 12-16. O aumento no nível de imagens e figuras na linguagem aumenta o sarcasmo. O rei pensava de si mesmo em termos absolutamente altos, mas para Deus isto era pura loucura. A referência ao Éden no versículo 13 não é literal, mas significa que o rei imaginava-se privilegiado acima de todos os outros. Ele pensava que era especial, como querubim ungido de Deus ou como algém que vivesse na própria montanha de Deus (versículo 14). Ele se retratava nos termos mais gloriosos. Pela sua arrogância, Deus o julgaria severamente (versículos 16-19). Novamente, portanto, quando lemos esta passagem no seu contexto, vemos que não tem nada a ver com a origem de Satanás.

.
"Conclusão
Num sentido muito significativo, não importa de onde Satanás veio. A ênfase na Bíblia cai, em vez no que ele faz. Não é como ele veio a existir que preocupa. É o fato que ele existe que nos preocupa. Ele continua a trabalhar contra nós em sua tentativa de dominar a humanidade, e para nós Jesus deixou a continuação da guerra. "Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes" (Efésios 6:10-12).
.
Finalmente o que você disse é exatamente errado!!. Você disse: "Lúcifer, o mais perfeito e glorioso dos anjos, arrastou consigo um terço dos anjos do Céu em sua rebelião. Não aceitou estar em posição inferior a Deus, foi movido pela inveja e, consequentemente, foi expulso do Céu junto com todos os anjos que se aliaram a ele, https://lucasbanzoli.no.comunidades.net/index.php?pagina=1078745698".. Te provei que tu está exatamente errado, TOmara que leia tudo. (Gabriel, Cuiabá – 29/11/2010)

.

Resposta - OLÁ, GABRIEL.
CREIO QUE O AUTOR DESTE ESTUDO NO QUAL VOCÊ COPIOU E COLOU AQUI, NÃO CONSEGUE DISCERNIR CORRETAMENTE A CONEXÃO ENTRE O MUNDO VISÍVEL E INVISÍVEL, QUANDO O ESCRITOR BÍBLICO SE UTILIZA DE INFERÊNCIAS DE DUPLA REFERÊNCIA, OU SEJA, A REFERÊNCIA PROFÉTICA SE CABE NÃO APENAS AO REI DE TIRO E DA BABILÔNIA, COMO TAMBÉM A MAIS ALGO NO QUAL PODE SER DEVIDAMENTE APLICADO. VAMOS REVISAR AS PASSAGENS POR VOCÊ COLOCADAS E VEREMOS SE O REI DE TIRO OU DA BABILÔNIA REALMENTE PODE SE APLICAR NESTES CONTEXTOS AQUI INSERIDOS:
.
(1) REFERÊNCIA A SATANÁS NA SUA CONDIÇÃO INTACTA
.

"Tu és o Selador da soma, cheio de sabedoria e perfeito em formosura; estavas no Edem, jardim de Deus, toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônia, topázio, diamante, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; a obra dos teus tambores e dos teus pífaros estava em ti, foram preparados no dia em que foste criados. Tu eras o querubim, ungido para cobridor e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras fulgentes andavas. Perfeito eras nos teus caminhos desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti" (Ezequiel 28:12-15)
.
VOCÊ VAI ME CONVENCER QUE A REFERÊNCIA ALI RELATADA POR EZEQUIEL NÃO PODE SER APLICADA A SATANÁS SE VOCÊ ME PROVAR QUE:
.
(1) QUE O REI DE TIRO ERA “CHEIO DE SABEDORIA” E “PERFEITO EM FORMOSURA” ( v.12)
.
(2) QUE O REI DE TIRO ESTAVA NO JARDIM DO ÉDEN (v.13)
.
(3) ME MOSTRAR O CAPÍTULO E VERSÍCULO DA BÍBLIA EM QUE ALGUMA VEZ NAS ESCRITURAS A REFERÊNCIA A “JARDIM DO ÉDEN” NÃO SE APLIQUE AO JARDIM DO ÉDEN DE VERDADE.
