DOM DE LÍNGUAS E BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO (P2)

SEGUNDA CARTA DO DEBATE

.

OLÁ LUCAS. OBRIGADO POR SUA RESPOSTA. BEM, VAMOS ENTÃO AO NOSSO SEGUNDO ROUND, NÃO QUE ISSO SEJA UMA LUTA, PELO CONTRÁRIO, SOMOS SOLDADOS QUE MILITAM NO MESMO EXÉRCITO.
.
QUANTO A QUESTÃO DE LÍNGUAS, QUERO ENTENDER QUE COMO EM SUA RESPOSTA VOCÊ BASICAMENTE UTILIZOU OS TEXTOS DE 1 CORÍNTIOS, ENTÃO PERCEBEU O QUE EU QUIZ DIZER COM MINHA ACERTIVA ACERCA DE PENTECOSTES. QUERO APROFUNDAR NOSSA CONVERSA ACERCA DE LÍNGUAS, E VOU COMEÇAR FAZENDO UMA PERGUNTA QUE GOSTARIA MUITO QUE VOCÊ ME RESPONDESSE O SEGUINTE: ONDE NA BÍBLIA ESTÁ ESCRITO QUE SOMENTE PODE SER CONSIDERADO BATZADO PELO ESPÍRITO SANTO AQUELE QUE SE MANIFESTA EM LÍNGUAS?
.
PARA QUE NOSSA CONVERSA RENDA MAIS FRUTOS, ALÉM DA MINHA BÍBLIA E DE MINHAS INTERPRETAÇÕES ACERCA DO ASSUNTO, TOMEI A LIBERDADE DE CONSULTAR ALGUNS LIVROS QUE TENHO ACERCA DO ASSUNTO. EM NOSSA PRÓXIMA CONVERSA COM CERTEZA PODEREMOS NOS APROFUNDAR UM POUCO MAIS.
.
GOSTARIA APENAS QUE VOCÊ FIZESSE O SEGUINTE EXERCÍCIO: RELEIA 1 CORÍNTIOS, MAS NÃO VÁ DIRETAMENTE AO CAPÍTULO QUE FALA DOS DONS. LEIA A CARTA INTEIRA. ENTÃO VOCÊ IRÁ PERCEBER QUE PAULO NÃO ESTÁ SIMPLESMENTE TEOLOGIZANDO ACERCA DO ASUNTO. ELE ESTÁ CORRIGINDO VIGOROSAMENTE UMA IGREJA QUE ESTAVA DOENTE, ONDE DESDE COISAS SIMPLES COMO PARTIDARISMOS, PASSANDO POR INTERPRETAÇÕES ERRÔENAS ACERCA DA CEIA E CHEGANDO ATÉ A SOBERBA NA UTULIZAÇÃO DOS DONS DO ESPÍRITO, DEMOSNTRAVAM O QUÃO URGENTE SE FAZIA UM ENSINO EQUILIBRADO ACERCA DE TODOS ESSES ASSUNTOS.
.
LAMENTAVELMENTE, QUANDO LEIO 1 CORÍNTIOS E VEJO ALGUMAS DE NOSSAS IGREJAS, VEJO NELAS O REFLEXO VÍVIDO DOS CORÍNTIOS, NAQUILO QUE FAZIAM DE PIOR. ENQUANTO O APÓSTOLO PAULO DE MANEIRA CLARA COLOCA O DOM DE LÍNGUAS ENTRE OS DE MENOR VALOR, VEMOS PASTORES E LÍDERES DE IGREJAS SE UFANANDO, POIS FALAM E PROFETIZAM EM LÍNGUAS E IMPÕEM AOS MEMBROS DE SUAS IGREJAS A MENTIRA DE QUE QUEM NÃO FALA EM LÍNGUAS NÃO É BATIZADO NO ESPÍRITO SANTO.
.
CREIO PLENAMENTE QUE POSSO ESTAR ERRADO, E NÃO TENHO PROBLEMA NENHUM EM SER CORRIJIDO, POR ISSO MESMO PEÇO QUE, SE VOCÊ PUDER, ENTÃO ME DEMONSTRE BIBLICAMENTE ISSO.
.
EM NOSSA PRÓXIMA CARTA, FALAREMOS MAIS SOBRE OS DONS DO ESPÍRITO. O QUE ME ANIMA, É QUE PAULO, VOCÊ E EU, TEMOS A MESMA CERTEZA. TODOS OS DONS SÃO BÍBLICOS SÃO PARA TODOS OS CRENTES EM TODOS OS TEMPOS. AO QUE PARECE, O QUE NOS SEPARA UM POUCO SÃO CERTAS DEFINIÇÕES E CERTAS APLICAÇÕES DISSO.
.
VAMOS CONTINUAR A CONVERSAR, POIS COM CERTEZA NESSA JORNADA APRENDEREMOS MUITO JUNTOS, E SAIREMOS TODOS EDIFICADOS.
.
COMO NOSSO AMADO APÓSTOLO PAULO DIZ EM ROMANOS: MUITOS SÃO OS DONS, MAS UM SÓ É O ESPÍRITO.
.
DESEJO ARDENTEMENTE EM MEU CORAÇÃO, AS MAIS RICAS BENÇÃO DE DEUS PARA VOCÊ E TODOS OS SEUS.
.
FIQUE NA PAZ DO NOSSO SENHOR E SALVADOR, JESUS O CRISTO. (Theodoro, Paraná – 23/02/2010)

