PAULO CRIA NA IMORTALIDADE DA ALMA? (PARTE 2)

PAULO, POR SER FARISEU, CRIA NA IMORTALIDADE DA ALMA? (PARTE 2)

 

"Dificuldade: Paulo sabendo que metade da assembleia se constituia de fariseus consegue adesão para ser melhor interpretado. O autor, Lucas, deixa claro no que os fariseus acreditavam: Anjos e espíritos e ressurreição. Todas essas coisas são comuns no cristianismo também, por isso Paulo se vale do artifício para dividir os judeus. Como Paulo disse que no caminho para Damasco se encontrou com Jesus, os fariseus tentaram defendê-lo dizendo que ele teria visto um espírito ou anjo.
Solução mortalista: Lucas não acreditava na imortalidade da alma. Apenas designou o que os fariseus acreditavam.
Furo:
O único Lucas que não acreditava na imortalidade da alma é Lucas Banzoli."
Ainda te cutucou ó!
rsrsrss (Reginaldo, Fortaleza – 30/06/2011)

Resposta - OLÁ, REGINALDO.

COMO ESSA OUTRA CARTA É IGUAL A ÚLTIMA QUESTÃO RECÉM-RESPONDIDA LOGO ABAIXO, PEÇO PARA QUE VOCÊ LEIA AQUELA MINHA REFUTAÇÃO DESTE ARGUMENTO DO PAPISTA, SOBRE AS DOUTRINAS FARISAICAS EM CONTRASTE COM AS DOUTRINAS CRISTÃS.

COMO ADENDO IMPORTANTE AQUI, É ERRADO DIZER QUE PAULO SE VALEU DAQUELE ARGUMENTO PORQUE OS CRISTÃOS ACREDITAVAM NAQUELAS MESMAS DOUTRINAS. ISSO SE CHAMA MERAMENTE ACHISMO OU ESPECULAÇÃO, DESPROVIDO DE PROVAS OU EVIDÊNCIAS QUE FORTALEÇAM A INTERPRETAÇÃO QUE ELE TEM DESTE TEXTO. TUDO O QUE O TEXTO ESTÁ MERAMENTE DIZENDO É QUE PAULO RESSALTOU AQUELE CONTRASTE ENTRE FARISEUS E SADUCEUS, NÃO PORQUE ELE CRESSE EXATAMENTE NAS MESMAS DOUTRINAS, MAS SIM PARA CAUSAR TUMULTO ENTRE OS FARISEUS E OS SADUCEUS NO SINÉDRIO, O QUE SERIA UM ARTIFÍCIO PELO QUAL ELE PODERIA DIVIDIR A ASSEMBLÉIA E, DESTA FORMA, AO INVÉS DE ESTAREM TODOS CONTRA ELE, ELE TERIA METADE DA ASSEMBLÉIA A SEU FAVOR.

OU SEJA, EM NADA AQUI A ESTRATÉGIA USADA PELO APÓSTOLO PAULO SE FUNDAMENTAVA NA SUA SUPOSTA CRENÇA NA IMORTALIDADE DA ALMA. EU PODERIA FAZER EXATAMENTE A MESMA COISA EM UM TRIBUNAL EM QUE EU ESTIVESSE SENDO JULGADO, PARA DIVIDIR A ASSEMBLÉIA POR MEIO DE UM CONTRASTE ENTRE AS CRENÇAS DE DOIS GRUPOS DISTINTOS, APENAS COM A FINALIDADE DE ESTRATEGICAMENTE LEVAR A MELHOR NA ASSEMBLÉIA, SEM NECESSARIAMENTE ADERIR A ABSOLUTAMENTE TODAS AS CRENÇAS DE UM DOS DOIS GRUPOS EM ESPECÍFICO.

APENAS PARA RESSALTAR NOVAMENTE AQUI, SE O FATO DE PAULO TER DITO “SOU FARISEU” É UM PRETEXTO PARA ELE ATUALMENTE CRER NA IMORTALIDADE DA ALMA, TAMBÉM DEVERIA SER UM PRETEXTO PARA QUE ELE CRESSE TAMBÉM NA CIRCUNCISÃO, NEGAR O BATISMO DE JOÃO BATISTA E OBRIGAR A TODOS GUARDAREM AS “TRADIÇÕES” FARISAICAS EXTRA-BÍBLICAS; AFINAL, TODAS ESSAS DOUTRINAS E COSTUMES ERAM FARISAICAS TAMBÉM, CORRETO?

