DÚVIDAS SOBRE O TEMA DA IMORTALIDADE DA ALMA
.
Olá Lucas, li um debate seu com Haireses. Estou fazendo um estudo sobre corpo, alma e espírito. Tenho procurado se a alma é ou não imortal, por isso gostaria que me esclarecesse alguns textos: A parábola do Rico e Lázaro, a passagem que Jesus disse ao ladrão da cruz que estaria ainda hoje com ele no paraíso, quando Jesus morreu Ele desceu ao inferno e tomou as chaves da mão do diabo, ainda não tinha sido ressuscitado, então como Ele foi? Davi disse no livro de salmos sobre Jesus que Deus não deixaria sua alma no inferno e nem que o Seu Santo visse a corrupção, no livro de apocalipse as almas dos santos(crentes) clamavam ao Senhor dizendo até quando o Senhor deixaria o ímpio sem julgamento e o Senhor dizia para eles descansarem um pouco mais, esses são alguns que vieram a minha mente agora, por isso eu agradeceria muito se me esclarecesse todos estes que escrevi, obrigada! (Priscila Azevedo, Feira de Santana/BA – 30/07/2010)
.
Resposta - OLÁ, PRISCILA.
VOU RESPONDER RESUMIDAMENTE A CADA PONTO ACIMA POR VOCÊ CITADO DE PASSAGENS CONSTANTEMENTE UTILIZADAS COMO SUPOSTAS “PROVAS” DA DOUTRINA IMORTALISTA, MAS UM ESTUDO MAIS COMPLETO SOBRE CADA UMA DESSAS PASSAGENS ESTÁ NA PÁGINA "IMORTALIDADE DA ALMA REFUTADA", AQUI NO SITE
.
VAMOS COMEÇAR COM A PARÁBOLA DO RICO E LÁZARO E DEPOIS PASSAREMOS PARA AS OUTRAS REFUTAÇÕES:
.
.
a) A Parábola do Rico e do Lázaro
.
PRIMEIRAMENTE É BOM ESCLARECERMOS QUE UMA PARÁBOLA EM CIRCUNSTÂNCIA NENHUMA PODE SER TOMADA COMO MEIOS LITERAIS E VERDADEIROS. SE FÔSSEMOS LITERALIZAR ESTA PARÁBOLA DE LUCAS 16, ENTÃO TAMBÉM DEVERÍAMOS LITERALIZAR TODAS AS OUTRAS PARÁBOLAS TAMBÉM, CERTO? MAS AÍ ENCONTRAMOS UMA PORÇÃO DE PROBLEMAS PELA FRENTE:
.
EM PRIMEIRO LUGAR, NA PARÁBOLA DO ADMINISTRADOR DESONESTO (Lc.16:1-12) SE FÔSSEMOS LITERALIZÁ-LA DEVERÍAMOS “CONCLUIR” QUE CRISTO APROVAVA A PRÁTICA DE ADIMINSTRAÇÃO DESONESTA. CONTUDO, NÃO É ESTA A LIÇÃO MORAL DA PARÁBOLA (Lc.16:9). EM OUTRA PARÁBOLA (SOBRE A PERSEVERANÇA NA ORAÇÃO), O JUÍZ (QUE REPRESENTA DEUS) É REFERIDO COMO “UM HOMEM MAU QUE NEM A HOMEM RESPEITA” (Lc.18:2). MAS SABEMOS QUE DEUS NÃO É MAU COISA NENHUMA! EM OUTRA PARÁBOLA, DEUS É RETRATADO COMO “UM HOMEM SEVERO QUE CEIFAS ONDE NÃO SEMEASTE E AJUNTAS ONDE NÃO ESPALHASTE” (Mt.25:24). TAL NOÇÃO, CONTUDO, NÃO CONDIZ NEM UM POUCO COM O CARÁTER DE DEUS!
.
VEMOS, PORTANTO, QUE AS PARÁBOLAS NÃO PODEM JAMAIS SEREM TOMADAS LITERALMENTE PELOS SEUS MEIOS, POIS SE FOSSE ASSIM DEVERÍAMOS CHEGAR À INFELIZ CONCLUSÃO DE QUE DEUS É UM JUÍZ MAL QUE NÃO RESPEITA AO HOMEM, QUE É UM HOMEM SEVERO QUE PLANTA AONDE NÃO SEMEOU E QUE APROVA A PRÁTICA DE ADMINISTRAÇÃO DESONESTA! É ÓBVIO QUE DEUS NÃO É NENHUMA DESSAS COISAS PORQUE AS PARÁBOLAS NUNCA PODEM SER TOMADAS LITERALMENTE, MAS DEVEMOS PEGAR DELAS A SUA LIÇÃO MORAL.
.
OUTRO EXEMPLO DISSO PODE SER ENCONTRADO EM 2 REIS 14:9:
.