.

Resposta - GRAÇA E PAZ, IRMÃO. VAMOS PROSSEGUIR NESTE NOSSO DEBATE QUE COM CERTEZA IRÁ COLHER BONS FRUTOS, TENHO CERTEZA ASSIM COMO VOCÊ QUE SEREMOS TODOS EDIFICADOS EM CRISTO JESUS NOSSO SENHOR.
.
VOLTANDO A QUESTÃO, RESPONDO A SUA PERGUNTA COM OUTRAS PERGUNTAS:
.
ONDE É QUE A BÍBLIA DIZ “O OUTRO MODO” QUE SOMOS BATIZADOS COM O ESPÍRITO SANTO, UMA VEZ QUE O ÚNICO RELATO BÍBLICO DE TAL BATISMO SUCESSIVO DE ALGUMA MANIFESTAÇÃO FOSSE EXATAMENTE O DOM DAS LÍNGUAS? ONDE É QUE A BÍBLIA DIZ QUE AS PESSOAS POSSAM SER BATIZADAS NO ESPÍRITO SANTO “DE QUALQUER JEITO”, COM “QUALQUER UM DOS DONS”, OU ATÉ MESMO “DEPOIS DO BATISMO DE JOÃO”? QUAL É O OUTRO SINAL QUE A BÍBLIA COLOCA?
.
NENHUM.
.
O TRADICIONALISMO EM GERAL, ASSIM COMO O CATOLICISMO, AFIRMA QUE O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO VEM JUNTO COM O BATISMO NAS ÁGUAS, PORQUE JESUS VEIO PARA BATIZAR NA ÁGUA E NO ESPÍRITO. NÃO SEI SE É EXATAMENTE ESSA A SUA VISÃO, MAS, SE FOR, JÁ ME ADIANTANDO, ESSA TEORIA É FALHA POR DOIS MOTIVOS:
.
1) O BATISMO NAS ÁGUAS E NO ESPÍRITO SANTO É EM O NOME DE JESUS, MAS ISSO NÃO IMPLICA QUE A PESSOA SEJA NECESSARIAMENTE BATIZADA AO MESMO TEMPO NOS DOIS.
.
2) SE UM FOSSE CONSEQUENCIA DO OUTRO, PAULO ESTARIA SE EQUIVOCANDO EM ATOS 19:2:
.
“Disse-lhes: Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes?” (At.19:2)
.
SE AO SER BATIZADO NAS ÁGUAS A PESSOA É AUTOMATICAMENTE BATIZADA NO ESPÍRITO, ESSA PERGUNTA DE PAULO SERIA TOTALMENTE NULA E SEM SENTIDO. O CONTEXTO, CONTUDO, NOS REVELA QUE ELES NEM AO MENOS SABIAM QUEM ERA O TAL DO ESPÍRITO SANTO! ISSO É FATAL PARA AQUELES QUE PREGAM QUE UM BATISMO É AUTOMÁTICO DO OUTRO.
.
VIMOS QUE UM BATISMO NÃO É CONSEQUÊNCA DO OUTRO, E NEM AUTOMÁTICO. POR CONSEGUINTE, SERIA PRECISO ENTÃO ALGUMA MANIFESTAÇÃO PARA TORNAR VISÍVEL ESTE BATISMO (NO ESPÍRITO). ANALISANDO O CONTEXTO DE ATOS 19:
.
ATOS 19
1 E sucedeu que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo, tendo passado por todas as regiões superiores, chegou a Éfeso; e achando ali alguns discípulos,
2 Disse-lhes: Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes? E eles disseram-lhe: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo.
3 Perguntou-lhes, então: Em que sois batizados então? E eles disseram: No batismo de João.
4 Mas Paulo disse: Certamente João batizou com o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo.
5 E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus.
6 E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas, e profetizavam.
.
AQUI FICA CLARO QUE:
.
a) OS CRISTÃOS DE EFÉSO TINHAM SIDO BATIZADOS NAS ÁGUAS, MAS NÃO NO ESPÍRITO SANTO.
.
b) PAULO FEZ COM QUE ELES FOSSEM BATIZADOS TAMBÉM COM O ESPÍRITO SANTO.
.
c) IMEDIATAMENTE ELES PASSARAM A FALAR EM LÍNGUAS.
.
ESSA SEQUENCIA DE FATOS TORNA-SE CLARO QUE A EVIDÊNCIA DE UM BATISMO NO ESPÍRITO SANTO NÃO É AS ÁGUAS, NÃO É ALGO AUTOMÁTICO, NÃO É “QUALQUER DOM”, MAS SIM O FALAR EM LÍNGUAS ESTRANHAS, O SINAL CLARO E VISÍVEL DE DEUS DE UM BATISMO NO ESPÍRITO.

