DOM DE LÍNGUAS E BASTIMO COM O ESPÍRITO SANTO
.
Olá Lucas. Que a graça e a paz de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo esteja com você e com todos os seus.
Gostei de encontrar o seu site. Acho tremendamente proveitoso que os cristãos possam debater livremente as suas considerações acerca das coisas de Deus, para assim poderem instruir e ao mesmo tempo serem instruídas, fazendo desta forma crescer nossa amada Eklésia.
.
Gostaria de começar nosso relacionamento fazendo um pequeno alerta a você, e não o tome como crítica, pelo contrário. Lembre-se por favor do quanto Jesus defendeu o amor ao próximo, colocando-o como segundo maior mandamento, atrás apenas do amor que devemos devotar ao nosso Deus. Tendo isso em vista, revista-se desse amor quando for confrontado em suas opiniões, e lembre-se, de que muito mais do que conhecimento, as pessoas precisam poder enxergar o amor em você, pois somente assim, como profetizou o próprio Cristo, é que o mundo irá saber que somos verdadeiramente seus discípulos.
.
Estou mencionando isso pelo fato de ter lido a correspondência que você trocou com o Willie, concordo com a maior parte das tuas colocações, mas vale o alerta, de que o que vai conquistar as pessoas, não é a sua argumentação, mas sim o amor com o qual você fizer as suas colocações.
.
Agora minha segunda questão: Na matéria acerca do Dom de línguas estranhas, você começa a argumentação citando o texto em Atos 19:2-6 como comprovação de línguas estranhas, mas o que o texto diz é línguas, e não línguas estranhas.
.
Nossa conversa sobre esse tema, se você se animar, com certeza será bastante extenso, pois o tema é fascinante.
Vou me antecipando a sua eventual pergunta e digo: sou avivado, oro em línguas e creio em todos os dons do Espírito Santo declarados na Bíblia, mas com certeza, tenho algumas opiniões um pouco diferentes das suas. Uma delas é dizer-se que a pessoa só é considerada batizado no ES se falar em línguas estranhas. Preciso que você faça uma argumentação melhor acerca disso.
.
Fico no aguardo de tuas considerações. Um grande abraço e meus parabéns pela sua iniciativa. (Theodoro, Paraná – 17/02/2010)
.
Resposta - OLÁ, GRAÇA E PAZ.
AGRADEÇO PRIMEIRAMENTE POR CHAMAR A MINHA ATENÇÃO QUANTO AO AMOR AO PRÓXIMO AO SER QUESTIONADO, VOU PROCURAR DEMONSTRÁ-LO MAIS EM MINHAS RESPOSTAS E ME ATER EM REFUTAÇÕES QUE POSSAM DENIGRIR A IMAGEM DO SER-HUMANO, DEMONSTARNDO O AMOR DE CRISTO EM NÓS COMO O SR. BEM DEFINIU.
.
QUANTO A QUESTÃO, SOBRE O DOM DE LÍNGUAS, SE ESTAS ERAM LÍNGUAS TERRENAS OU CELESTIAIS, A BÍBLIA DEIXA EXPLICITAMENTE CLARO QUE SÃO DOIS OS TIPOS DE MANIFESTAÇÕES DESSAS “LÍNGUAS”:
.
"Ainda que eu falasse as línguas DOS HOMENS E DOS ANJOS, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine." (1Co.13:1)
.
ANALISANDO O CONTEXTO, FICA CLARO QUE PAULO ESTAVA FALANDO ACERCA DOS DONS DO ESPÍRITO (VEJA NO VERSO SEGUINTE QUE ELE FALA ACERCA DO DOM DE PROFECIA E DO DOM DA FÉ), E QUANDO CHEGA NA HORA DE PAULO FALAR DO TAL DOM DAS LÍNGUAS, ELE DEIXA CLARO QUE EXISTEM DOIS TIPOS DE MANIFESTAÇÃO: “LÍNGUAS DOS HOMENS” (COMO NO CASO DO PENTECOSTE) E DOS ANJOS (COMO NO CASO DA IGREJA DE CORINTO). FICA MAIS DO QUE CLARO QUE A LÍNGUA HUMANA NÃO É O ÚNICO TIPO DE MANIFESTAÇÃO. SE O DOM DE LÍNGUAS FOSSE SEMPRE PARA PREGAR PARA OUTRAS PESSOAS NA LÍNGUA QUE ELA ENTENDE, ENTÃO SERIA EDIFICAÇÃO PRO PRÓXIMO, COMO O DOM DE PROFECIA, MAS PAULO DEIXA CLARO QUE AS LÍNGUAS SÃO DE EDIFICAÇÃO APENAS PESSOAL:
.