.
(4) ME MOSTRAR QUE O REI DE TIRO SE ADORNAVA DESTAS DEZ PÉROLAS MENCIONADAS NO TEXTO, OU SE DEUS SÓ ESTAVA “EXAGERANDO” NA PROFECIA (v.13)
.
(5) ME MOSTRAR QUANDO É QUE O REI DE TIRO SE TORNOU UM “QUERUBIM UNGIDO” (v.14)
.
(6) ME MOSTRAR CAPÍTULO E VERSÍCULO DA BÍBLIA QUE NOS MOSTRA QUE O REI DE TIRO HABITAVA NO “MONTE SANTO DE DEUS” (v.14)
.
(7) ME MOSTRAR QUE O REI DE TIRO ERA “PERFEITO NOS SEUS CAMINHOS” (v.15). ISSO POR SI SÓ JÁ DERRUBADA COM A FALSIDADE DE QUE A PASSAGEM TEM APLICAÇÃO APENAS AO REI DE TIRO, PRECISAMENTE PORQUE ESTE JAMAIS FOI “PERFEITO NOS SEUS CAMINHOS”, O QUE NENHUM HUMANO PODE SER (Rm.3:23; Ap.15:4), QUANTO MAIS ESTE REI PAGÃO!
.
(8) QUE O REI DE TIRO FOI LANÇADO DO MONTE DE DEUS (v.16)
.
ISSO TUDO NOS MOSTRA CLARAMENTE QUE A PROFECIA ALI INDICADA NÃO PODE EM CIRCUNSTÂNCIA NENHUMA SER APLICADA APENAS PARA O REI DE TIRO. A REFERÊNCIA É OBJETIVAMENTE A SATANÁS, COMO UMA PROFECIA DE DUPLA REFERÊNCIA. ALGO SEMELHANTE ACONTECE QUANDO JESUS FALA DO FIM DO MUNDO MISTURANDO A PROFECIA DA TOMADA DE JERUSALÉM POR VESPASIANO E TITO NO ANO 70 d.C E O FIM DO MUNDO, PORQUE A QUEDA E DESTRUIÇÃO DE JERUSALÉM (FIM DE UM MUNDO: O JUDAICO), ERA UM TIPO DO FIM DO MUNDO (ver Mateus 24). ANALISAREMOS A SEGUIR MAIS ALGUMAS EVIDÊNCIAS BÍBLICAS DA QUEDA DE SATANÁS:
.
(2) REFERÊNCIA A QUEDA DE SATANÁS
.
"Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da alva do dia? Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações? E tu dizias no teus coração: Eu subirei ao céu, por cima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono e no monte da congregação me assentarei, da banda dos lados do Norte. Subirei sobre as alturas das nuvens e serei semelhante ao Altíssimo. E contudo derribado serás no inferno, aos lados da cova. Os que te virem te contemplarão, considerar-te-ão e dirão: É este o varão que fazia estremecer a terra e que fazia tremer os reinos? Que punha o mundo como deserto e assolava as suas cidades? Que a seus presos não deixava soltos para suas casas?" (Isaías 14:12-17)
.
VOCÊ VAI ME CONVENCER QUE A REFERÊNCIA ALI RELATADA POR ISAÍAS NÃO PODE SER APLICADA A SATANÁS SE VOCÊ ME PROVAR QUE:
.
(1) QUE O REI DA BABILÔNIA CAIU DO CÉU (v.12)
.
(2) QUE AS DEVIDAS REFERÊNCIAS: “Eu subirei...”; “exaltarei o meu trono...”; “me assentarei...” EM ISAÍAS 14:13-14 REFLETIA UM PENSAMENTO DE UM MERO SER HUMANO, AINDA MAIS SE TRATANDO DE MONARCA BABILÔNICOS.
.
