CONCEITO DE HADES E PARAÍSO

CONCEPÇÃO DE HADES E PARAÍSO

.

Eu queria saber qual é a sua Igreja?
Eu tenho umas dúvidas:
Jesus quando morreu foi para o Hades ou para o Paraíso com o malfeitor? Onde fica o Paraíso que Jesus foi com o malfeitor e quando ele foi? Onde fica o Hades que Jesus foi quando morreu e quando ele foi? (Islamarque Pinheiro Rodrigues, Luis Gomes/RN – 16/12/2010)

.

Resposta - OLÁ, ISLAMARQUE. EU FAÇO PARTE DA COMUNIDADE ALCANCE DE CURITIBA, LIDERADA PELO PASTOR LUCIANO SUBIRÁ, UMA COMUNIDADE CRISTÃ EVANGÉLICA LIGADA AO CORPO DE CRISTO.
.
QUANTO A PERGUNTA SOBRE ONDE JESUS FOI QUANDO MORREU, A BÍBLIA AFIRMA QUE ELE FICOU TRÊS DIAS E TRÊS NOITES NO “CORAÇÃO DA TERRA” (Mt.12:40; At.2:27), OU SEJA, NO TÚMULO, O QUE TAMBÉM PODEMOS CHAMAR DE “MORTE”, “SEPULCRO”, “PROFUNDEZAS”, “PÓ”, “SHEOL” OU “HADES”, DE ACORDO COM OS VOCÁBULOS BÍBLICOS UTILIZADOS. ESTE LUGAR [HADES] FICA ENTÃO, EVIDENTEMENTE, NO PÓ DA TERRA, TENDO A MESMA APLICAÇÃO DE SEPULTURA COMO PODEMOS OBSERVAR AO LONGO DE TODA A BÍBLIA. UM RESUMO MAIS APROFUNDADO SOBRE O QUE SIGNIFICA “SHEOL/HADES” NO CONCEITO BÍBLICO DA PALAVRA PODE SER ENCONTRADO NO MEU LIVRO SOBRE "A LENDA DA IMORTALIDADE DA ALMA":
.
Sheol/Hades – Sheol (no hebraico) e Hades (transliterado grego) não era um lugar de tormento, mas era puramente sepultura na concepção hebraica bíblica. Abraão foi enterrar o seu filho do Sheol (cf. Gn.37:35). Os ossos vão para o Sheol (e não “espíritos” – ver Salmo 141:7). O Salmo 49:14 nos deixa claro que até as ovelhas descem para o Sheol na morte! O Sheol é um local de escuridão, e não de fogo que remete à luminosidade (cf. Sl.88:10-12; Jó 10:20,21; Lm.3:6). O Sheol é um lugar de silêncio, e não de gritaria do inferno (cf. Sl.94:17; Sl.115:17). Não são “espíritos incorpóreos” que descem ao Sheol na morte, mas sim a própria pessoa com sangue (cf. 1Rs.2:9).
.
É lugar de descanso e de repouso, e não de dor ou de tormento (cf. Jó 3:11,13,17). No Sheol, não existe atividade e nem conhecimento ou sabedoria nenhuma (cf. Ec.9:10). Os que lá estão não louvam a Deus (cf. Sl.6:5), e nem sequer tem lembrança dele (cf. Sl.6:5)! No Sheol não se escutam gritos (cf. Jó 3:18). O Sheol é um local de almas mortas (cf. Núm. 31:19; 35:15,30; Jos. 20:3, 9; Gên. 37:21; Deut. 19:6, 11; Jer. 40:14, 15; Juí. 16:30; Núm 23:10), em estado de total silêncio (cf. Salmos 115:17; Salmos 94:17), e em plena inconsciência (cf. Sl.146:4; Sl.6:5; Ec.9:5,6; Ec.9:10).
.
Nunca Sheol é identificado como um local de tormento e jamais é mencionado o elemento “fogo” nele, senão em contexto parabólico como metaforização. Por tudo isso, o Sheol nada mais é do que a figura da sepultura. É por isso que Jó iguala o Sheol com o pó da terra: “Descerá ela às portas do Sheol? Desceremos juntos ao pó?” (cf. Jó 17:16). O único lar para o qual Jó esperava ir era a sepultura (ver Jó 17:13).
.
TENDO EM VISTA ISSO, VEMOS QUE JESUS PASSOU NESTE LUGAR OS TRÊS DIAS E TRÊS NOITES EM QUE ESTEVE MORTO, E SÓ DEPOIS DISSO QUE SUBIU AO PARAÍSO, E NÃO ANTES DISSO. MESMO DEPOIS DE RESSUSCITADO, JESUS AINDA NÃO HAVIA SUBIDO AO PAI PARA O PARAÍSO:
.
“Não me segure, pois ainda não voltei para o Pai” (Jo.20:17)
.
COMO ENTÃO PODEMOS ENTENDER O FATO DE JESUS TER DITO AO LADRÃO DA CRUZ QUE “HOJE ESTARÁS COMIGO NO PARAÍSO” (Lc.23:43)? ISSO É FACILMENTE CONCILIÁVEL PELO FATO DE QUE O ORIGINAL GREGO NÃO POSSUÍA VÍRGULAS E, PORTANTO, ELE PODE PERFEITAMENTE SER COLOCADA DEPOIS (E NÃO ANTES) DO “HOJE” EM QUESTÃO:
.
“E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje, estarás comigo no Paraíso” (Lc.23:43)
.
OU SEJA, JESUS ESTAVA ASSEGURANDO “HOJE” [NAQUELE MOMENTO] QUE O LADRÃO DA CRUZ ESTARIA UM DIA COM ELE NO PARAÍSO, INDICADO NO VERSO 22 COMO SENDO O DIA DA SEGUNDA VINDA DE CRISTO:
.
“E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando vieres no teu reino” (Lc.23:42)
.
OU SEJA, QUANDO CRISTO VIER EM SEU REINO VISÍVEL (EM SEU “PODER REAL” COMO DIZEM MUITOS MANUSCRITOS ANTIGOS) O LADRÃO DA CRUZ ESTARIA, ENTÃO, JUNTO AO SENHOR JESUS CRISTO, NO PARAÍSO. ASSIM VEMOS QUE JESUS PASSOU OS TRÊS DIAS E TRÊS NOITES EM QUE ESTEVE MORTO NO HADES, NO PÓ DA TERRA (Mt.12:40; At.2:27), E O PARAÍSO DIZ RESPEITO A CIDADE CELESTIAL QUE DESCERÁ DO CÉU PARA OS CRENTES HABITAREM NA NOVA TERRA PROMETIDA E RESTAURADA POR DEUS:
.
“Então vi um novo céu e uma nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra tinham passado; e o mar já não existia. Vi a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, preparada como uma noiva adornada para o seu marido. Ouvi uma forte voz que vinha do trono e dizia: Agora o tabernáculo de Deus está com os homens, com os quais ele viverá. Eles serão os seus povos; o próprio Deus estará com eles e será o seu Deus” (Ap.21:1-3)
.
GRANDE ABRAÇO!