“O que fala em línguas, edifica-se a SI MESMO” (1Co.14:4)
.
“Porque realmente tu dás bem as graças, mas o outro não é edificado.” (1Co.14:17).
.
AS LÍNGUAS SÃO REALMENTE “ESTRANHAS”, PORQUE NINGUÉM ENTENDE:
.
”Porque o que fala em língua desconhecida não fala aos homens, senão a Deus; porque NINGUÉM o entende, e em espírito fala mistérios.” (1Co.14:2)
.
NO CASO DO PENTECOSTES, CADA PESSOA ENTENDIA EM SUA PRÓPRIA LÍNGUA, MAS QUANDO PAULO ESCREVE AOS CORÍNTIOS AFIRMA CATEGORICAMENTE QUE NINGUÉM, ABSOLUTAMENTE NINGUÉM, ENTENDE, E EM ESPÍRITO FALA MISTÉRIOS (MISTÉRIOS PORQUE AS LÍNGUAS NÃO SÃO INTELIGÍVEIS). É POR ISSO QUE QUEM FALA EM LÍNGUAS FALA A DEUS, E NÃO AOS HOMENS:
.
“Porque o que fala em línguas estranhas NÃO FALA AOS HOMENS, mas a Deus” (1Co.14:2)
.
ORA, NO CASO DO PENTECOSTE PEDRO ESTAVA CLARÍSSIMAMENTE FALANDO A HOMENS! CONTRADIÇÃO BÍBLICA? ABSOLUTAMENTE QUE NÃO! ACONTECE QUE EXISTEM DOIS TIPOS DE MANIFESTAÇÃO DAS LÍNGUAS: “Dos homens... e dos anjos”.
.
QUANTO AO FALAR EM LÍNGUAS COMO EVIDÊNCIA DE BATISMO NO ESPÍRITO SANTO, PARA MIM ISSO FICA MAIS DO QUE CLARO A LUZ DE ATOS 19:1-6. PAULO PERGUNTA AOS EFÉSIOS SE ELES HAVIAM RECEBIDO O ESPÍRITO SANTO E, RECEBENDO RESPOSTS NEGATIVA DA PARTE DELES, ELE IMPÕE AS MÃOS E ELES IMEDIATAMENTE.... FALAM EM LÍNGUAS!
.
FICA MAIS DO QUE CLARO QUE AS LÍNGUAS SÃO A EVIDÊNCIA DE UM BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO, DO MESMO MODO QUE AS ÁGUAS É A EVIDÊNCIA PARA O BATISMO DE JOÃO BATISTA. PARA CADA TIPO DE BATISMO, UM “SELO” DIFERENTE. NOTE TAMBÉM NA PASSAGEM DE ATOS 19:1-6 QUE, AO RECEBER A NEGATIVA DOS EFÉSIOS, O APÓSTOLO PAULO PERGUNTA:
.
“Em que batismo sois batizados, então?” (At.19:3)
.
ELES NÃO ERAM BATIZADOS COM O ESPÍRITO SANTO, ENTÃO O QUE PAULO FEZ PARA QUE ELES FOSSEM BATIZADOS TAMBÉM COM O ESPÍRITO SANTO? JOGOU ÁGUA NELES? NÃO. IMPÔS AS MÃOS PARA QUE FALASSEM EM LÍNGUAS.
.
DO MESMO MODO QUE AS ÁGUAS SÃO A EVIDÊNCIA DO BATISMO DE JOÃO, ALGUMA EVIDÊNCIA PRECISARIA SER VISTA AFIM DE QUE COMPROVASSE QUE DE FATO ALGUÉM FOI BATIZADO COM O ESPÍRITO SANTO, E DEUS ESCOLHEU QUE AS LÍNGUAS FOSSEM O SÍMBOLO DESTE BATISMO.
.
OBRIGADO PELA CARTA E POR TODAS AS CONSIDERAÇÕES, ESTAREI MELHORANDO A MANEIRA PELA QUAL DEBATO COM AS PESSOAS, TRANSBORDANDO O AMOR DE CRISTO JESUS COMO VOCÊ MESMO DISSE.
.
A PAZ DE CRISTO.