O NOVO TESTAMENTO APOIA O ESPIRITISMO?

O NT APOIA O ESPIRITISMO? NINGUÉM VEM AO PAI A NÃO SER POR CRISTO?

 

Olá, Lucas, tudo bem?
OLha, como você sabe, eu te falei que sou Espírita. Na verdade, eu não sou Espírita; eu estou Espírita; se você ou alguém me mostrar que eu estou errado, fora a tal passagem da "feiticeira de Endor", que, você mesmo deve saber porque o a.T. condenava, me torno evangélico. Não vejo na Bíblia nada que condene a não ser por interpretações pessoais. Que eu me recorde, no Novo Testamento, Jesus não condenou tal fato, e nem sequer menciona. Se fosse tão importante, ele teria sido veemente na condenação.
Estou buscando a Verdade, pois Jesus disse: "Buscai a Verdade, e a Verdade vos libertará.
Bem, como você disse que eu poderia tirar algumas dúvidas com você, quero te fazer uma pergunta:
O que Jesus quis dizer com "Ninguém vai ao Pai senão por Mim". (Franco, São Caetano do Sul/SP – 19/08/2011)

Resposta - OLÁ, FRANCO.

É BEM MELHOR ASSIM CONVERSARMOS AMIGAVELMENTE DO QUE COMO ESTAVA ANTES. CREIO QUE PODEMOS TER RESULTADOS MELHORES DESTA VEZ DO QUE TIVEMOS ANTES, E TAMBÉM QUERO LHE ELOGIAR POR TER MUDADO DE COMPORTAMENTO EM RELAÇÃO À OUTRORA. ASSIM COMO VOCÊ, EU TAMBÉM TENHO A MINHA CRENÇA QUE EU SIGO, MAS SE ME PROVAREM O CONTRÁRIO, EU NÃO TERIA NENHUM “PROBLEMA” EM SEGUIR A VERDADE, VISTO QUE O OBJETIVO DE NÓS AQUI NÃO É SEGUIR UMA CRENÇA CEGA E DESPROVIDA DE EVIDÊNCIAS, MAS SIM BUSCAR CADA VEZ MAIS A VERDADE, NO OBJETIVO DE ALCANÇÁ-LA.

EU SOU CRISTÃO PORQUE VEJO CLARAMENTE COMO QUE TODAS AS PROVAS E EVIDÊNCIAS FUNDAMENTAM O CRISTIANISMO EM DETRIMENTO DAS OUTRAS RELIGIÕES OU ATÉ MESMO DO ATEÍSMO. ATÉ HOJE, NUNCA VI UM ARGUMENTO REALMENTE FORTE OU IRREFUTÁVEL QUE ATINJA UM PONTO BÁSICO DA FÉ CRISTÃ, QUE JÁ NÃO TENHA SIDO REFUTADO POR VÁRIOS APOLOGETAS AO LONGO DOS SÉCULOS. O FATO DE O CRISTIANISMO SER UMA CRENÇA MUITO BEM FUNDAMENTADA SOBRE EVIDÊNCIAS SÓLIDAS E CONCLUSIVAS É QUE ME FAZ “LUTAR” AINDA MAIS BRAVAMENTE POR ELE.

QUANTO AO ESPIRITISMO NO NOVO TESTAMENTO, EU PODERIA BOMBARDEAR PASSAGENS BÍBLICAS AQUI, MAS O MEU OBJETIVO NÃO É BOMBARDEAR PALAVRAS, MAS SIM QUE VOCÊ SE APEGUE ÀQUILO QUE É SIMPLES. A MINHA DICA PESSOAL É SIMPLESMENTE O SEGUINTE: LEIA O NOVO TESTAMENTO, MAS LEIA PRA VALER. MUITOS CATÓLICOS E PESSOAS DE OUTRAS RELIGIÕES AS ABANDONAM QUANDO SE DEPARAM COM O NOVO TESTAMENTO, POIS PERCEBEM LOGO DE CARA QUE OS APÓSTOLOS NÃO TINHAM NEM DE LONGE AS IDEIAS QUE ELES FORAM ENSINADOS A CRER. COM O ESPIRITISMO É A MESMA COISA. UMA LEITURA SÉRIA E HONESTA DAS ESCRITURAS NOS REVELA QUE:

a) NÃO EXISTE ABSOLUTAMENTE NADA (MAS ABSOLUTAMENTE NADA MESMO) DE MENÇÃO À “REENCARNAÇÃO”. ORA, SE OS APÓSTOLOS FOSSEM “ESPÍRITAS” OU CRESSEM NA REENCARNAÇÃO, LOGO TERIAM MENCIONADO AMPLAMENTE ISSO, ASSIM COMO QUALQUER ESPÍRITA O FAZ HOJE EM DIA SEM NENHUM TIPO DE DIFICULDADE.