“Porém Jeoás, rei de Israel, enviou a Amazias, rei de Judá, dizendo: O cardo que está no Líbano enviou ao cedro que está no Líbano, dizendo: Dá tua filha por mulher ao meu filho; mas os animais do campo que estavam no Líbano, passaram e pisaram o cardo.” (2Rs.14:9)
.
ANALISANDO-A LITERALMENTE, DEVERÍAMOS PRESSUPOR QUE CARDO E CEDRO (DUAS ÁRVORES) FALAM E DIALOGAM ENTRE SI, TENDO CONSCIÊNCIA E PERSONALIDADE! É EVIDENTE QUE AS ÁRVORES NÃO FALAM PORQUE AS PARÁBOLAS NÃO TÊM MEIOS LITERAIS. TUDO NA VERDADE NÃO PASSAVA DE DOIS REIS, O DE JUDÁ (AMAZIAS) E O DE ISRAEL (JEOÁS) QUE SÃO PERSONIFICADOS NAS ÁRVORES. A LIÇÃO MORAL NÃO ERA QUE AS ÁRVORES TÊM INTELIGÊNCIA E PERSONALIDADE PRÓPRIA, MAS SIM CADA ELEMENTO TENDO O SEU DEVIDO SIGNIFICADO E REPRESENTAÇÃO NA PARÁBOLA. SÃO PARÁBOLAS, E PARÁBOLAS SÃO METÁFORAS, FICÇÃO, ESTÓRIA, QUE EM CIRCUNSTÂNCIA NENHUMA PODEM SER INTERPRETADAS LITERALMENTE PELOS SEUS MEIOS.
.
O MESMO DEVE SER DITO TAMBÉM COM RELAÇÃO À PARÁBOLA DO RICO E DO LÁZARO. QUAL É A SUA LIÇÃO MORAL? ELA SE ENCONTRA NO VERSO 31:
.
“Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tão pouco se deixarão persuadir, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos” (Lc.16:31)
.
VEJA QUE A LIÇÃO MORAL DA PARABOLA NÃO TEM NADA A VER COM A IMORTLIDADE DA ALMA, PELO CONTRÁRIO, TEM RELAÇÃO COM A INCREDULIDADE DOS FARISEUS EM REJEITAREM OS ENSINAMENTOS DE CRISTO. OUTRA PROVA MUITO FORTE DISSO É QUE NEM MESMO EXISTE QUALQUER MENÇÃO NELA DE “ALMAS” OU DE “ESPÍRITOS”, E ALÉM DISSO OS PERSONAGENS ALI RELATADOS TEM CORPOS E LÍNGUA E QUE PEDE ÁGUA PORQUE TEM SEDE (Lc.16:24)! ORA, O PRÓPRIO CRISTO AFIRMOU QUE UM ESPÍRITO NÃO POSSUI NEM CARNE E NEM OSSOS (Lc.24:39)! SERÁ QUE CRISTO SE ENGANOU AQUI DIZENDO QUE O RICO POSSUÍA LÍNGUA NO HADES OU O CORPO DOS PERSONAGENS FORAM PARAR NO INFERNO POR ENGANO???
.
NENHUMA DAS DUAS; ERA MERA PARÁBOLA, E PARÁBOLAS SÃO ESTÓRIAS, METÁFORAS, QUE NÃO NECESSITAM E NUNCA NECESSITARAM DE MEIOS REAIS!
.
ELE CONTOU A PARÁBOLA DO RICO E DO LÁZARO, EM QUE O RICO REPRESENTAVA O PRÓPRIO POVO JUDEU QUE TEVE TODAS AS OPORTUNIDADES NESTA VIDA, MAS A DESPERDIÇOU, ENQUANTO, EM CONTRASTE, OS GENTIOS (REPRESENTADOS POR LÁZARO NA PARÁBOLA) ERAM OS “LÁZAROS ESPIRITUAIS”, DESPREZADOS PELOS JUDES, QUE “COMIAM DAS MIGALHAS” (ver Mt.15:21-28 e comparar com Lc.16:21), MAS QUE DESFRUTARIAM DE MUITO MAIOR BEM-AVENTURANÇA DO QUE A PRÓPRIA NAÇÃO JUDAICA QUE SE AUTO-PROCLAMAVA DE “OS FILHOS DE ABRAÃO” (Jo.8:39). JESUS, ENTÃO, PÕE NA BOCA DE ABRAÃO AS PALAVRAS QUE ELE MESMO HAVERIA DE TER DITO EM PESSOA: “SE NÃO OUVEM A MOISÉS E AOS PROFETAS, TÃO POUCO SE DEIXARÃO PERSUADIR, AINDA QUE RESSUSCITE ALGUÉM DENTRE OS MORTOS” (Lc.16:31).
.
