MOISÉS PASSOU POR UMA VIVIFICAÇÃO? (PARTE 1)

MOISÉS PASSOU POR UMA VIVIFICAÇÃO? (PARTE 1)

 

Olá, Lucas. Graça e paz. Sou André.

Li os estudos que você produziu, nos quais você mostra sua discordância em torno da imortalida da alma.
Bem, eu sou imortalista, e acredito que existem muitas bases bíblicas para essa crença. Uma das provas, por exemplo, é a aparição de Moisés no evento da transfiguração. Contrariamente ao que você disse ao analisar o relato da transfiguração à luz de Jd 9, os judeus nunca acreditaram que Moisés tenha ressuscitado. Veja onde vc cometeu esse equívoco histórico:

"Obviamente Miguel ganhou a posse do corpo de Moisés e o ressuscitou. Para aqueles que teimam em negar a clareza desta passagem dizendo que Moisés não ressuscitou, e o diabo queria tanto um cadáver, a situação fica muito mais complicada quando vemos o fato de que tal passagem está narrada no livro hebreu chamado “A Ascensão de Moisés”. Coincidência? Não! Os judeus acreditavam na ressurreição de Moisés, e Judas colocou isso como uma verdade ao escrever este fato inspirado pelo Espírito Santo."

Porém, como demonstra o irmão Paulo Sérgio de Araújo no site www.imortalidadedaalma.com, o livro "A Ascensão de Moisés" NÃO narrava a ressurreição de Moisés, mas, sim,o SEPULTAMENTO dele. Em seguida, após o corpo de Moisés ser sepultado pelo arcanjo Miguel, este levou o ESPÍRITO de Moisés para o céu. Ou seja, a obra apócrifa da qual Judas extraiu o relato da contenda entre Miguel e o Diabo, acerca do corpo de Moisés, é uma base extrabíblica contrária à idéia de que Moisés tenha ressuscitado, mas a favor da imortalidade da alma.

Entrarei em contato com o irmão Paulo Sérgio, para ver se ele tem tempo disponível para dialogar contigo (caso vc queira, é claro) sobre esse e muitos outros assuntos que giram em torno da imortalidade da alma, pois ele é um perito no assunto.

Umforte abraço, Lucas. (André Galdino, Curitiba – 30/05/2011)

Resposta - OLÁ, ANDRÉ.
EU JÁ ESTOU DEBATENDO COM O PAULO SÉRGIO, NÃO DIRETAMENTE (PORQUE ELE NÃO QUIS APARECER POR AQUI), MAS SIM POR MEIO DO LUIS HENRIQUE, QUE ESTÁ REPASSANDO AS MINHAS RESPOSTAS PARA ELE. COMO EU TENHO O COSTUME DE RESPONDER UMA OU DUAS CARTAS POR DIA, DECIDI RESPONDER A SUA HOJE E A DELE AMANHÃ, EM QUE ESTAMOS DEBATENDO SOBRE O FATO DE DEUS SER O ÚNICO A POSSUIR A IMORTALIDADE (1Tm.6:16). REALMENTE ACHO QUE SERIA MELHOR E MAIS VIÁVEL QUE EU DEBATESSE DIRETAMENTE COM ELE, VOU PROPOR ISSO NA MINHA RESPOSTA DE AMANHÃ, PARA QUE, SE POSSÍVEL, EU POSSA ATÉ VIR A CRIAR UMA PÁGINA NO SITE APENAS CONTENDO O MEU DEBATE COM ELE, PARA A MAIOR VISUALIZAÇÃO E APRECIAÇÃO DE TODOS OS QUE QUISEREM ACOMPANHAR O DEBATE.

VOCÊ DISSE:
“Porém, como demonstra o irmão Paulo Sérgio de Araújo no site www.imortalidadedaalma.com, o livro "A Ascensão de Moisés" NÃO narrava a ressurreição de Moisés, mas, sim,o SEPULTAMENTO dele”

CERTAMENTE, MAS ONDE FOI QUE EU DISSE QUE O LIVRO DA ASCENÇÃO DE MOISÉS NARRA ESTE SENDO RESSUSCITADO? O QUE EU DISSE FOI QUE A PASSAGEM QUE JUDAS, O APÓSTOLO, UTILIZOU EM JUDAS 9 VEM DO LIVRO DA “ASCENÇÃO DE MOISÉS”, MAS A CRENÇA NA RESSURREIÇÃO DE MOISÉS DEVE-SE DAR POSSIVELMENTE POR MEIO DE UMA TRADIÇÃO ORAL DOS JUDEUS. NÃO ESTOU DIZENDO QUE ESTA TRADIÇÃO ORAL É INFALÍVEL E MUITO MENOS QUE O LIVRO DA “ASCENÇÃO DE MOISÉS” O SEJA, MAS APENAS QUE NÃO ERA ESTRANHO AOS JUDEUS A CRENÇA DE QUE MOISÉS TIVESSE PASSADO POR UMA RESSURREIÇÃO.

