ALGUMAS DÚVIDAS SOBRE O TEMA DA VIDA APÓS A MORTE

ALGUMAS DÚVIDAS SOBRE O TEMA DA VIDA APÓS A MORTE

 

Gostei muito do site , parabéns, que Deus continue te abençoando, não quero entrar em conflito, mas fiquei com algumas duvidas, sobre a imortalidade da alma, na parabola do rico e lazaro no inferno o rico tem conciencia e não ha cessamento dessa conciencia!, se os mortos não sabem de nada, e cristo é o primeiro a ressucitar em corpo glorificado, como moises pode aparecer no monte junto com elias e quanto a eclesiestes 3 -Eu sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente; nada se lhe deve acrescentar, e nada se lhe deve tirar; e isto faz Deus para que haja temor diante dele. ...se puder me orientar sobre estas passagens ficarei muito agradecido, pois sou um estudante da Palavra e para mim ela é a maior autoridade , mesmo antes do meu pastor, a Palavra é a autoridade maxima; desde já obrigado! (Marlus, Volta Redonda/RJ – 11/05/2011)

Resposta - OLÁ, MARLUS.
PRIMEIRAMENTE AGRADEÇO POR TODOS OS ELOGIOS, TENTO SEMPRE FAZER O MELHOR PARA A MAIOR EDIFICAÇÃO DOS LEITORES, CONFORME A GRAÇA DE DEUS, SEM A QUAL NADA SOMOS. ESTÁS CERTO EM AFIRMAR QUE A PALAVRA DE DEUS ESTÁ ACIMA DE TODA E QUALQUER OPINIÃO DE QUEM QUER QUE SEJA (SEJA PASTOR, PRESBÍTERO, PADRE, PAPA, ETC), E QUE DEVEMOS SER CONDUZIDOS NA FÉ ATRAVÉS DA SAGRADA ESCRITURA, E NÃO ATRAVÉS DA INTERPRETAÇÃO DE ALGUMA PESSOA, QUE ESTÁ SEMPRE SUJEITA A ERROS. O MAIOR PROBLEMA DENTRO DA IGREJA É QUE MUITAS PESSOAS SÃO LEVADAS E CONDUZIDAS POR TUDO QUANTO É “VENTO DE DOUTRINA” (Efésios 4:14), SEGUINDO A HOMENS AO INVÉS DE DEUS, ACHANDO QUE TUDO AQUILO QUE O PASTOR (OU QUALQUER OUTRO LÍDER ESPIRITUAL FALA) É A VERDADE E PRONTO.

COLOCAR A NOSSA FÉ NO QUE ESTÁ ESCRITO NA SAGRADA ESCRITURA É AQUILO QUE TEM DE MELHOR A SE FAZER, EM LUGAR DE COLOCAR A FÉ EM HOMENS MORTAIS QUE, MESMO PREGANDO DE BOA CONSCIENCIA, PODEM ENSINAR DA MANEIRA ERRADA. É EXATAMENTE POR ISSO QUE SEMPRE TENTO AO MÁXIMO SUJEITAR TODOS OS MEUS ESCRITOS À LUZ DAS SAGRADAS SESCRITURAS, MOSTRANDO NÃO AQUILO QUE O LUCAS ACHA, MAS SIM AQUILO QUE ESTÁ ESCRITO. AFINAL, É ATRAVÉS DAQUILO QUE ESTÁ ESCRITO NAS ESCRITURAS QUE TEMOS A VIDA ETERNA, E NÃO POR MEIO DE ALGUM PASTOR OU PADRE:

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam” (Jo.5:39)

EU FICO MUITO FELIZ EM VER ALGUÉM ABERTO PARA A VERDADE BÍBLICA, ACIMA DE QUALQUER OUTRA FONTE OU PESSOA. QUANTO AS QUESTÕES SOBRE A PARÁBOLA DO RICO E LÁZARO E SOBRE O APARECIMENTO DE MOISÉS NO MONTE DA TRANSFIGURAÇÃO, ELAS JÁ FORAM RESPONDIDAS EXAUSTIVAMENTE AQUI NO SITE E, PORTANTO, NÃO VEJO NECESSIDADE DE MAIOR APROFUNDAMENTO NO TEMA, A NÃO SER QUE VOCÊ ASSIM O JULGUE POR ACHAR AS EXPLICAÇÕES DE LÁ INSUFICIENTES. CASO QUEIRA CONFERIR OS ARTIGOS, BASTA ENTRAR NO ARTIGO DENOMINADO DE “IMORTALIDADE DA ALMA REFUTADA”, NO MENU ESQUERDO, ONDE EU REFUTO NOVE DAS PRINCIPAIS PASSAGENS UTILIZADAS PELOS IMORTALISTAS, INCLUINDO ESTAS DUAS QUE VOCÊ PASSOU. 