O QUADRO TODO REPRESENTAVA AQUELA NAÇÃO JUDAICA QUE SE ORGULHAVA POR SEREM OS “FILHOS DE ABRAÃO” ESCOLHIDOS POR DEUS (REPRESENTADS PELO RICO NA PARÁBOLA), QUANDO NA VERDADE OS QUE SÃO DA FÉ É QUE SÃO OS VERDADEIROS FILHOS DE ABRAÃO (REPRESENTADOS PELO POBRE LÁZARO NA PARÁBOLA).
.
PASSAREMOS AGORA PARA O SEGUNDO PONTO POR VOCÊ MENCIONADO:
.
.
b) “Hoje” mesmo estarás comigo no Paraíso
.
QUANTO A ESSA PASSAGEM, TUDO NÃO PASSA DE UM PÉSSIMO ERRO GRAMATICAL NA PASSAGEM DO TEXTO ORIGINAL DO GREGO PARA O PORTUGUÊS. OS MANUSCRITOS ORIGINAIS NÃO CONTIAM VÍRGULAS E, PORTANTO, OS IMORTALISTAS ADICIONAM A PALAVRA “QUE” NA FRASE QUE NÃO EXISTE NO TEXTO ORIGINAL, SIMPLESMENTE PARA DAR SENTIDO À FRASE! O QUE JESUS DISSE NA REALIDADE FOI:
.
“Em verdade te digo hoje, estarás comigo no Paraíso” (ele dizia “hoje” que o ladrão estaria no Paraíso).
.
OUTRA PROVA MUITO FORTE DISSO É A PERGUNTA FEITA PELO LADRÃO DA CRUZ NO VERSO ANTERIOR:
.
μνήσθητί = Lembra-te μου = de mim ὅταν = quando ἔλθῃς = vier εἰς = em τὴν = o βασιλείαν = Reino σου = de ti.
.
OU SEJA, “LEMBRA-TE DE MIM QUANDO VIERES NO TEU REINO” (v.42). EM OUTRAS PALAVRAS, O PRÓPRIO LADRÃO DA CRUZ SABIA QUE ELE NÃO ESTARIA NO CÉU NAQUELE MESMO DIA, PORQUE SE FOSSE ASSIM ELE PEDIRIA PARA SER LEMBRADO POR CRISTO QUANDO ELE “ENTRASSE NO REINO” OU PEDIRIA PARA SER LEMBRADO NAQUELE MESMO DIA! CONTUDO, O LADRÃO PEDIU PARA SER LEMBRADO QUANDO JESUS “VOLTAR EM SEU REINO” (OU SEJA, A SEGUNDA VINDA DE CRISTO) PORQUE É SOMENTE NESTE MOMENTO EM QUE OS MORTOS RESSUSCITAM PARA ESTAR COM ELE.
.
A MAIORIA DAS BÍBLIAS ADULTERAM O TEXTO ORIGINAL DO GREGO MUDANDO A PERGUNTA PARA “LEMBRA-TE DE MIM QUANDO ENTRARES NO TEU REINO” SIMPLESMENTE PARA DAR ALGUM SENTIDO À RESPOSTA DE CRISTO NO VERSO SEGUINTE, MAS ISSO É ADULTERAR O TEXTO ORIGINAL E AS MELHORES VERSÕES DO MUNDO TRAZEM “QUANDO VIERES NO TEU REINO”, COMO É COM A VERSÃO INGLESA KING JAMES, A VERSÃO TRINITARIANA, A VERSÃO ITALIANA DE G. DEODATTI, A FRANCESA L. SECOND, E A VERSÃO JOÃO FERREIRA DE ALMEIDA REVISADA E ATUALIZADA.
.
EM RESUMO, VEMOS QUE:
.
a) O ladrão sabia que não entraria no Paraíso naquele mesmo dia, por isso pediu para ser lembrado por Cristo somente quando na Sua Segunda Vinda.
.
b) Cristo lhe assegurou naquele mesmo dia que o ladrão estaria com ele no Paraíso. O ladrão pediu a Jesus para lembrar-se dele no FUTURO quando estabelecesse o Seu reino messiânico, mas Jesus respondeu lembrando ao penitente ladrão imediatamente, “hoje”, e por reassegurar-lhe que ele com Ele estaria no paraíso.
.
O ORIGINAL GREGO DO VERSO 43 TAMBÉM CONFIRMA TAL INTERPRETAÇÃO:
.
καὶ = E εἶπεν = disse αὐτῷ = a ele Ἀμήν = amém σοι = a ti λέγω = digo σήμερον = hoje μετ᾿ = depois ἐμοῦ = de mim ἔσῃ = serás ἐν = em τῷ = o παραδείσῳ = paraíso.
.