ALÉM DISSO, É DIFÍCIL CONCILIARMOS O RELATO DE JUDAS 9 COM AQUILO QUE É DITO PELOS IMORTALISTAS QUANTO A VIVIFICAÇÃO DE MOISÉS, POIS DOUTRA FORMA ESTARÍAMOS PRESUMINDO QUE O DIABO ESTAVA DESESPERADAMENTE EM BUSCA DE UM CORPO MORTO QUE JÁ ESTARIA DECOMPOSTO OU VIRADO PÓ. SOMENTE O FATO DE MOISÉS TER SIDO LEVANTADO (AINDA QUE TEMPORARIAMENTE OU MOMENTANEAMENTE) DA MORTE, EXPLICA O POR QUÊ QUE SATANÁS LUTAVA CONTRA ISSO. O DIABO NÃO IRIA QUERER VER O SEU IMPÉRIO DE MORTE SENDO TEMPORARIAMENTE ABALADO POR ALGUMA VIVIFICAÇÃO QUE OCORRESE.

ISSO EXPLICARIA O MOTIVO DA DISPUTA. NENHUMA OUTRA “EXPLICAÇÃO” IMORTALISTA CONSEGUE EXPLICAR DEVIDAMENTE O PORQUÊ DA LUTA ENTRE MIGUEL E SATANÁS PELO CORPO MORTO DE MOISÉS. VALE RESSALTAR FORTEMENTE AQUI O FATO DE QUE EU NÃO ESTOU DIZENDO QUE O LIVRO INTEIRO DA ASCENÇÃO DE MOISÉS É INSPIRADO, UMA VEZ SENDO QUE SOMENTE AS ESCRITURA O SEJA. MAS SIM AQUELE RELATO – DA LUTA ENTRE O ARCANJO MIGUEL E SATANÁS PELO CORPO DE MIGUEL – QUE DEVE SER ENCARADO COMO UM FATO E REALIDADE E, COMO TAL, MERECE UMA DEVIDA EXPLICAÇÃO QUE OS IMORTALISTAS NÃO NOS PODEM DAR CONVINCENTEMENTE.

VOCÊ DISSE:
“Ou seja, a obra apócrifa da qual Judas extraiu o relato da contenda entre Miguel e o Diabo, acerca do corpo de Moisés, é uma base extrabíblica contrária à idéia de que Moisés tenha ressuscitado, mas a favor da imortalidade da alma”

MAS O FATO DO LIVRO DA ASCENÇÃO DE MOISÉS PREGAR A IMORTALIDADE DA ALMA NÃO SIGNIFICA QUE A ALMA É IMORTAL, CARO ANDRÉ. O ÚNICO LIVRO SAGRADO E DIVINAMENTE INSPIRADO, INFALÍVEL E SEM ERROS E MUITO MENOS COM DOUTRINAS EQUIVOCADAS, É A BÍBLIA SAGRADA. NO MAIS, PODEMOS CERTAMENTE COLOCAR ALGUMA OUTRA COISA ESCRITA COMO SENDO VERDADEIRA, SE ESTIVER DE ACORDO E HARMONIA COM AS SAGRADAS ESCRITURAS.

ESTE MESMO JUDAS ESCREVE, NO VERSÍCULO 14 DE SUA EPÍSTOLA, UMA CITAÇÃO DO LIVRO APÓCRIFO DE ENOQUE. SERÁ QUE O LIVRO APÓCRIFO DE ENOQUE É “DIVINAMENTE INSPIRADO”? SERÁ QUE ELE É INFALÍVEL REGRA DE AUTORIDADE FINAL DE FÉ E PRÁTICA ASSIM COMO A BÍBLIA? É CLARO QUE NÃO! O QUE PODEMOS PRESUMIR A PARTIR DE TAIS CITAÇÕES DA BÍBLIA É QUE AQUILO QUE ESTÁ SENDO RELATADO PELOS APÓSTOLOS É UMA VERDADE, AINDA QUE ESTEJA DENTRO DE UM OUTRO LIVRO, QUE SEJA APÓCRIFO E NÃO ESCRITURÍSTICO.