(3) QUE O REI DA BABILÔNIA QUERIA SER “SEMELHANTE AO ALTÍSSIMO” (v.14)
.
(4) QUE O REI DA BABILÔNIA SERÁ LEVADO AO ABISMO (v.15)
.
POR ESSAS E OUTRAS PROVAS, É PREFERÍVEL ENTENDER QUE ISAÍAS E EZEQUIEL QUERIAM LEVAR OS SEUS LEITORES PARA ALÉM DOS CRIMES DE REIS HUMANOS, GUIANDO-OS ATÉ A PERCEPÇÃO DO GRANDE ARQUÉTIPO DO MAL E DA REBELIÃO CONTRA DEUS, CONSUMADA E DIRIGIDA PELO PRÓPRIO SATANÁS.
.
ADEMAIS, AINDA TEMOS A MENÇÃO DE JESUS CRISTO ACERCA DE UM FATO QUE ACONTECEU EM UM PASSADO DISTANTE:
.
"Eu via Satanás caindo do céu como um relâmpago” (Lc.10:18)
.
JESUS NÃO IA DIZER ISSO POR NADA E SEM MOTIVO ALGUM. AFINAL, “TUDO O QUE FOI ESCRITO, PARA O NOSSO ENSINO É QUE FOI ESCRITO” (Rm.15:4). É EVIDENTE QUE ELE ESTAVA RELATANDO UM FATO INCONTESTÁVEL QUE SE SUCEDEU POR OCASIÃO DA REBELIÃO NO QUAL CRISTO FOI UMA TESTEMUNHA OCULAR: DA QUEDA DE SATANÁS DO CÉU (“COMO UM RAIO”) PARA ESTA PRESENTE TERRA. E JUDAS TAMBÉM ESCREVE EM SUA EPÍSTOLA:
.
“E aos anjos que não conservaram suas posições de autoridade mas abandonaram sua própria morada, ele os tem guardado em trevas, presos com correntes eternas para o juízo do grande Dia” (Jd.6)
.
ISSO NOS MOSTRA QUE OS DEMÔNIOS ERAM ANJOS CELESTIAIS CRIADOS POR DEUS QUE, POR OCASIÃO DE UMA REBELIÃO, NÃO GUARDARAM AS SUAS POSIÇÕES DE AUTORIDADE E FORAM GUARDADOS EM TREVAS. O APÓSTOLO PEDRO TAMBÉM DESCREVE QUE:
.
“Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no tártarus, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo” (2Pe.2:4)
.
CONCLUÍMOS, PORTANTO, QUE ESSES ANJOS DOS QUAIS SATANÁS É O LÍDER SÃO OS ANJOS CAÍDOS, MENCIONADOS POR PEDRO E JUDAS. PARECE-NOS MUITO CLARO A ORIGEM DE SATANÁS.
.
E, AINDA QUE TODOS OS MEUS ARGUMENTOS ESTIVESSEM EQUIVOCADOS, AINDA ASSIM VOCÊ NÃO PODERIA PROVAR QUE EU ESTOU ERRADO, PRECISAMENTE PORQUE O AUTOR DESTE TEXTO NO QUAL VOCÊ COPIOU E COLOU AQUI NÃO MOSTROU ABSOLUTAMENTE PASSAGEM BÍBLICA NENHUMA QUE PUDESSE SUSTENTAR OU MESMO CONJECTURAR QUALQUER TIPO DE OUTRA “HIPÓTESE” PARA A ORIGEM DO DIABO E SEUS ANJOS SENÃO A JÁ PASSADA AQUI. AO CONTRÁRIO, O QUE ELE NOS MOSTRA É UMA COMPLETA FALTA DE OPINIÃO, QUANDO CONCLUI QUE:
.
“Num sentido muito significativo, não importa de onde Satanás veio. A ênfase na Bíblia cai, em vez no que ele faz. Não é como ele veio a existir que preocupa”
.
ISSO NÃO ME APARENTA NEM UM POUCO DE CONFIANÇA.