A VIVIFICAÇÃO DE MOISÉS NO MONTE DA TRANSFIGURAÇÃO
.
Tenho acompanhado os debates entre os que defendem a imortalidade da alma, e, aqueles que a declaram mortal.
Levando-se em consideração o que enfaticamente foi afirmado pelo apóstolo Paulo só Deus possui a imortalidade, seguindo-se, portanto a idéia que qualquer outro ser como criatura do único imortal existente, a saber: Deus, é por necessidade mortal.
Acontece, todavia, que uma situação bíblica deverá ser explicada, que é a seguinte: O último cap. do livro do Deuteronômio narra sobre a morte de Moisés e de seu sepultamento, acontece, contudo, que esse líder hebreu do AT aparece juntamente com Elias no monte da transfiguração e conversaram com Jesus, que Elias não tenha morrido sabe-se que é público e notório, mas Moisés morreu. E agora? Qual a solução? Aguardo resposta. (Rodrigo Tavares Lima, Rio de Janeiro – 08/06/2010)
.
Resposta - OLÁ, RODRIGO.
REALMENTE DEUS É O ÚNICO QUE POSSUI A IMORTALIDADE (1Tm.6:16), LOGO NÓS NÃO POSSUÍMOS A IMORTALIDADE (SUPOSTAMENTE NA FORMA DE UM ELEMENTO ETERNO QUE SE CARREGARIA EM SEU SER). ADEMAIS, A IMORTALIDADE DEVE SER BUSCADA (Rm.2:7). ORA, NINGUÉM BUSCA POR AQUILO QUE JÁ SE POSSUI. FICA CLARO QUE A NATUREZA HUMANA É MORTAL, E SÓ SE TRANSFORMARÁ EM IMORTAL COM A RESSURREIÇÃO DOS MORTOS POR OCASIÃO DA SEGUNDA VINDA (1Co.15:53,54). POR ISSO MESMO, A ALMA QUE PECAR MORRERÁ (Ez.18:4), E NÃO “VIVERÁ ETERNAMENTE EM UM ESTADO DESENCARNADO!”
.
A CENA QUE ACONTECEU NO MONTE DA TRANSFIGURAÇÃO NÃO É UMA CONTRADIÇÃO BÍBLICA; MUITO MAL ENTENDIDO TEM SE TIRADO DESSA PASSAGEM. MOISÉS NÃO ESTAVA COMO UM “ESPÍRITO”, POIS PEDRO PROPÔS CONSTRUIR TRÊS TENDAS (Mc.17:4). ORA, É INCONCEBÍVEL CONSTRUIR TENDA PARA UM “ESPÍRITO”! SE MOISÉS TIVESSE EM ESPÍRITO, ENTÃO PEDRO PROPUSERIA CONSTRUIR DUAS TENDAS, E NÃO TRÊS.
.
MOISÉS NÃO ESTAVA COMO UM ESPÍRITO, MAS EM CORPO GLORIFICADO. ORA, SÓ TEREMOS A GLORIFICAÇÃO DOS NOSSOS CORPOS COM A RESSURREIÇÃO DENTRE OS MORTOS (1Co.15:42-44). SE MOISÉS ESTAVA GLORIFICADO, ENTÃO ELE PASSOU PELA RESSURREIÇÃO. A PERGUNTA QUE FICA É: QUANDO? E TEMOS MAIS ALGUMAS EVIDÊNCIAS BÍBLICAS DE TAL FATO? SIM, TEMOS. PAULO ESCREVE QUE A MORTE FOI ROMPIDA EM MOISÉS:
.
“No entanto a morte reinou desde ADÃO até MOISÉS, mesmo sobre aqueles que não pecaram à semelhança da transgressão de Adão o qual é figura daquele que havia de vir” (Rm.14:5)
.
SE MOISÉS NÃO TIVESSE PASSADO PELA RESSURREIÇÃO, ENTÃO O DOMÍNIO DA MORTE PASSARIA COMPLETAMENTE “ILESA” SOBRE ELE E CONTINUARA REINANDO NATURALMENTE COMO EM TODAS AS OUTRAS PESSOAS. MAS PAULO FAZ TAL DECLARAÇÃO MOSTRANDO QUE MOISÉS NÃO ESTAVA MAIS MORTO. A MORTE SÓ HAVIA REINADO “ATÉ... MOISÉS”! É EVIDENTE QUE DEPOIS DE MOISÉS AS PESSOAS CONTINUARAM MORRENDO, MAS A MORTE PREVALECEU ABSOLUTAMENTE SOBRE OS MORTAIS ATÉ MOISÉS. A MORTE NÃO PREVALECEU SOBRE MOISÉS PORQUE ESTE RESSUSCITOU, POIS DE OUTRA FORMA ELA CONTINUARIA REINANDO SOBRE MOISÉS TAMBÉM! O MOMENTO EM QUE ISSO ACONTECEU SE ENCONTRA EM JUDAS 9, QUE ASSIM NARRA:
.
