QUEM ERA A “AUTORIDADE MÁXIMA” NA IGREJA PRIMITIVA

QUEM ERA A “AUTORIDADE MÁXIMA” NA IGREJA PRIMITIVA?

 

Fiquei com uma duvida Lucas,

No artigo "A Missao secreta de Pedro",vc disse q era Tiago o q estava mais a frente da Igreja,mas depois citou o texto de Atos em q Paulo é identificadi como o cabeça do movimento.

A titulo de esclarecimento,apenas,n de desafio,por favor n veja assim,me ajude a entender! (Reginaldo, Fortaleza – 15/06/2011)

Resposta - OLÁ, REGINALDO.

AMBOS (TIAGO E PAULO) ERAM, EM CERTO SENTIDO, “LÍDERES” (COLUNAS) DA IGREJA CRISTÃ PRIMITIVA. AMBOS TINHAM PROEMINÊNCIA, CADA UM EM SENTIDOS DIFERENTES. QUANDO DISSE QUE TIAGO TINHA “CERTA PROEMINÊNCIA NA IGREJA PRIMITIVA”, ME REFERIA AO FATO DE QUE FOI ELE QUEM LIDEROU O PRIMEIRO CONCÍLIO DE JERUSALÉM, REGISTRADO EM ATOS 15. E QUANDO EU DISSE QUE PAULO TAMBÉM TINHA CERTA PROEMINÊNCIA NA IGREJA PRIMITIVA, ME REFERIA AO FATO DE QUE OS JUDEUS O APONTARAM COMO SENDO O “CABEÇA DA SEITA DOS NAZARENOS” (At.24:5).

OU SEJA, AMBOS TINHAM PROEMINÊNCIA NA IGREJA DOS PRIMEIROS SÉCULOS, PORQUE A IGREJA PRIMITIVA NÃO ERA FORMADA POR UM “PAPA” OU “BISPO SUPREMO” QUE REINASSE ABSOLUTO SOBRE TODOS OS DEMAIS. SE ASSIM FOSSE, PODERÍAMOS APONTAR ALGUÉM (COMO PEDRO, PAULO OU TIAGO) COMO SENDO ESTA ÚNICA E ABSOLUTA LIDERANÇA SUPREMA E INFALÍVEL, O QUE NÃO ACONTECE PELO FATO DE QUE A IGREJA ERA ECUNÊMICA, SEM TER UM BISPO QUE DOMINAVA E LIDERAVA SOBRE TODOS OS DEMAIS COM TOTAL SUPREMACIA.

DESTA FORMA, PODEMOS RESUMIR QUE TIAGO, PAULO, PEDRO E JOÃO ERAM COLUNAS (LÍDERES) PROEMINENTES NA IGREJA PRIMITIVA, SEM ALGUM DELES COMANDAR ABSOLUTAMENTE SOBRE TODOS OS DEMAIS. COMO FOI DITO, NÃO EXISTIA UMA ÚNICA “COLUNA” OU UM ÚNICO “LÍDER”, MAS VÁRIOS QUE JUNTAMENTE ADMINISTRAVAM TODO O REBANHO DO SENHOR JESUS CRISTO. ASSIM, NÃO EXISTE CONTRADIÇÃO QUANDO EU DISSE QUE TIAGO TINHA CERTA PROEMINÊNCIA NA IGREJA PRIMITIVA E QUANDO EU DISSE QUE PAULO FOI INDICADO PELOS JUDEUS COMO SENDO O PRINCIPAL CABEÇA DA SEITA DOS NAZARENOS.

ISSO SÓ AJUDA A INDICAR QUE NÃO EXISTIA NA IGREJA PRIMITIVA UM BISPO ÚNICO, ABSOLUTAMENTE INFALÍVEL E SUPREMO, QUE EXERCESSE UM “PRIMADO” SOBRE TODOS OS DEMAIS, MAS SIM VÁRIAS “COLUNAS” QUE TINHAM PAPÉIS IMPORTANTES E PROEMINENTES DENTRO DA COMUNIDADE CRISTÃ. SE PEDRO FOSSE “PAPA”, POR EXEMPLO, NÃO SERIA PAULO O INDICADO COMO SENDO O LÍDER DOS NAZARENOS E NEM SERIA TIAGO O APONTADO COMO SENDO O QUE LIDEROU O CONCÍLIO DE JUERUSALÉM. ESTES DOIS FATOS (ASSIM COMO MUITOS OUTROS), NOS AJUDAM A MOSTRAR QUE PEDRO NÃO ERA A “ÚNICA COLUNA” (ver Gálatas 2:9).

AMIGAVELMENTE,
LUCAS BANZOLI.