b) SE OS APÓSTOLOS CRESSEM NA REENCARNAÇÃO, ELES NÃO PODERIAM CRER NA RESSURREIÇÃO, VISTO QUE SÃO CRENÇAS OPOSTAS. CONTUDO, OS APÓSTOLOS E JESUS CRISTO FALARAM MAIS DE SETENTA VEZES NO NOVO TESTAMENTO SOBRE A RESSURREIÇÃO DOS MORTOS, MAS NUNCA FALARAM DA REENCARNAÇÃO. É MUITO ÓBVIO QUE ERA A RESSURREIÇÃO A CRENÇA FUNDAMENTAL DOS CRISTÃOS, E NÃO A REENCARNAÇÃO.

OS SADUCEUS ERAM IGUAIS AOS ESPÍRITAS: NÃO ACREDITAVAM NA RESSURREIÇÃO DOS MORTOS. POR ISSO, MANDARAM PRENDER OS APÓSTOLOS QUE ESTAVAM ENSINANDO ISSO NO TEMPLO:

“Enquanto Pedro e João falavam ao povo, chegaram os sacerdotes, o capitão da guarda do templo e os saduceus. Eles estavam muito perturbados porque os apóstolos estavam ensinando o povo e proclamando em Jesus a ressurreição dos mortos” (Atos 4:1,2)

ORA, SE OS APÓSTOLOS NÃO PREGASSEM A RESSURREIÇÃO, ENTÃO NÃO HAVERIA RAZÕES PARA OS SADUCEUS OS LEVAREM À PRISÃO! PORÉM, É EXATAMENTE POR PREGAREM A REALIDADE DA RESSURREIÇÃO QUE ELES FORAM PRESOS NAQUELA OCASIÃO.

COM O APÓSTOLO PAULO NÃO FOI DIFERENTE. QUANDO FOI LEVADO PRESO PARA SER JULGADO PELOS JUDEUS, ELE DECLAROU CONVICTAMENTE A SUA CRENÇA NA RESSURREIÇÃO DOS MORTOS:

“Confesso-te, porém, que adoro o Deus dos nossos antepassados como seguidor do Caminho, a que chamam seita. Creio em tudo o que concorda com a Lei e no que está escrito nos Profetas, e tenho em Deus a mesma esperança desses homens: de que haverá ressurreição tanto de justos como de injustos” (Atos 24:14,15)

OS FARISEUS, AO CONTRÁRIO DOS SADUCEUS, CRIAM NA RESSURREIÇÃO DOS MORTOS. E PAULO SE VALE DESTE ARGUMENTO (DA SUA CRENÇA NA RESSURREIÇÃO) PARA DIVIDIR A ASSEMBLÉIA, SABENDO QUE EXISTIAM FARISEUS ALI DENTRO QUE TINHAM O MESMO PONTO DE VISTA DELE:

“Então Paulo, sabendo que alguns deles eram saduceus e os outros fariseus, bradou no Sinédrio: ‘Irmãos, sou fariseu, filho de fariseu. Estou sendo julgado por causa da minha esperança na ressurreição dos mortos!’” (Atos 23:6)

ORA, A CRENÇA DOS FARISEUS, ASSIM COMO A DOS CRISTÃOS, ERA NA RESSURREIÇÃO LITERAL E NUNCA NA “REENCARNAÇÃO”. NOTE QUE O APÓSTOLO PAULO NUNCA SE VALEU DO PRESSUPOSTO DA “REENCARNAÇÃO” COMO SENDO UMA “ESPERANÇA” SUA, NEM TAMPOUCO IRIA SE IGUALAR AOS FARISEUS NESTE QUESITO CASO ELE REALMENTE NÃO CRESSE DESTA FORMA. LUCAS, O ESCRITOR DE ATOS, NARRA QUE PAULO CRIA FORTEMENTE NA RESSURREIÇÃO, ASSIM COMO ELE MESMO DIZ ACERCA DESTE TEMA EM 1CORÍNTIOS 15:

“Ora, se está sendo pregado que Cristo ressuscitou dentre os mortos, como alguns de vocês estão dizendo que não existe ressurreição dos mortos?” (1Co.15:12)

ALGUNS CORINTOS, ASSIM COMO OS ESPÍRITAS, NEGAVAM A RESSURREIÇÃO (EMBORA NEM MESMO ASSIM ELES CRIAM NA REENCARNAÇÃO, POIS PENSAVAM QUE “MORREU E ACABOU”). PAULO, ENTÃO, AO INVÉS DE CONFIRMAR QUE A RESSURREIÇÃO É UMA MENTIRA E QUE A REALIDADE BÍBLICA É A DA REENCARNAÇÃO, FAZ UM LONGO DISCURSO EM DEFESA VIGOROSA DA REALIDADE DA RESSURREIÇÃO DENTRE OS MORTOS. ELE DIZ QUE CRISTO RESSUSCITOU, ENTÃO NÓS IREMOS RESSUSCITAR TAMBÉM (1Co.15:12). E DEPOIS ELE DIZ O QUE TALVEZ SEJA O PONTO PRINCIPAL DA SUA CARTA AOS CORÍNTIOS – OS PRINCIPAIS MOTIVOS PARA CRER QUE HAVERÁ A RESSURREIÇÃO:

1 Coríntios 15
13 Se não há ressurreição dos mortos, então nem mesmo Cristo ressuscitou;
14 e, se Cristo não ressuscitou, é inútil a nossa pregação, como também é inútil a fé que vocês têm.
15 Mais que isso, seremos considerados falsas testemunhas de Deus, pois contra ele testemunhamos que ressuscitou a Cristo dentre os mortos. Mas se de fato os mortos não ressuscitam, ele também não ressuscitou a Cristo.
16 Pois, se os mortos não ressuscitam, nem mesmo Cristo ressuscitou.
17 E, se Cristo não ressuscitou, inútil é a fé que vocês têm, e ainda estão em seus pecados.
18 Neste caso, também os que dormiram em Cristo estão perdidos.
19 Se é somente para esta vida que temos esperança em Cristo, dentre todos os homens somos os mais dignos de compaixão.

PAULO AFIRMA QUE SE NÃO HÁ A RESSURREIÇÃO, ENTÃO NEM SEQUER JESUS RESSUSCITOU, E NESTE CASO TODO O CRISTIANISMO SERIA UMA COMPLETA FARSA E OS APÓSTOLOS SERIAM MENTIROSOS, POIS ELES TESTEMUNHARAM A RESSURREIÃO DE CRISTO. A LÓGICA DE PAULO É MUITO SIMPLES: SE OS MORTOS NÃO RESSUSCITAM DE FATO, ENTÃO JESUS TAMBÉM NÃO RESSUSCITOU. E ELE SEGUE DIZENDO QUE SEM A RESSURREIÇÃO OS MORTOS JÁ TERIAM PERECIDO (v.18), A NOSSA ESPERANÇA SE RESUMIRIA SOMENTE A ESTA VIDA (v.19), E COMPLETA DIZENDO QUE SERIA MELHOR VIVER UMA VIDA HEDONISTICAMENTE, NO CASO DA CRENÇA DELES NA RESSURREIÇÃO FOR FALSA:

“Se foi por meras razões humanas que lutei com feras em Éfeso, que ganhei com isso? Se os mortos não ressuscitam, comamos e bebamos, porque amanhã morreremos" (1Co.15:32)

PAULO JAMAIS IRIA DIZER QUE SEM A RESSURREIÇÃO SERIA MELHOR “COMER, BEBER E DEPOIS MORRER”, CASO ELE CRESSE NA REENCARNAÇÃO. POIS SE OS QUE MORREM REENCARNAM INÚMERAS VEZES EM OUTROS CORPOS, ENTÃO LOGICAMENTE TERIA ALGUM MOTIVO PARA VIVER UMA VIDA SAUDÁVEL E JUNTO A DEUS, MESMO SEM A RESSURREIÇÃO DOS MORTOS.