A PREPOSIÇÃO μετὰ INDICA UM TEMPO: DEPOIS, APÓS, ALÉM DE. DEPOIS DE TODAS AS COISAS SEREM CONSUMADAS, QUANDO CRISTO VIER NOS BUSCAR, AQUELE LADRÃO SERÁ PROPRIEDADE DO NOSS SALVADOR. NAQUELE MOMENTO, O “HOJE” DO VERSO, O LADRÃO RECEBEU A CERTEZA DE QUE NO FUTURO VIVERIA PARA O NOSSO SENHOR.
.
VEMOS, PORTANTO, QUE O ORIGINAL GREGO DESMONTA ABSOLUTAMENTE COM TODA E QUALQUER PRETENÇÃO IMORTALSTA, E AINDA PROVA QUE O LADRÃO SÓ ENTRA NO PARAÍSO NA SEGUNDA VINDA DE CRISTO E NÃO NAQUELE MESMO DIA COMO ELES IMAGINAM QUE FOSSE. ISSO É CONFIRMADO PELAS CLARAS PALAVRAS DE CRISTO DITAS À MARIA MADALENA:
.
“Não me detenhas; porque ainda não subi para meu Pai” (Jo.20:17)
.
APÓS TRÊS DIAS MORTO, JESUS AINDA NÃO HAVIA SUBIDO PARA O PAI! COMO ENTÃO ELE PODERIA ESTAR NAQUELE MESMO DIA COM O LADRÃO DA CRUZ NO PARAÍSO? GRANDE “MISTÉRIO” PARA OS IMORTALISTAS!
.
VAMOS PASSAR PARA O PRÓXIMO PONTO:
.
.
c) Jesus desceu para o inferno?
.
ESTE TERCEIRO PONTO POR VOCÊ LEVANTADO FALHA NO MESMO PONTO DO ANTERIOR: NO ORIGINAL GREGO. ISSO PORQUE O TEXTO NO ORIGINAL NADA DIZ SOBRE JESUS TER DESCIDO PARA O INFERNO:
.
Atos 2
27 oti ouk egkataleipseis tên psuchên mou eis a=adên tsb=adou oude dôseis ton osion sou idein diaphthoran
.
VEJA QUE O ORIGINAL GREGO NADA DIZ SOBRE JESUS TER DESCIDO PARA O “INFERNO”. A PALAVRA “INFERNO” VEM DE ORIGEM LATINA E SIMPLESMENTE NÃO EXISTE NOS MANUSCRITOS ORIGINAIS. É UMA PALAVRA QUE FOI ADICIONADA NA BÍBLIA NO QUARTO SÉCULO DEPOIS DE CRISTO. O LAGO DE FOGO (INFERNO) SÓ TERÁ INÍCIO NO PERÍODO QUE SUCEDE AO MILÊNIO (ver Apocalipse 20 ), OU SEJA, AINDA NÃO ESTÁ EM ATIVIDADE!
.
ENTÃO, O QUE O TEXTO ESTARIA FALANDO? ELE ESTAVA FALANDO DO SHEOL:
.
Atos 2
27 Porque não deixarás a minha alma no SHEOL, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção.
.
O ORIGINAL TRAZ A PALAVRA “SHEOL”, QUE EM NADA TEM A VER COM O “INFERNO”, MAS É PURAMENTE A “SEPULTURA”! PROVA DISSO É QUE JACÓ IRIA SEPULTAR O SEU FILHO JOSÉ NO SHEOL:
.
“E levantaram-se todos os seus filhos e todas as suas filhas, para o consolarem; ele, porém, recusou ser consolado, e disse: Na verdade, com choro hei de descer para meu filho até o Sheol. Assim o chorou seu pai”. (Gn.37:35)
.
É ÓBVIO QUE JACÓ NÃO IRIA SEPULTAR SEU FILHO BENJAMIM NO “INFERNO”, MAS SM NA SEPULTURA. JACÓ SABIA QUE O “SHEOL” ERA SEPULTURA E NÃO INFERNO. OUTRO FATO IMPORTANTE A SER MENCIONADO É QUE NÃO SÃO “ESPÍRITOS” QUE RESIDEM NO SHEOL, MAS SIM OS PRÓPRIOS OSSOS:
.
“Ainda que sejam espalhados os meus ossos à boca da sepultura [SHEOL] quando se lavra e sulca a terra” (Sl.147:7)
.
PORTANTO, O LOCAL PARA ONDE OS OSSOS VÃO (SHEOL) É A SEPULTURA E NÃO AO INFERNO! O QUE A PASSAGEM ANTERIORMENTE CITADA DIZ É NADA A MAIS NADA A MENOS DE QUE A AMA DE CRISTO DORMIRIA NA SEPULTURA [SHEOL] DURANTE OS TRÊS DIAS EM QUE ESTAVA MORTO. NADA A MAIS DO QUE ISSO. SALOMÃO NO LIVRO DE ECLESIASTES RELATA O ESTADO DE INCONSCIÊNCIA NESTE LOCAL (O SHEOL), NO CAP.9 E V.10, USANDO AS PALAVRAS HEBRAICAS khesh-bone', dah'-ath e khok-maw', QUE DE ACORDO COM O LÉXICO DA CONCORDÂNCIA DE STRONG TAIS PALAVRAS TRANSLITERADAS DEMONSTRAM QUE OS MORTOS:
.