ISSO EVIDENTEMENTE NÃO TORNA TODO O LIVRO APÓCRIFO DIVINAMENTE INSPIRADO, MAS SIGNIFICA APENAS QUE AQUELA DETERMINADA CITAÇÃO DO AUTOR BÍBLICO DENTRO DE UM DETERMINADO LIVRO APÓCRIFO É VERDADEIRA. TANTO NO CASO DA CITAÇÃO DE JUDAS DO LIVRO APÓCRIFO DE ENOQUE E DA ASCENÇÃO DE MOISÉS, NÃO PODEMOS COLOCAR TODAS ESSAS OBRAS (INTEIRAS) COMO SENDO INFALÍVEIS E INSPIRADAS, MAS DEVEMOS NOS RETER ÀQUILO QUE ESPECIFICAMENTE ELES NOS MOSTRAM, E CHEGAR A UMA CONCLUSÃO EM CIMA DAQUILO.

PORTANTO, É ERRADO O RACIOCÍNIO DE DIZER QUE PORQUE UM TAL LIVRO É MENCIONADO UMA VEZ, ENTÃO TODO ELE É INSPIRADO! SE FOSSE ASSIM, ENTÃO DEVERÍAMOS CONSIDERAR COMO FAZENDO PARTE DAS ESCRITURAS NÃO APENAS O LIVRO APÓCRIFO DA ASCENÇÃO DE MOISÉS E DO APÓCRIFO DE ENOQUE, MAS TAMBÉM INÚMEROS OUTROS LIVROS NÃO-BÍBLICOS QUE SÃO CITADOS NA BÍBLICA, SEM CONTUDO DAR-LHES A MESMA AUTORIDADE QUE É DADA AS ESCRITURAS EM SEU CONTEÚDO TOTAL.

APENAS PARA CONSIDERAR O ASPECTO DA RESSURREIÇÃO DE MOISÉS, PARA FUNDAMENTAR UM POUCO MAIS TAL FATO E DEIXAR CLARO ALGUMAS COISAS, EU CREIO QUE MOISÉS PASSOU POR UMA VIVIFICAÇÃO, EMBORA NÃO TENHA SIDO RESSUSCITADO PARA A GLÓRIA (COMO ACONTECEU COM JESUS), MAS APENAS POR UM DADO MOMENTO TEMPORÁRIO, UMA VIVIFICAÇÃO MOMENTÂNEA COM A FINALIDADE DE APARECER NO MONTE DA TRANSFIGURAÇÃO. ISSO FICA MUITO EVIDENTE QUANDO VEMOS QUE MOISÉS NÃO ESTAVA SEM CORPO (COMO UM ESPÍRITO INCORPÓREO) NO MONTE, MAS SIM EM UM CORPO GLORIOSO E TÃO FÍSICO QUE PRECISARIA ATÉ MESMO DE TENDA!

MOISÉS E ELIAS APARECERAM EM GLÓRIA NO MONTE DA TRANSFIGURAÇÃO:

“Os quais apareceram com glória, e falavam da sua morte, a qual havia de cumprir-se em Jerusalém” (Lc.9:31)

ISSO NOS MOSTRA QUE MOISÉS E ELIAS NÃO ESTAVAM NO MONTE COMO ESPÍRITOS INCORPÓREOS, POIS A NOSSA GLORIFICAÇÃO VEM QUANDO ESTIVERMOS REVESTIDOS COM UM CORPO GLORIFICADO:

“Semeia-se em ignomínia, ressuscitará em glória. Semeia-se em fraqueza, ressuscitará com poder (1Co.15:43)

PERCEBA QUE É SOMENTE NA RESSURREIÇÃO QUE A BÍBLIA CLASSIFICA COMO SENDO “EM GLÓRIA” E “COM PODER”. ESSA GLORIFICAÇÃO OCORRE POR OCASIÃO DA RESSURREIÇÃO DOS MORTOS, E É NESTA CONDIÇÃO QUE APARECE MOISÉS NO MONTE, E NÃO APENAS COMO UM ESPÍRITO DESPROVIDO DE UM CORPO! OUTRO FATO IMPORTANTÍSSIMO É O DE QUE MOISÉS PRECISARIA DE UMA TENDA, TANTO QUANTO O PRÓPRIO JESUS OU ELIAS:

“E Pedro, tomando a palavra, disse a Jesus: Mestre, é bom que estejamos aqui; e façamos três cabanas, uma para ti, outra para Moisés, e outra para Elias” (Mc.9:5)