BASTA ACESSAR AQUELA PÁGINA SE QUISER CONFERIR OS ARTIGOS COMPLETOS, QUE SÃO MAIS ELABORADAMENTE ABORDADOS NO MEU LIVRO SOBRE O TEMA, “A LENDA DA IMORTALIDADE DA ALMA”, CUJO LINK TAMBÉM ESTÁ AQUI NO SITE, E VOCÊ PODE CONFERIR TODOS OS MEUS ARGUMENTOS (PRÓS E CONTRA) SOBRE O TEMA. GARANTO QUE TERÁ TODAS AS SUAS DÚVIDAS RESPONDIDAS, CONFORME ESTIVER LENDO A ABORDAGEM SOBRE O TEMA NO LIVRO, QUE É BEM MAIOR DO QUE O QUE EU ESCREVO NOS ARTIGOS OU NA SESSÃO DAS CARTAS RESPONDIDAS.

QUANTO A PASSAGEM DE ECLESIASTES (QUE NÃO ME RECORDO DE TER RESPONDIDO EM ALGUM OUTRO LUGAR DO SITE), VAMOS LER JUNTOS DE ACORDO COM O TEXTO BÍBLICO:

“Eu sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente; nada se lhe deve acrescentar, e nada se lhe deve tirar; e isto faz Deus para que haja temor diante dele” (Ec.3:14)

VEJA QUE SE FÔSSEMOS LEVAR LITERALMENTE AQUILO QUE SALOMÃO ESCREVE AQUI, ENTÃO CONSEQUENTEMENTE TODA A CRIAÇÃO DE DEUS, INCLUINDO OS ANIMAIS, AS ÁRVORES, AS PLANTAS, ETC, SERIAM INERENTEMENTE IMORTAIS E NÃO PERECERIAM NUNCA! É CLARO QUE ISSO É FALSO, POIS OS ANIMAIS (COMO OS DEMAIS DA CRIAÇÃO DE DEUS) NÃO POSSUEM UMA “ALMA IMORTAL” EM SI MESMOS, MAS PERECEM POR OCASIÃO DA MORTE, DE MANEIRA NATURAL. O QUE O AUTOR ESTAVA ESCREVENDO NESTE VERSO NÃO É QUE TUDO É ETERNO (COMO ÁRVORES, PLANTAS, HUMANOS OU ANIMAIS), MAS SIM QUE O DESEJO DE SER ETERNO ESTÁ NOS NOSSOS CORAÇÕES:

“Tudo fez Deus formoso no seu devido tempo, também pôs a eternidade no coração do homem, sem que este possa descobrir as obras que Deus fez desde o princípio até o fim” (Ec.3:11)

ANALISANDO MELHOR O TEXTO, VEMOS QUE NÃO EXISTE NEM AO MENOS UMA ÚNICA “PROVA” DA IMORTALIDADE DA ALMA, PORQUE SALOMÃO ESTÁ FALANDO DA ETERNIDADE NO CORAÇÃO DO HOMEM, E NÃO EM SUA ALMA. ORA, SABEMOS QUE O CORAÇÃO PERECE COM A MORTE DO CORPO! SE SALOMÃO FOSSE FAVORÁVEL A IMORTALIDADE DA ALMA, ENTÃO CERTAMENTE ELE DIRIA ASSIM COMO QUALQUER IMORTALISTA FAZ HOJE: QUE A IMORTALIDADE RESIDE NA ALMA, E NÃO NO CORAÇÃO!

TUDO O QUE O TEXTO EM PAUTA ESTÁ DIZENDO É QUE A ETERNIDADE ESTÁ NO NOSSO CORAÇÃO, OU SEJA, QUE OS SERRES HUMANOS TEM O DESEJO DE HERDAR, UM DIA, A ETERNIDADE. E ISSO A BÍBLIA ATESTA E CONFIRMA, NÃO COMO SENDO MEDIANTE A POSSE DE UMA ALMA ETERNA/IMORTAL, MAS SIM MEDIANTE JESUS CRISTO, QUE NOS OFERECE A VIDA ETERNA APÓS A RESSURREIÇÃO DENTRE OS MORTOS:

“E a vontade de quem me enviou é esta: que nenhum eu perca de todos os que me deu; pelo contrário, eu o ressuscitarei no último dia. De fato, a vontade de meu Pai é que todo homem que vir o Filho e nele crer tenha a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia” (Jo.6:39,40)

VEJA, PORTANTO, QUE A POSSE DE VIDA ETERNA POR MEIO DE JESUS CRISTO ESTÁ RELACIONADA À RESSURREIÇÃO DOS MORTOS NO ÚLTIMO DIA, PORQUANTO É APENAS POR OCASIÃO DA RESSURREIÇÃO QUE HERDAREMOS A VIDA ETERNA:

“Não vos maravilheis disso, porque vem a hora em que todos os que se acham nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão: os que tiverem feito o bem para a ressurreição da vida; e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo” (Jo.5:28,29)

É APENAS POR OCASIÃO DA RESSURREIÇÃO DOS MORTOS QUE OS JUSTOS SAEM PARA A VIDA, E OS ÍMPIOS SERÃO CONDENADOS. NÃO ACONTECE ANTES DISSO PORQUE NÓS NÃO TEMOS UMA ‘ALMA IMORTAL’ QUE DEIXA O CORPO PARA A VIDA OU PARA A CONDENAÇÃO ANTES MESMO DA RESSURREIÇÃO.