CONTUDO, A MENSAGEM TRANSMITIDA POR PAULO É MUITO CLARA: SE NÃO EXISTISSE RESSURREIÇÃO, SERIA MELHOR DESPERDIÇAR ESSA VIDA COMENDO E BEBENDO, POIS NÃO EXISTIRIA MAIS NADA DEPOIS DA MORTE (vs.32, 18, 19), SENDO QUE ELES SERIAM “DE TODOS OS HOMENS OS MAIS DIGNOS DE PENA” (v.19), POIS SE A RESSURREIÇÃO É FALSA, ENTÃO ELES ESTÃO VIVENDO A TOA AQUI NESTA VIDA.

TODA ESSA FORTE CONVICÇÃO DE PAULO COM RESPEITO À RESSURREIÇÃO NOS MOSTRA DE FORMA CLARA E INEQUÍVOCA QUE A REENCARNAÇÃO NUNCA FOI ALVO SEQUER DE “DEBATE” NA IGREJA PRIMITIVA, POIS NUNCA ALGUÉM A SUGERIU. MAS A RESSURREIÇÃO, EMBORA COLOCADA EM DÚVIDA POR ALGUNS RECÉM-CONVERTIDOS, ERA SEMPRE VIGOROSAMENTE DEFENDIDA PELOS APÓSTOLOS QUE CONVIVERAM COM JESUS OU QUE TIVERAM CONTATO COM AQUELES QUE ESTIVERAM COM ELE. O PRÓPRIO SENHOR JESUS CRISTO DISSE:

“Não fiquem admirados com isto, pois está chegando a hora em que todos os que estiverem nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão; os que fizeram o bem ressuscitarão para a vida, e os que fizeram o mal ressuscitarão para serem condenados” (João 5:28,29)

MAIS UMA VEZ, O RELATO DE JESUS DIZ RESPEITO A UMA RESSURREIÇÃO GERAL DOS MORTOS NO FIM DOS TEMPOS, QUANDO UNS VÃO SAIR PARA A VIDA ETERNA, E OS OUTROS SERÃO CONDENADOS. NOTE QUE JESUS NÃO DISSE EM MOMENTO ALGUM QUE ELES IRIAM “SAIR E REENCARNAR MILHARES DE VEZES ATÉ A CONSUMAÇÃO DOS SÉCULOS”, MAS SIM QUE ELES IRIAM SAIR DE SEUS TÚMULOS, EM UMA REAL RESSURREIÇÃO QUE NÃO CONDIZ COM NENHUM TIPO DE “REENCARNAÇÃO”!

ALÉM DISSO, A PRÓPRIA CRENÇA CRISTÃ NO JUÍZO PARA CONDENAÇÃO OU RECOMPENSA SERIA NULA E SEM SENTIDO, SE CADA UM REENCARNASSE INÚMERAS VEZES, SENDO QUE NEM PASSARIA POR UM JUÍZO PARA A VIDA ETERNA DE UMA VEZ POR TODAS, NEM MESMO PASSARIA POR UMA CONDENAÇÃO ONDE SERIAM DEFINITIVAMENTE CONDENADOS.

AO CONTRÁRIO, TODOS ESTARIAM PRESOS A UM CICLO INFINITO DE REENCARNAÇÕES SUCESSIVAS, SEM JUÍZO, SALVAÇÃO E NEM CONDENAÇÃO, SEM DESTINOS FINAIS CONCRETOS E NEM UM PROPÓSITO REAL PARA A VIDA. NÃO TERIA LUGAR PARA A VOLTA DE JESUS, E NEM MESMO PARA DEUS TER ENVIADO O SEU FILHO UNIGÊNITO PARA QUE TODO AQUELE QUE NELE CRESSE NÃO VIESSE A PERECER, MAS TER A VIDA ETERNA. AFINAL, PARA OS ESPÍRITAS NÃO EXISTE SALVAÇÃO PELA FÉ, A CRENÇA FUNDAMENTAL DOS CRISTÃOS:

“Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie” (Efésios 2:8,9)