1. Não tem nenhum conhecimento [dah'-ath]
2. Não tem inteligência e nem dispositivo de razão [khesh-bone']
3. Não tem sabedoria, habilidade e nem inteligência [khok-maw']
.
EVIDENTEMENTE UM ESTADO DE COMPLETA INCONSCIÊNCIA.
.
A BÍBLIA INTEIRA RELATA O FATO DE QUE A ALMA VAI PARA A COVA APÓS A MORTE:
.
Jó 33
18 Para apartar o homem do seu designo e livrá-lo da soberba; para livrar a SUA ALMA DA COVA, e a sua vida da espada.
.
Jó 33
22 Sua ALMA APROXIMA-SE DA COVA, e sua vida, dos mensageiros da morte.
.
Jó 33
28 Ele resgatou a minha ALMA, impedindo-a de DESCER PARA A COVA, e viverei para desfrutar a luz.
.
Salmos 94
17 Se o Senhor não fora em meu auxílio, já a minha ALMA habitaria no lugar do SILÊNCIO.
.
Isaías 38
17 Foi para minha paz que tive eu grande amargura; tu, porém, amaste a minha ALMA e a livraste da COVA DA CORRUPÇÃO, porque lançaste para trás de ti todos os meus pecados.
.
VAMOS AGORA PARA O PRÓXIMO PONTO POR VOCÊ MENCIONADO:
.
.
d) As almas do Apocalipse
.
JOÃO NÃO ESCREVEU UM LIVRO LITERÁRIO MAS SIM UM LIVRO SIMBÓLICO. TODAS AS AÇÕES MÍSTICAS TÊM UM SENTIDO EXATO LITERAL PARA SER IDENTIFICADO. ALGUNS EXEMPLOS DE COISAS QUE NÃO PODEM SER LEVADAS LITERALMENTE NO LIVRO DE APOCALIPSE:
.
1. Cristo no Céu em forma de cordeiro ensangüentado (Ap.5:6)
2. Criaturas dentro do mar falando e louvando a Deus (Ap.5:13)
3. Várias estrelas caindo sobre a terra (Ap.6:13). Sabe-se que o tamanho das estrelas é maior do que o do nosso planeta e se caíssem estrelas sobre a Terra esta acabaria no mesmo instante e o Apocalipse teria fim.
4. Cavalos com cabeças de leão (Ap.9:17)
5. Cavalos que soltavam de sua boca fogo e enxofre (Ap.9:17)
6. Gafanhotos com coroa de ouro e rosto humano, cabelos como de mulher e dentes como de leão (Ap.9:7,8)
7. Um dragão perseguindo uma mulher grávida no deserto (Ap.12:13)
8. A mulher grávida do deserto tem asas e voa (Ap.12:14)
9. A terra abre a boca engolindo um rio que um dragão soltou com a sua boca (Ap.12:15,16)
10. Os trovões falam (Ap.10:3)
.
VEMOS, PORTANTO, QUE O APOCALIPSE É UM LIVRO SIMBÓLICO EM QUE CADA SIMBOLOGIA TEM UM SENTIDO LITERAL A SER IDENTIFICADO. A PRÓPRIA SIMBOLOGIA NÃO É LITERAL, MAS SIM O SEU SIGNIFICADO. COMO PODEMOS TER A CERTEZA QUE AS “ALMAS” CLAMANDO DEBAIXO DO ALTAR GRITANDO POR VINGANÇA É ALGO SIMBÓLICO E NÃO LITERAL? SIMPLESMENTE PORQUE A BÍBLIA RETRATA O CÉU COMO O LOCAL ONDE SOMOS TOMADOS DA MAIS PROFUNDA ALEGRIA QUE JAMAIS SERIA POSSÍVEL SENTIR NESTA VIDA. ISSO É ESTAR NA PRESENÇA DE DEUS!
.
SERÁ QUE “ALMAS” NO CÉU AGONIZANDO DEBAIXO DE UM ALTAR GRITANDO EM “ALTA VOZ” (Ap.6:10) OS SEUS GRITOS DE VINGANÇA CONTRA OS SEUS INIMIGOS REPRESENTA O QUE É ESTAR NO PARAÍSO? SERÁ QUE ISSO SERIA O ESPÍRITO DE UM CRISTÃO, A QUEM O PRÓPRIO CRISTO DIZ QUE DEVEMOS “AMAR OS NOSSOS INIMIGOS E ORAR POR ELES”? NÃO, ISSO NÃO FAZ LÓGICA. MAS, MESMO SE FIZESSE, A BÍBLIA DIZ QUE NO PARAÍSO NÃO EXISTIRÁ MAIS DOR NENHUMA E NEM LUTO E NEM PRANTOS:
.
