SEGUNDA CARTA DO DEBATE
.
COM A REJEIÇÃO DO MESSIAS E O APEDREJAMENTO DE ESTÊVÃO, OS JUDEUS PERDERAM A SUA HEGEMONIA COMO NAÇÃO, MAS NÃO FORAM COMPLETAMENTE ABANDONADOS PARA SEMPRE. AO CONTRÁRIO, A BÍBLIA AFIRMA QUE, APESAR DA REJEIÇÃO AO CRISTO, ELES AINDA VOLTARÃO UM DIA A SEREM ENXERTADOS NOVAMENTE:
.
Continuo na minha questao...pois voce respondeu apenas parte da minha pergunta,mas continua somente dando sua opiniao ou melhor o seu ponto de vista e argumentacao....acredito que se " solo a escritura" tem que responder...nao vale sua opiniao..ou melhor o que voce pensa.VOCE AFIRMA QUE O POVO JUDEU PERDEU SUA HEGEMONIA COMO NACAO. Onde esta escrito essa afirmacao? voce se recorda da passagem que Paulo esclarece que no tempo de Elias ele tambem achava que so havia restado ele... e dai ele foi enviado de volta pois ainda havia sete mil que nao haviam dobrado os joelhos a Baal..?en outras palavras minha verdadeira nacao consiste naqueles que sobraram...e nesse novo caso o da morte de Estevao..Deus nao havia abandonado ou tirado a hegemonia da nacao judia, pois havia ficado os judeus da epoca e esses agora remanescente que eram conhecidos como messianicos...inclusive Paulo e todos os discipulos faziam parte e alguns dias depois foi confirmado no dia de pentecostes mais 3.000 novos judeus messianicos que agora estavam fazendo parte dos Remanecentes separados pelo eterno.Nao esta havendo uma precipitacao sua de afirmar categoricamente que eles como nacao perderam sua responsabilidade ?
veja ...tambem sei da perda temporaria dos judeus ..pois Paulo e categorico...mas en nenhum momento Paulo fala que a nacao judaica tinha perdido nada ,mas sim tinha tomado um tropecao..Voce acredita que isso possa estar ocorrendo hoje com o tal reavivamento judaico messianico no mundo?ou seja que a completa restauracao da nacao judaica,pelos seus irmaos de sangue judeu,possa estar fazendo essa reparacao e aqueles que estao voltando o seus pensamentos estarao sendo enxertados outra vez. portanto nao houve uma REJEICAO DE DEUS pela nacao judaica,mas um amortecimento dos judeus em relacao ao Messias. (Tony, Estados Unidos – 30/08/2010)
.
Resposta - MEU CARO, ONDE FOI QUE EU AFIRMEI QUE DEUS REJEITOU OS JUDEUS? ONDE FOI QUE EU AFIRMEI QUE OS JUDEUS PERDERAM O SEU LUGAR COMO NAÇÃO? LEIAMOS NOVAMENTE O QUE FOI AFIRMADO POR MIM NA MINHA ÚLTIMA RESPOSTA:
.
“COM A REJEIÇÃO DO MESSIAS E O APEDREJAMENTO DE ESTÊVÃO, OS JUDEUS PERDERAM A SUA HEGEMONIA COMO NAÇÃO, MAS NÃO FORAM COMPLETAMENTE ABANDONADOS PARA SEMPRE. AO CONTRÁRIO, A BÍBLIA AFIRMA QUE, APESAR DA REJEIÇÃO AO CRISTO, ELES AINDA VOLTARÃO UM DIA A SEREM ENXERTADOS NOVAMENTE”
.
COMO VOCÊ BEM PODE PERCEBER, O QUE EU CLARAMENTE AFIRMEI CATEGORICAMENTE FOI QUE OS JUDEUS PERDERAM A SUA HEGEMONIA, E EXISTE UMA ENORME DIFERENÇA GRAMATICAL ENTRE “PERDER A HEGEMONIA” E “PERDEREM O LUGAR COMO NAÇÃO”.
.
O DICIONÁRIO DA LÍNGUA PORTUGUESA É UM ÓTIMO VEÍCULO PARA DESCOBRIRMOS O QUE SIGNIFICA “HEGEMONIA”:
.
HEGEMONIA
1. Predominância
2. Supremacia,
3. Preponderância
4. Preeminência
.
VEJA NA WIKIPÉDIA, A ENCICLOPÉDIA LIVRE, O SIGNIFICADO DE HEGEMONIA:
.
“hegemonia é a supremacia de um povo sobre outros”
.
FONTES: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hegemonia
http://pt.thefreedictionary.com/hegemonia
.
COMO BEM PODEMOS ATESTAR PELO DICIONÁRIO, HEGEMONIA SIGNIFICA EXATAMENTE A PREDOMINÂNCIA, A SUPREMACIA DE UMA NAÇÃO EM DETRIMENTO DAS OUTRAS. QUE ISRAEL ERA PREPONDERANTE SOBRE AS DEMAIS NAÇÕES ISSO FICA MUITO CLARO QUANDO ANALISAMOS O TEXTO DE DEUTERONÔMIO 7:6:
.