SE NÓS NÃO SOMOS “SALVOS PELA FÉ”, MAS SIM PELAS “BOAS OBRAS”, ENTÃO JESUS MORREU EM VÃO, NÃO É PRECISO CRER NELE PARA SER SALVO, E SERIA A NOSSA PRÓPRIA JUSTIÇA PESSOAL QUE SERIA IMPUTADA, E NÃO A JUSTIÇA DE DEUS NA PESSOA DE JESUS CRISTO. A ÚNICA COISA QUE NOS FAZ DIGNOS DA VIDA ETERNA É A JUSTIÇA DE CRISTO, QUE É IMPUTADA A NÓS ATRAVÉS DA FÉ NELE, E NUNCA OS NOSSOS PRÓPRIOS MÉRITOS PESSOAIS. POIS, AINDA QUE FAÇAMOS O “BEM” AQUI OU ALI, SEMPRE ESTAMOS PECANDO E TRANSGREDINDO A LEI DE DEUS.

SOMENTE UM FOI PERFEITO DO INÍCIO AO FIM, O CORDEIRO IMACULADO DE DEUS, QUE SE OFERECEU EM SACRIFÍCIO PARA QUE, ATRAVÉS DELE, PUDÉSSEMOS OBTER A SALVAÇÃO ETERNA. INFELIZMENTE OS ESPÍRITAS NUNCA PODERÃO ENTENDER ESSA MENSAGEM CENTRAL DO EVANGELHO, POIS ISSO VAI TOTALMENTE CONTRA OS SEUS “PRINCÍPIOS” DE REENCARNAÇÃO E SALVAÇÃO PELAS OBRAS. NESTE CASO, O EVANGELHO SERIA UM FRACASSO E CRISTO TERIA DESCIDO DO CÉU, SOFRIDO, MORRIDO E RESSUSCITADO À TOA! ALIÁS, NEM TERIA RESSUSCITADO, JÁ QUE PARA OS ESPÍRITAS A RESSURREIÇÃO NEM EXISTE...

PODERIA PASSAR O DIA TODO AQUI ESCREVENDO PARA MOSTRAR INÚMEROS ERROS ESPÍRITAS NA INTERPRETAÇÃO DO NOVO TESTAMENTO, MAS O FATO É QUE O PRÓPRIO AUTOR DE HEBREUS DISSE QUE O HOMEM MORRE UMA SÓ VEZ, VINDO DEPOIS DISSO O JUÍZO:

“Como está determinado que os homens morram uma só vez, e logo em seguida vem o juízo” (Hb.9:27)

SE OS APÓSTOLOS CREESEM NA DOUTRINA DA REENCARNAÇÃO, IRIAM DIZER QUE O HOMEM MORRE CENTENAS OU MILHARES DE VEZES, REENCARNANDO CADA VEZ EM OUTROS CORPOS E NUNCA SENDO DEFINITIVAMENTE JULGADOS, PARA ENTRAREM NA VIDA ETERNA OU NA CONDENAÇÃO. FELIZMENTE, A REENCARNAÇÃO NUNCA FOI TESE DOS CRISTÃOS, NEM NA BÍBLIA E NEM NOS ESCRITOS DOS PAIS DA IGREJA PRIMTIVA DOS PRIMEIROS SÉCULOS DE EXISTÊNCIA.

PARA TERMINAR, APENAS SUGIRO A LEITURA DE 1CORÍNTIOS 15, O CAPÍTULO QUE FALA SOBRE A RESURREIÇÃO. VALE A PENA CONFERIR, FOI ATRAVÉS DESTE CAPÍTULO SENSACIONAL DAS ESCRITURAS QUE EU PUDE COMPREENDER PELA PRIMEIRA VEZ EM MINHA VIDA A MARAVILHOSA E GRANDIOSA MENSAGEM CRISTÃ DA RESSURREIÇÃO DOS MORTOS, TÃO DEFENDIDA PELA IGREJA CRISTÃ E QUE É TÃO ABANDONADA NOS DIAS DE HOJE POR MUITOS. GARANTO QUE ISSO NÃO IRÁ LHE DECEPCIONAR DE FORMA ALGUMA, E ME ARRISCO ATÉ A DIZER QUE É, PARA MIM, O CAPÍTULO MAIS EXTRAORDINÁRIO DE TODA A BÍBLIA.