“Ele lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram” (Ap.21:4).
.
SE NÃO VAI MAIS EXISTIR LÁGRIMAS E NEM LUTO, PRANTO E NEM DOR, ENTÃO É IMPOSSÍVEL QUE EXISTISSEM LITERALMENTE ALMAS NO CEU MAL-CONFORMADAS GRITANDO POR VINGANÇA CONTRA OS SEUS INIMIGOS! O QUE RETRATA A SIMBOLOGIA, ENTÃO? A RESPOSTA VEM LOGO NO VERSO SEGUINTE:
.
“Então, a cada um deles foi dada uma vestidura branca, e lhes disseram que REPOUSASSEM ainda por pouco tempo, até que também se completasse o número dos seus conservos e seus irmãos que iam ser mortos como igualmente eles foram” (Ap.6:11)
.
DEUS MANDOU QUE ELES “DESCANSASSEM” OU “REPOUSASSEM” UM POUCO MAIS. CERTAMENTE QUE DEUS NÃO ESTAVA FALANDO PARA OS CORPOS DORMIREM MAS AS ALMAS CONTINUARIAM “ACORDADAS”, POIS É PARA AS PRÓPRIAS ALMAS QUE DEUS ESTAVA DIRIGINDO TAL FRASE. É EXATAMENTE ISSO O QUE A SIMBOLOGIA DE APOCALIPSE 6 ESTAVA RETRATANDO: QUE OS QUE FORAM MARTIRIZADOS SERIA CERTAMENTE VINGADOS, ENTRETANTO ISSO SÓ IRIA ACONTECER NO FIM DOS TEMPOS, ATÉ QUE TODOS OS SEUS IRMÃOS FOSSEM MARTIRIZADOS COMO ELES FORAM, POIS É SÓ AÍ QUE OS ÍMPIOS IRIAM SER QUEIMADOS E OS JUSTOS FINALMENTE JULGADOS, AFINAL O JOIO SÓ SERÁ QUEIMADO “NA CONSUMAÇÃO DESTE MUNDO” (Mt.13:40).
.
ATÉ LÁ, OS JUSTOS PERMANECEM DORMINDO O SONO DA MORTE, REPOUSANDO ATÉ QUE SE COMPLETASSE O NÚMERO DE CONSERVOS ATÉ O FINAL DOS TEMPOS, QUANDO DESPERTARÃO PARA A VIDA OU PARA A CONDENAÇÃO (ver João 5:28,29). O PRÓPRIO LIVRO DE APOCALIPSE RETRATA ALMAS MORTAS DESPERTANDO POR OCASIÃO DA RESSURREIÇÃO DOS MORTOS NA SEGUNDA VINDA DE CRISTO (1Co.15:22,23):
.
“Então vi uns tronos; e aos que se assentaram sobre eles foi dado o poder de julgar; e vi AS ALMAS daqueles que foram degolados por causa do testemunho de Jesus e da palavra de Deus, e que não adoraram a besta nem a sua imagem, e não receberam o sinal na fronte nem nas mãos; E REVIVERAM, e reinaram com Cristo durante mil anos” (Apocalipse 20:4)
.
VEJA QUE AQUI É NOS DITO QUE AS ALMAS DOS QUE FORAM DEGOLADOS POR CAUSA DO TESTEMUNHO DE JESUS “REVIVERAM” NA RESSURREIÇÃO. SE ELAS “REVIVERAM”, É PORQUE ESTAVAM “MORTAS”!
.
UM PEQUENO RESUMO SOBRE O ESTADO DOS MORTOS NOS REVELA QUE:
.
.
NO ANTIGO TESTAMENTO:
.