“Porque povo santo és ao Senhor teu Deus; o Senhor teu Deus te escolheu, para que lhe fosses o seu povo especial, de todos os povos que há sobre a terra” (Dt.7:6)
.
EM OUTRAS PALAVRAS, O POVO ISRAELITA MANTINHA A HEGEMONIA SOBRE AS DEMAIS NAÇÕES, ERAM O POVO ESCOLHIDO DE DEUS, A NAÇÃO ELEITA, SACERDÓCIO REAL, PREDOMINANTES, ESPECIAIS AOS OLHOS DO SENHOR DEUS. CONTUDO, COM A REJEIÇÃO DO MESSIAS (JESUS), O POVO HEBREUS PERDEU TAL HEGEMONIA SOBRE AS DEMAIS NAÇÕES. ISSO É COMPROVADO EM INÚMERAS PASSAGENS BÍBLICAS:
.
“Porquanto, não conhecendo a justiça de Deus, e procurando estabelecer a sua própria justiça, não se sujeitaram à justiça de Deus” (Romanos 9:3)
.
“Não há diferença entre judeus e gentios, pois o mesmo Senhor é Senhor de todos e abençoa ricamente todos os que o invocam” (Romanos 10:12)
.
“Novamente pergunto: Será que Israel não entendeu? Moisés foi o primeiro que disse: “Farei que tenham ciúmes de quem não é meu povo; eu os provocarei à ira por meio de um povo sem entendimento”. E Isaías diz ousadamente: "Fui achado por aqueles que não me procuravam; revelei-me àqueles que não perguntavam por mim”. Mas a respeito de Israel, ele diz: "O tempo todo estendi as mãos a um povo desobediente e rebelde” (Romanos 10:19-21)
.
“Que dizer então? Israel não conseguiu aquilo que tanto buscava, mas os eleitos o obtiveram. Os demais foram endurecidos, como está escrito: "Deus lhes deu um espírito de atordoamento, olhos para não ver e ouvidos para não ouvir, até o dia de hoje". E Davi diz: "Que a mesa deles se transforme em laço e armadilha, pedra de tropeço e retribuição para eles. Escurençam-se os seus olhos, para que não consigam ver, e suas costas fiquem encurvadas para sempre" (Romanos 11:7-10)
.
“Pois se a rejeição deles é a reconciliação do mundo, o que será a sua aceitação, senão vida dentre os mortos?” (Romanos 11:15)
.
“Noutras palavras, não são os filhos naturais que são filhos de Deus, mas os filhos da promessa é que são considerados descendência de Abraão” (Romanos 9:8)
.
“Ou seja, a nós, a quem também chamou, não apenas dentre os judeus, mas também dentre os gentios? Como ele diz em Oséias: "Chamarei ‘meu povo’ a quem não é meu povo; e chamarei ‘minha amada’ a quem não é minha amada" (Romanos 9:24,25)
.
“Que diremos, então? Os gentios, que não buscavam justiça, a obtiveram, uma justiça que vem da fé; mas Israel, que buscava uma lei que trouxesse justiça, não a alcançou” (Romanos 9:30,31)
.
“Mas agora, em Cristo Jesus, vocês, que antes estavam longe, foram aproximados mediante o sangue de Cristo. Pois ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um e destruiu a barreira, o muro de inimizade, anulando em seu corpo a lei dos mandamentos expressa em ordenanças. O objetivo dele era criar em si mesmo, dos dois, um novo homem, fazendo a paz, e reconciliar com Deus os dois em um corpo, por meio da cruz, pela qual ele destruiu a inimizade” (Ef.2:13-16)
.
“Nessa nova vida já não há diferença entre grego e judeu, circunciso e incircunciso, bárbaro e cita, escravo e livre, mas Cristo é tudo e está em todos” (Colossenses 3:11)
.
PORTANTO, MEU CARO TONY, “DEUS NÃO REJEITOU O SEU POVO, O QUAL DE ANTEMÃO CONHECEU” (Rm.11:2), MAS ELES PERDERAM A HEGEMONIA (i.e, a supremacia, predominânica) SOBRE AS DEMAIS NAÇÕES, DE MODO QUE HOJE “NÃO HÁ DIFERENÇA ENTRE JUDEUS E GREGOS” (Rm.10:12), POIS CRISTO “DESTRUI A BARREIRA DE INIMIZADE CRIANDO EM SI MESMO, DOS DOIS, UM HOMEM” (Ef.2:13-16), POIS “O SENHOR É SENHOR DE TODOS E ABENÇOA RICAMENTE A TODOS OS QUE O INVOCAM” (Rm.10:12), PORQUE “CRISTO É TUDO E ESTÁ EM TODOS” (Cl.3:11)
.
NÃO, MEU CARO TONY, NÃO HÁ UMA “PRECIPITAÇÃO DA MINHA PARTE”, MAS APENAS UMA CORRETA INTERPRETAÇÃO NO DICIONÁRIO DO QUE SIGNIFICA “HEGEMONIA”.
.
UM FORTE A VOCÊ E FIQUE NA PAZ DO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO. ABRAÇOS.