“Mas o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo e disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar juízo de maldição contra ele; mas disse: O Senhor te repreenda” (Jd.9)
.
DIANTE DE TAL FATO TEMOS APENAS DUAS ALTERNATIVAS DISPONÍVEIS:
.
a) O diabo estava ansioso em querer um simples cadáver que nada vale.
b) O diabo queria impedir a ressurreição de Moisés, querendo o manter preso à sepultura.
.
É EVIDENTE QUE A SEGUNDA ALTERNATIVA É SOBREMANEIRA MAIS VIÁVEL DO QUE A SEGUNDA, AFINAL, PRA QUÊ O DABO IRIA QUERER UM CADÁVER? OBVIAMENTE ELE DESEJAVA ERA O CORPO VIVO DE MOISÉS, QUERENDO O MANTER PRESO À SEPULTURA IMPEDINDO ASSIM A SUA RESSURREIÇÃO. SATANÁS NÃO QUERIA VER O SEU REINADO DE MORTE ABALADO (Hb.2:14). TAMBÉM MIGUEL NÃO IRIA QUERER BRIGAR POR UM CADÁVER SEM MOTIVO ALGUM! É EVIDENTE QUE MIGUEL GANHOU A BATALHA, E MOISÉS ASCENDEU AOS CÉUS. POR ISSO, PAULO SABIA QUE A MORTE PREVALECEU “ATÉ... MOISÉS” (Rm.14:5), POIS ESTE NÃO ERA MAIS MORTO, MAS VIVO, SENDO GLORIFICADO PARA APARECER NO MONTE DA TRANSFIGURAÇÃO.
.
TODO O EPISÓDIO QUE ACONTECEU NO MONTE DA TRANSFIGURAÇÃO OCORREU COM DUAS PESSOAS; UMA NÃO PASSOU PELA MORTE, A OUTRA PASSOU PELA RESSURREIÇÃO. NÃO HOUVE SESSÃO ESPÍRITA NO MONTE E NEM UMA CONTRADIÇÃO BÍBLICA QUE AFIRMA QUE A ALMA MORRE (Ez.18:4; Ez.18:20; Tg.5:20; At.3:23; Mt.10:28), QUE OS MORTOS NÃO ESTÃO CÔNSCIOS DE COISA ALGUMA (Ec.9:5), QUE NO ALÉM [Sheol] NÃO HÁ INTELIGÊNCIA E NEM RAZÃO [khesh-bone, no original hebraico] (Ec.9:10), QUE OS MORTOS NÃO PENSAM (Sl.146:4), QUE OS MORTOS NÃO LOUVAM A DEUS (Sl.6:5), QUE SÓ OS VIVOS QUE O LOUVAM (Is.38:19), QUE OS MORTOS NÃO SE LEMBRAM MAIS DE DEUS (Sl.6:5), QUE A SUA MEMÓRIA JAZ NO ESQUECIMENTO (Ec.9:5), E DE QUE ESTÃO NA TERRA DO SILÊNCIO (Sl.115:17), E NÃO DE GRITARIAS DO INFERNO OU DE LOUVORES DO CÉU.
.
O NT CONFIRMA O VELHO E AFIRMA QUE DAVI NÃO SUBIU AOS CÉUS (At.2:34), QUE ELE ESTÁ MORTO NA SEPULTURA (At.2:33), QUE SÓ ENTRAMOS NAS NOSSAS MORADAS NA SEGUNDA VINDA DE CRISTO (Jo.14:2,3), QUE DE MODO ALGUM OS VIVOS PRECEDERÃO OS QUE DORMEM (1Ts.4:15), QUE OS JUSTOS SÓ ENTRARÃO NO CÉU POR OCASIÃO DA CEIFA NO FIM DO MUNDO (Mt.13:28-30), QUE SÓ ENTRAMOS NO REINO A PARTIR DA SEGUNDA VINDA DE CRISTO [RESSURREIÇÃO] (Mt.25:31-34), QUE A SEPARAÇÃO ENTRE JOIO E TRIGO OCORRE SOMENTE NA CONSUMAÇÃO DOS SÉCULOS (Mt.13:47-50), QUE O ESPÍRITO É SALVO NO “DIA DO SENHOR” E NÃO NO MOMENTO DA MORTE (1Co.5:5), E QUE SE OS MORTOS NÃO RESSUSCITAM, ENTÃO OS QUE DORMIRAM EM CRISTO... PERECERAM [apolonto, no original grego] (1Co.15:18).
.
GRANDE ABRAÇO.