1. Os mortos não estão cônscios de coisa nenhuma [Eclesiastes 9:5]
2. Um cachorro vivo vale mais do que um leão morto [Eclesiastes 9:4]
3. No “além” [Sheol] não há sabedoria [khok-maw'] [Eclesiastes 9:10]
4. No “além” [Sheol] não há conhecimento [dah'-ath] [Eclesiastes 9:10]
5. No “além” [Sheol] não há inteligência [khok-maw'] [Eclesiastes 9:10]
6. No “além” [Sheol] não há dispositivo de razão [khesh-bone'] [Eclesiastes 9:10]
7. Apenas os vivos [os que estão “debaixo do sol”] estão com vida [Eclesiastes 4:2]
8. A vantagem dos homens sobre os animais é nenhuma [Eclesiastes 3:19]
9. O destino de bons e de ímpios é o mesmo depois da morte [Eclesiastes 2:14,15]
10. O destino dos homens e dos animais é o mesmo depois da morte [Eclesiastes 3:20]
11. Na morte não há lembrança de Deus [Salmos 6:5]
12. Os mortos não louvam ao Senhor [Isaías 38:19]
13. Na morte os homens não têm proveito nenhum para Deus [Salmos 30:9]
14. Os mortos não pensam [Salmos 146:4]
15. Os mortos estão numa terra de silêncio [Salmos 115:17]
16. A alma vai para um lugar de silêncio [Salmos 94:17]
17. A alma vai para a cova [Jó 33:18,22,28; Isaías 38:17]
18. O homem tornou-se (não “obteve”) uma alma [Gênesis 2:7]
19. Nós só veremos a Deus no tempo do fim [Jó 19:25-27]
20. Nós só veremos a Deus após a ressurreição [Salmos 17:15]
21. Nós só entramos na nossa herança na ressurreição do final dos dias [Daniel 12:13]
22. Não existe alma sem sangue [Levítico 17:11; Gênesis.9:4,5]
23. O corpo é a alma visível [Levítico 19:28; 21:1,11; 22:4; Números 5:2; 6:6,11; 9:6,7,10; 19:11,13]
24. A estrutura dos homens é puramente o pó [Salmos 103:14; Gênesis 18:27]
25. Apenas os vivos possuem o “espírito de vida” [Gênesis 7:15]
26. A alma [nephesh] pode ser totalmente destruída [Josué 10:28, 30, 32, 35, 37, 39]
27. O processo que ocorre aos homens é o mesmo processo que sucede com os animais na morte [Salmos 104:29; Eclesiastes 3:19,20]
28. Tanto homens como animais expiram o espírito-ruach na morte [Salmos 104:29; Eclesiastes 12:7]
29. Os mortos não olham mais para a humanidade [Isaías 38:11]
30. Os mortos estão numa terra de esquecimento [Salmos 88:12]
31. A alma morre [Ezequiel 18:4,10]
32. O único destino do homem após a morte é a sepultura [Jó 17:13]
33. Até não haver mais céus, o homem não despertará e nem levantará de seu sono [Jó14:10-12]
34. Sentimentos como amor, ódio e inveja já pereceram para os mortos [Eclesiastes 9:6]
35. O homem na morte já não existe e Deus não pode encontrá-lo [Jó 7:21]
36. A alma repousa após a morte [Salmos 23:13; Salmos 13:3]
37. Os mortos não mais confiam na fidelidade de Deus [Isaías 38:18]
38. Os mortos não falam da fidelidade de Deus [Salmos 88:12]
39. Os mortos não podem ser alvos de confiança [Salmos 146:3]
40. O homem é um ser mortal e não imortal [Jó 9:2; 10:15; 4:17; Salmos 56:4; 9:17; Isaías 51:12]
41. O homem retorna para o pó na morte [Salmos 103:14; Gênesis 3:19; 18:27]
42. O homem não comeu da árvore da vida para ser imortal vivendo eternamente [Gênesis 3:24]
43. Não existe gritos no “além” (Heb.: Sheol) [Jó 3:18]
44. Fôlego de vida é a mesma coisa de espírito [Gênesis 2:7; Jó 33:4; 32:8; Isaías 42:5]
44. O fôlego de vida dos homens é o mesmo dos animais e não há diferença entre eles [Eclesiastes 3:19]
45. Os animais também possuem espírito-ruach [Gênesis 7:15; Salmos 104:9; Gênesis 7:22]
46. Os animais também são denominados de “almas viventes” [Gênesis 1:20,21,24,30; 2:19; 9:10,12,15,16]
47. O espírito de toda a carne [justos e ímpios] volta para Deus por ocasião da morte [Eclesiastes 12:7]
48. A memória dos mortos jaz no esquecimento [Eclesiastes 9:5]
49. O homem certamente morreria (Heb.: Morrendo, morrerás) [Gênesis 2:7]
50. A mentira da serpente [Satanás] é a base da doutrina imortalista: “Certamente que não morrerás” [Gênesis 3:4]
.
.
E NO NOVO TESTAMENTO:
.