QUANTO A CARTA AOS CORÍNTIOS, MUITA MÁ INTERPRETAÇÃO TEM SIDO TIRADA A PARTIR DO QUE O APÓSTOLO ESCREVE A ELES. DEVEMOS LEMBRAR EM PRIMEIRO LUGAR QUE PAULO ESCREVEU CORRIGINDO-LHES, PORQUE O USO DAS LÍNGUAS NA IGREJA ESTAVA SE TORNANDO EM ALGO ABUSIVO E DESORGANIZADO. SENDO ASSIM, TORNA-SE EVIDENTE QUE PAULO IRIA CONTESTÁ-LOS NISSO. MAS MESMO NESSE “REPÚDIO” DE PAULO, ELE DEIXA MUITO CLARO A EXTREMA IMPORTÂNCIA DO FALAR EM LÍNGUAS:
.
”Eu quero que todos vocês falem em línguas estranhas” (1Co.14:5)
.
“Eu agradeço a Deus porque falo em línguas mais do que todos vós” (1Co.14:18)
.
“Assim, irmãos, procurem sempre anunciar a mensagem de Deus, mas não proíbam que se fale em línguas estranhas” (1Co.14:39)
.
SE PAULO AGRADECIA A DEUS POR FALAR EM LÍNGUAS MAIS DO QUE TODOS OS CORINTOS, ENTÃO ISSO DECERTO NÃO PODE SER UM DOM QUALQUER! NÃO, NÃO É UM DOM QUALQUER. É UM DOM DE EDIFICAÇÃO PESSOAL, UM DOS ÚNICOS DONS QUE A BÍBLIA COLOCA COMO EDIFICAÇÃO PESSOAL:
.
O que fala em línguas, edifica-se a SI MESMO” (1Co.14:4)
.
PAULO COLOCAVA O DOM DE PROFECIA ACIMA DO DE LÍNGUAS SIMPLESMENTE PELO FATO DE QUE O DE PROFECIA EDIFICA A IGREJA, A COMUNIDADE DOS CRENTES, E NÃO PORQUE O DOM DAS LÍNGUAS “ERA QUALQUER COISA”! ATÉ PORQUE O DOM DE LÍNGUAS SERVE PARA A EDIFICAÇÃO PESSOAL, COISA QUE O DOM DE PROFECIA NÃO SERVE! JÁ QUE PAULO CONSIDERAVA A EDIFICAÇÃO DA IGREJA ACIMA DA PESSOAL, ENTÃO FICA EVIDENTE QUE ELE COLOCA O DOM DE PROFEICA ACIMA DO DE LÍNGUAS, NÃO PORQUE ESTE ÚLTIMO ERA UM DOM FRACO, MAS PORQUE O PRIMEIRO EDIFICAVA A IGREJA.
.
NA PRÓPRIA EPÍSTOLA AOS CORÍNTIOS, UMA INTERPRETAÇÃO MAL COLOCADA PODERIA FAZER-MOS PENSAR QUE O DOM DE LÍNGUAS É RESTRTIO E NÃO PODEMOS USÁ-LO, MAS EM TODAS AS RESTRIÇÕES DE PAULO, ELE O FAZ QUANTO AO SEU USO DESCONTROLADO DENTRO DA IGREJA, SOMENTE (1Co.14:5; 1Co.14:9). E MESMO NESTE CASO DEVERÍAMOS TER EM MENTE O CONTEXTO HISTÓRICO, ACIMA DE TUDO. SE DESCONTEXTUALIZARMOS TUDO O QUE PAULO ESCREVE, IRÍAMOS ACHAR QUE PAULO TERIA PRECONCEITO CONTRA AS MULHERES , POR EXEMPLO.