É ÓBVIO QUE NÃO PODEMOS A PARTIR DISSO CONSIDERAR ABSOLUTAMENTE TODAS AS DOUTRINAS FARISAICAS COMO FAZENDO PARTE DOS CONCEITOS DOUTRINÁRIOS DO APÓSTOLO PAULO APÓS A SUA CONVERSÃO AO CRISTIANISMO, MAS APENAS CONSIDERAR O CONTEXTO DAQUELA PRÓPRIA PASSAGEM PARA VER EXATAMENTE EM QUE SENTIDO QUE PAULO ACREDITAVA NAQUELA MESMA COISA QUE OS FARISEUS. VEJAMOS ATENTAMENTE O TEXTO:

“Então Paulo, sabendo que alguns deles eram saduceus e os outros fariseus, bradou no Sinédrio: "Irmãos, sou fariseu, filho de fariseu. Estou sendo julgado por causa da minha esperança na ressurreição dos mortos!” (Atos 23:6)

XEQUE-MATE! PAULO SE IDENTIFICA COM OS FARISEUS, NÃO PORQUE TODAS AS DOUTRINAS QUE ELE ACREDITAVA ERAM EXATAMENTE AS MESMAS QUE OS FARISEUS DEFENDIAM, MAS SIM PORQUE AMBOS TINHAM UMA MESMA CONVICÇÃO EM UM TERMO ESPECÍFICO, QUE SE BASEIA NA FIRME CRENÇA DA RESSURREIÇÃO DOS MORTOS! OU SEJA, O QUE PAULO E OS FARISEUS TINHAM EM COMUM NÃO ERAM “TODAS” AS CRENÇAS, MAS SIM A CRENÇA ESPECÍFICA NA RESSURREIÇÃO, QUE É CLARAMENTE DITA PELO APÓSTOLO NESTE CONTEXTO EM QUE ESTAMOS TRATANDO.

SE PAULO TAMBÉM SE IDENTIFICASSE COM OS FARISEUS NO QUESITO DA IMORTALIDADE DA ALMA, CERTAMENTE NÃO TERIA MENCIONADO JUNTO À RESSURREIÇÃO A IMORTALIDADE DA ALMA? SIM, SERIA MUITO APROPRIADO, AINDA MAIS LEVANDO-SE EM CONTA QUE OS SADUCEUS TAMBÉM NÃO CRIAM NA IMORTALIDADE DA ALMA, E ISSO SERVIRIA PARA ACENTUAR AINDA MAIS ESTE CONTRASTE. CONTUDO, A ÚNICA COISA QUE PAULO FAZ MENÇÃO É NA SUA CRENÇA NA RESSURREIÇÃO DOS MORTOS, E NÃO EM SUA SUPOSTA CRENÇA NA “IMORTALIDADE DA ALMA”, QUE NOVAMENTE É TOTALMENTE ESQUECIDA POR ELE.

TEMOS QUE TOMAR CUIDADO COM ESSAS “OBSERVAÇÕES IMORTALISTAS”, POIS TODAS ELAS QUANDO SÃO COLOCADAS DENTRO DE SEU DEVIDO CONTEXTO, SÃO CLARAMENTE DESTRUÍDAS COM CERTA FACILIDADE, E ALGUMAS DELAS SÃO ATÉ PROVAS CONTRÁRIAS A ELES MESMOS(!), POIS NENHUMA DOUTRTINA ANTIBÍBLICA PODE SER SUSTENTADA BIBLICAMENTE A NÃO SER POR UMA EXEGESE FURADA E REPLETA DE ACHISMO, COMO É O CASO QUE O PAPISTA QUER NOS CONVENCER COM RELAÇÃO A ESTE TEXTO.

UM GRANDE ABRAÇO E FIQUE COM DEUS!