VEJA, CARO AMIGO ANDRÉ, QUE PEDRO PROPÔS CONSTRUIR TRÊS CABANAS, INCLUINDO PARA MOISÉS! ORA, SE MOISÉS ESTIVESSE NO MONTE DA TRANSFIGURAÇÃO COMO PROPÔS O AMIGO PAULO SÉRGIO DE ARAÚJO, DESPROVIDO DE UM CORPO, ENTÃO LOGICAMENTE PEDRO NÃO IRIA PROPOR CONSTRUIR UMA TENDA PARA ELE! ORA, NÃO SE CONSTRÓI EDIFICAÇÕES FÍSICAS TAIS COMO CABANA PARA UM ESPÍRITO SUPOSTAMENTE INCORPÓREO, ABSTRATO, FLUÍDICO. CASAS, CABANAS, TENDAS E EDIFÍCIOS SÃO DE QUALIDADE MATERIAL, FÍSICO; E, PORTANTO, DEVE ABRIGAR UM SER IGUALMENTE FÍSICO, CORPÓREO, MATERIAL.

CERTAMENTE A CABANA QUE PEDRO PROPÔS CONSTRUIR NÃO ERA UM OBJETO ABSTRATO OU IMATERIAL, POIS O PRÓPRIO JESUS (REVESTIDO DE CORPO FÍSICO) E ELIAS (TAMBÉM REVESTIDO DE CORPO FÍSICO) IRIAM ENTRAR NELA TAMBÉM. PORTANTO, SE ELIAS E JESUS ESTIVERAM COM CORPO FÍSICO E MATERIAL, E PEDRO NÃO PROPÔS CONSTRUIR APENAS DUAS CABANAS MAS SIM TRÊS, INCLUINDO PARA MOISÉS, ENTÃO OBVIAMENTE MOISÉS TAMBÉM ESTAVA REVESTIDO DE UM CORPO NA OCASIÃO EM QUE APARECEU NO MONTE. NINGUÉM VAI BEIRAR O RIDÍCULO DE PROPOR CONSTRUIR UMA TENDA FÍSICA PARA UMA PESSOA NÃO-FÍSICA E IMATERIAL. PORTANTO, A CENA QUE TEMOS NO MONTE DA TRANSFIGURAÇÃO É A SEGUINTE:

-JESUS = REVESTIDO DE UM CORPO
-ELIAS = REVESTIDO DE UM CORPO
-MOISÉS = REVESTIDO DE UM CORPO

SOBRE O ESTADO GLORIOSO QUE ELES SE ENCONTRAVAM ONDE SE DEDUZ QUE MOISÉS TAMBÉM ESTAVA REVESTIDO DE UM CORPO (GLORIOSO):

-JESUS = EM GLÓRIA
-ELIAS = EM GLÓRIA
-MOISÉS = EM GLÓRIA

E SOBRE A TENDA (OBJETO FÍSICO E MATERIAL) NA QUAL ESTARIAM ESSAS PESSOAS, TEMOS TAMBÉM O SEGUINTE QUARO:

-UMA TENDA PARA JESUS
-UMA TENDA PARA ELIAS
-E UMA TENDA TAMBÉM PARA MOISÉS!

PORTANTO, DADO OS DEVIDOS FATOS OCORRIDOS NO MONTE DA TRANSFIGURAÇÃO, A PARTIR DE UMA LEITURA BÍBLICA SÉRIA, HONESTA E CUIDADOSA, PODEMOS AFIRMAR COM ABSOLUTA CERTEZA QUE MOISÉS NÃO ESTAVA EM UM ESTADO DISTINTO OU DIFERENTE DE JESUS E ELIAS. PEDRO NÃO VIU UM JESUS EM GLÓRIA NO CORPO, UM ELIAS EM GLÓRIA NO CORPO E UM MOISÉS APENAS COMO UM SER NÃO-FÍSICO, CLARAMENTE DISTINTO DOS OUTROS DOIS E SEM CORPO!

MUITO PELO CONTRÁRIO, PEDRO VIU OS TRÊS (JESUS, ELIAS E MOISÉS) EM GLÓRIA E EM CORPO GLORIFICADO, TANTO QUE PROPÔS CONSTRUIR TRÊS CABANAS E NÃO APENAS DUAS, COMO QUEREM OS IMORTALISTAS. INFELIZMENTE OS DEFENSODRES DA DOUTRINA DA IMORTALIDADE SE COLOCAM EM APUROS QUANDO SE DEPARAM COM A CENA DO MONTE DA TRANSFIGURAÇÃO: OU ELES BEIRAM O RIDÍCULO DE AFIRMAR QUE UM SER NÃO-FÍSICO E IMATERIAL PRECISARIA DE UMA CABANA FÍSICA E MATERIAL, OU ENTÃO ELES JOGAM A CABANA DE MOISÉS FORA.

AMIGAVELMENTE,
LUCAS BANZOLI.