QUANTO À PASSAGEM DE JOÃO 14:6, JESUS ESTAVA DIZENDO ALI QUE ERA ELE O ÚNICO CAMINHO PELO QUAL NÓS PODEMOS CHEGAR À PRESENÇA DO PAI. EMBORA MUITAS RELIGIÕES IMPONHAM DIVERSOS “CAMINHOS” A SE SEGUIR (COMO O CATOLICISMO ATRIBUI TAL PAPEL A MILHARES DE “SANTOS” MEDIANEIROS E INTERMEDIÁRIOS ENTRE NÓS E DEUS), A CRENÇA CRISTÃ É SIMPLES E BÁSICA: SÓ EXISTE UM ÚNICO CAMINHO, E NENHUM OUTRO ALÉM DELE, PELO QUAL CHEGAMOS A DEUS:

“Respondeu Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim” (João 14:6)

É POR MEIO DELE QUE NÓS TEMOS ACESSO AO PAI ATRAVÉS DO ESPÍRITO SANTO:

“Pois por meio dele tanto nós como vocês temos acesso ao Pai, por um só Espírito” (Efésios 2:18)

E HÁ UM SÓ MEDIADOR ENTRE DEUS E OS HOMENS:

“Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus” (1 Timóteo 2:5)

É POR ISSO QUE QUANDO ORAMOS, ORAMOS “EM O NOME DE JESUS”, PORQUE ESTAMOS ENTRANDO NA PRESENÇA DE DEUS (POR MEIO DA ORAÇÃO) ATRAVÉS DE CRISTO, QUE ABRIU ESSE CAMINHO PARA NÓS, QUANDO A SI MESMO SE ENTREGOU PELOS NOSSOS PECADOS, ABRINDO PARA NÓS UM NOVO E VIVO CAMINHO:

“Portanto, irmãos, temos plena confiança para entrar no Santo dos Santos pelo sangue de Jesus, por um novo e vivo caminho que ele nos abriu por meio do véu, isto é, do seu corpo. Temos, pois, um grande sacerdote sobre a casa de Deus. Sendo assim, aproximemo-nos de Deus com um coração sincero e com plena convicção de fé, tendo os corações aspergidos para nos purificar de uma consciência culpada e tendo os nossos corpos lavados com água pura. Apeguemo-nos com firmeza à esperança que professamos, pois aquele que prometeu é fiel” (Hebreus 10:19-23)

ASSIM COMO NO ANTIGO TESTAMENTO EXISTIA UM “SUMO SACERDOTE” QUE ENTRAVA UMA VEZ POR ANO NO “SANTO DOS SANTOS” PARA FAZER EXPIAÇÃO PELOS PECADOS DO POVO (ERA UMA “SOMBRA”, UMA TIPOLOGIA DE CRISTO), ASSIM TAMBÉM NO NOVO TESTAMENTO A REALIDADE É CLARAMENTE EXPRESSA COM CRISTO SENDO O NOSSO ÚNICO SUMO SACERDOTE DOS BENS VINDOUROS, QUE ABRIU CAMINHO À PRESENÇA DE DEUS PAI QUANDO SE OFERECEU PELOS NOSSOS PECADOS.

É POR CAUSA DESTE SACRIFÍCIO ÚNICO E SINGULAR QUE NÓS PODEMOS ORAR COM UM CORAÇÃO PURO E COM PLENA CONVICÇÃO DE FÉ. SEM O SACRIFÍCIO DE CRISTO, NÃO PODERÍAMOS ESTAR COM UMA CONSCIÊNCIA PLENAMENTE PURIFICADA DE UMA MENTALIDADE DE CULPA, POIS É APENAS QUANDO NOS APEGAMOS COM FIRMEZA À ESPERANÇA QUE PROFESSAMOS (ISTO É, NO SACRIFÍCIO QUE CRISTO FEZ EM NOSSO FAVOR) QUE TEMOS OS NOSSOS PECADOS PERDOADOS E QUE PODEMOS CHEGAR LIVREMENTE À SALA DO TRONO DE DEUS, PORQUE CRISTO ABRIU ESSE CAMINHO PARA NÓS HOJE, POIS ELE VENCEU A MORTE E RESSUSCITOU.

FIQUE COM DEUS E ATÉ A PRÓXIMA.

AMIGAVELMENTE,
LUCAS BANZOLI.