.

MAS SABEMOS QUE DENTRO DO CONTEXTO DAQUELA CIVILIZAÇÃO O PAPEL DA MULHER ERA DIFERENTE DOS NOSSOS. DA MESMA MANEIRA, NAQUELA ÉPOCA AS LÍNGUAS ERA UMA NOVIDADE QUE FAZIA COM QUE CADA DESCRENTE QUE ENTRASSE NA IGREJA PENSASSE QUE OS CRISTÃOS ESTARIAM TODOS LOUCOS, E ISSO IRIA AFASTÁ-LOS DO CRISTIANISMO (1Co.14:23). HOJE, CONTUDO, O DOM DE LÍNGUAS NÃO É NENHUMA NOVIDADE PARA NINGUÉM, TANTO QUE ATÉ CATÓLICOS CARISMÁTICOS FALAM (OU MELHOR, APRENDEM) A FALAREM EM LÍNGUAS...
.
O FATO É QUE O CONTEXTO HISTÓRICO MUDOU TOTALMENTE, O QUE NÃO MUDA O FATO DE QUE A MANIFESTAÇÃO DESTE DOM DEVA SER FEITA DE MANEIRA ORGANIZADA DENTRO DA IGREJA, MAS NUNCA PROIBINDO QUE SE FALE EM LÍNGUAS (1Co.14:39). DE FATO, PAULO ATÉ INCENTIVA OS CORÍNTIOS A PRATICAREM O DOM DE LÍNGUAS:
.
”Eu quero que todos vocês falem em línguas estranhas” (1Co.14:5)
.
O ASSUNTO É MUITO COMPLEXO E DIVERGE BASTANTE DENTRO DE IGREJAS EVANGÉLICAS, DEPENDENDO DA DENOMINAÇÃO, E ENTRE OUTRAS RELIGIÕES TAMBÉM. MAS CONCORDO PLENAMENTE QUE PODEMOS LEVAR ESTE DEBATE BEM LONGE, POIS É UM TEMA BASTANTE FRUTÍFERO, EMPOLGANTE, E, ACIMA DE TUDO, MUITO POLÊMICO...!
.
FICA NA PAZ DE CRISTO E NA COMUNHÃO COM O ESPÍRITO SANTO.
ABRAÇOS.