1. Os mortos só entram na vida ou na condenação a partir da ressurreição dentre os mortos [João 5:28,29]
2. Os vivos não precederão os que dormem para a entrada no Reino [1 Tessalonicenses 4:15]
3. A entrada no Paraíso se dará por ocasião da “colheita” no fim do mundo [Mateus 13:39; 28-30]
4. Até a ceifa (que acontece no fim do mundo) justos e ímpios partilham o mesmo lugar [Mateus 13:28-30]
5. Somente na consumação dos séculos haverá a separação entre os justos e os ímpios [Mateus 13:47-50]
6. A entrada no Reino é por ocasião da revelação do Filho do Homem [Mateus 25:31-34]
7. Só entraremos nas nossas moradas quando Cristo voltar para nos levar onde ele está [João 14:2,3]
8. Davi não subiu aos céus [Atos 2:34]
9. Davi está morto na sepultura [Atos 2:29]
10. Os mortos só alcançam a misericórdia da parte do Senhor no dia da Sua Vinda [2 Timóteo 1:16-18]
11. Os mortos não obtiveram ainda a concretização da promessa [Hebreus 11:39,40]
12. Os mortos só obtém a concretização da promessa junto conosco [Hebreus 11:39,40]
13. A salvação do espírito é no Dia do Senhor [1 Coríntios 5:5]
14. Se não há ressurreição de mortos, então os que dormiram em Cristo já pereceram [1 Coríntios 15:18]
15. Se não há ressurreição de mortos, então a nossa esperança se limitaria apenas a esta vida [1 Coríntios 15:19]
16. Se não há ressurreição de mortos, então Paulo esteve exposto a perigos a toa [1 Coríntios 15:30]
17. Se não há ressurreição de mortos, então o melhor a fazer seria viver hedonisticamente a vida, “comer e beber, que amanhã morreremos” [1 Coríntios 15:32]
18. Os mortos só serão vivificados na segunda vinda de Cristo [1 Coríntios 15:22,23]
19. A única esperança para os que hoje dormem é a ressurreição [1 Tessalonicenses 4:13-15]
20. Nós somos os únicos vivos [1 Tessalonicenses 4:16,17]
21. A imortalidade tem que ser buscada [Romanos 2:7]
22. A imortalidade só é alcançada por aqueles que “persevera em fazer o bem” [Romanos 2:7]
23. A imortalidade é um dom de Deus [Romanos 6:23]
24. A imortalidade é uma herança [Lucas 18:18]
25. A imortalidade é por meio do evangelho [2 Timóteo 1:10]
26. O único que possui a imortalidade é Deus [1 Timóteo 6:16]
27. O homem é um ser mortal e não imortal [Romanos 1:23; 1 Timóteo 6:16]
28. A imortalidade só é alcançada a partir da ressurreição dentre os mortos [1 Coríntios 15:51-54]
29. O reencontro entre Paulo e os Coríntios é somente na ressurreição [2 Coríntios 4:14]
30. O momento em que Paulo irá orgulhar-se deles é somente na ressurreição [2 Coríntios 1:14]
31. O momento em que receberemos o louvor de Deus é na ressurreição [1 Coríntios 4:5]
32. A morte só é vencida na ressurreição [1 Coríntios 15:54,55]
33. A morte é igualada a um estado de sono [João 11:11]
34. A alma morre, é exterminada e é destruída [Tiago 5:20; Atos 3:23; Mateus 10:28]
35. A alma dos mortos é vivificada na ressurreição [Apocalipse 20:4]
36. Existe um só juízo e ele é somente na segunda vinda de Cristo [Hebreus 9:27; Mateus 25:31,32]
37. O motivo pelo qual os mártires aceitaram a tortura foi visando uma superior ressurreição [Hebreus 11:35]
38. A exultação e regojizo é somente por ocasião da volta de Cristo [1 Pedro 4:12,13]
39. A imarcescível coroa da glória só estará disponível aos salvos por ocasião da segunda vinda de Cristo [1 Pedro 5:1-4]
40. A ressurreição é somente na segunda vinda de Cristo [1 Tessalonicenses 4:13-15; 2 Timóteo 2:18; 1 Coríntios 15:22,23]
41. O assassino não tem uma vida eterna permanente em si [1 João 3:15]
42. Paulo só receberia a coroa da justiça na ressurreição [2 Timóteo 4:6-8]
43. Depois da morte vem o juízo e não o Céu ou o inferno [Hebreus 9:27]
44. A vida é somente em Cristo e não há vida fora dele [1 João 5:12]
45. Apenas aquele que come do pão da vida viverá eternamente em algum lugar [João 6:51]
46. Existem 72 referências ao estado de sono na morte mas nenhuma de que estão acordados.
47. Não existe nenhuma passagem bíblica neotestamentária que mostre que os justos já estão na glória.
48. A recompensa acontece somente na ressurreição dos mortos [Mateus 16:27; Apocalipse 22:12; Lucas 14:14]
49. Não existe passagem bíblica nenhuma que mostre religação de corpo com alma na ressurreição.
50. A punição dos ímpios é algo futuro e não algo presente [2 Pedro 2:9; 2 Pedro 2:6; 2 Tessalonicenses 27-10]
.
ESTE É UM PEQUENO RESUMO DO QUE EU PODERIA PASSAR AQUI DE MANEIRA BEM MAIS AMPLIADA.
.
ESPERO TER AJUDADO NESTE ESTUDO SOBRE O ESTADO ATUAL DOS MORTOS, FIQUE NA GRAÇA DE DEUS PAI E DO NOSSO SENHOR JESUS CRISTO!
.
UM FORTE ABRAÇO.!