SE VOCÊ LER A CONTINUAÇÃO DESTE MESMO CAPÍTULO (3) DE ECLESIASTES, VERÁ A CONFIRMAÇÃO DISSO QUANDO SALOMÃO AFIRMA CATEGORICAMENTE QUE:

“O mesmo que sucede aos filhos dos homens sucede também aos animais; o mesmo lhes sucede: como morre um, assim morre o outro, todos têm o mesmo fôlego de vida, e nenhuma vantagem têm o homem sobre os animais, porque tudo é vaidade. Todos vão para o mesmo lugar, todos procedem do pó e ao pó retornarão” (Ec.3:19,20)

NESTES VERSOS, POUCO DEPOIS DA PASSAGEM QUE VOCÊ ME MOSTROU E NO MESMO CAPÍTULO, O MESMO AUTOR DISCORRE QUE O FÔLEGO DE VIDA (NO ORIGINAL HEBRAICO, “RUACH”, QUE SIGNIFICA “ESPÍRITO”) QUE ESTÁ NOS ANIMAIS É EXATAMENTE O MESMO DOS SERES HUMANOS, QUE ELES NÃO TÊM VANTAGEM SOBRE OS ANIMAIS EM FUNÇÃO DE QUE O DESTINO PÓS-MORTE DE AMBOS É O MESMO.

ISSO NOS MOSTRA CLARAMENTE QUE O SÁBIO REI SALOMÃO, ESCREVENDO INSPIRADO PELO ESPÍRITO SANTO, NÃO IMAGINAVA A IMORTALIDADE DA ALMA, OU DOUTRO MODO ACENTUARIA O CLARO “CONTRASTE” ENTRE OS DESTINOS DE HOMENS E ANIMAIS BEM COMO A DIFERENCIAÇÃO QUE OS IMORTALISTAS FAZEM ENTRE O ESPÍRITO-RUACH DOS SERES HUMANOS E O ESPÍRITO-RUACH DOS ANIMAIS, QUE ELE OS IGUALA EM ABSOLUTO. VALE SEMPRE A PENA RESSALTAR TAMBÉM O FATO DE QUE O AUTOR EXPLICITA NO CAPÍTULO 9 A QUESTÃO DA VIDA APÓS A MORTE, FUZILANDO POR COMPLETO A “INTERPRETAÇÃO” IMORTALISTA:

“Para aquele que está entre os vivos há esperança, porque mais vale um cão vivo do que um leão morto. Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco esperam eles recompensa, porque a sua memória jaz no esquecimento. Também o amor, ódio e inveja para eles já pereceram; para sempre não têm eles parte em coisa alguma do que se faz debaixo do sol” (Ec.9:4,6)

E MAIS ALGUNS VERSOS A FRENTE, ELE CONFIRMA ESTE PENSAMENTO E AFIRMA:

“Tudo o que te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque no além, para onde tu vais, não há obra, nem projetos, nem conhecimento, nem sabedoria alguma” (Ec.9:10)

DIANTE DE TUDO ISSO, A CONCLUSÃO NA QUAL PODEMOS CHEGAR A LUZ DE TODAS AS EVIDÊNCIAS QUE TEMOS EM ECLESIASTES, É QUE:

1. A ETERNIDADE NÃO ESTÁ NA ALMA DO HOMEM, MAS SIM NO SEU CORAÇÃO, PORQUE O HOMEM NÃO É IMORTAL, MAS SIM ANSEIA SE TORNAR UM, POR MEIO DE JESUS CRISTO E ATRAVÉS DA RESSURREIÇÃO DOS MORTOS.

2. O ESPÍRITO-RUACH DOS HOMENS É O MESMO QUE ESTÁ NOS ANIMAIS.

3. NÃO EXISTE VANTAGEM NENHUMA ENTRE HOMENS E ANIMAIS NO QUESITO DE VIDA APÓS A MORTE.

4. TODOS – HOMENS E ANIMAIS – VIERAM DO PÓ E VOLTARÃO PARA UM SÓ LUGAR: O PÓ!

5. MAIS VALE UM CÃO VIVO DO QUE UM LEÃO MORTO.

6. OS MORTOS NÃO SABEM DE COISA NENHUMA.

7. A MEMÓRIA DELES JAZ NO ESQUECIMENTO.

8. TAMBÉM O AMOR, ÓDIO E INVEJA PARA ELES JÁ PERECERAM (DEIXARAM DE EXISTIR).

9. NO ALÉM NÃO HÁ OBRAS, NEM PROJETOS, NEM CONHECIMENTO, NEM SABEDORIA ALGUMA.

10. CONCLUINDO, É MUITO MAIS RAZOÁVEL CRERMOS QUE SALOMÃO DESACREDITAVA (MORTALMENTE) NA IMORTALIDADE DA ALMA!

AMIGAVELMENTE,
LUCAS BANZOLI.