A MORTALIDADE DA ALMA E OS "PRINCÍPIOS TEOSÓFICOS"

OS “PRINCÍPIOS BÁSICOS DA ACEITAÇÃO TEOSÓFICA” SÃO CONTRA A MORTALIDADE DA ALMA?

 

Prezado escritor Lucas Banzoli: Inicialmente meu muito obrigado pela oportunidade de escrever algo em seu site TEOLOGIA, onde observei bastante referência teórica de classe, sempre clara e objetiva.
No tocante à imortalidade da alma e suas referências citadas nas escrituras, bastam análises mais curadas acerca do CORPO e ALMA relatados pelo ilustre amigo. Notável desempenho em lograr êxito diante de verdadeira exegese, orém, esquece-se de um detalhe categórico: Todas as passagens relatadas recaem na intertextualidade furtiva e plausível de interpretações dúbias, ou seja, o CRISTOrefere-se à morte de uma condição humana de pecado e sim momentaneamente em estado de sofrimento ou morte. Bastaria ler com mais cuidado o leitor e prontamente verá que o CRISTO sempre reticente dava suas orientações para salvar a pessoa do pecado e do sofrimento secular.
Outro critério válido em TEOLOGIA, analisa a veracidade de uma religião através das provas: Documental, Teórica e Real. Esta última, deve a teoria ou interpretação em exegese, bater com os fatos científicos comprováveis. Sendo assim, a RESSURREIÇÃO de um corpo despojado de vida orgãnica e em estado de decomposição, jamais poderia tornar à vida, é absurdo e inaceitável sob ótica humana, e mais: Prezado amigo, corpo é corpo ( matéria) e espírito( forma diferente e etérea). Estes são princípios básicos dentro de uma aceitação teosófica. (Marcello Cipullo, Mie Ken/JAPÃO – 10/04/2011)

Resposta - OLÁ, MARCELLO.
PRIMEIRAMENTE QUERO AGRADECER OS ELOGIOS DE QUE O SITE POSSUI TEÓRICA DE CLASSE, CLARA E OBJETIVA. AGRADEÇO-LHE GRANDEMENTE! NO TOCANTE A IMORTALIDADE DA ALMA, VOU COLOCAR AS SUAS CITAÇÕES EM MINÚSCULO E AS MINHAS RESPOSTAS LOGO EM SEGUIDA EM CAIXA ALTA:

VOCÊ DISSE:
“Todas as passagens relatadas recaem na intertextualidade furtiva e plausível de interpretações dúbias, ou seja, o CRISTOrefere-se à morte de uma condição humana de pecado e sim momentaneamente em estado de sofrimento ou morte. Bastaria ler com mais cuidado o leitor e prontamente verá que o CRISTO sempre reticente dava suas orientações para salvar a pessoa do pecado e do sofrimento secular.”

É VERDADE QUE MUITAS VEZES O TERMO “MORTE” NAS ESCRITURAS REFERE-SE A UMA CONDIÇÃO DE PECADO, MAS NÃO É VERDADE QUE EM TODAS AS VEZES QUE JESUS, OS PROFETAS OU OS APÓSTOLOS EMPREGARAM ESTE TERMO ERA ABSOLUTAMENTE SEMPRE PARA SE REFERIR AO PECADO, E NÃO A UMA CESSAÇÃO DE VIDA, EXISTEM DOIS SENTIDOS DE MORTE: MORTE COMO SEPARAÇÃO DE DEUS COMO CONSEQUENCIA DO PECADO, E MORTE NO SENTIDO DE CESSAÇÃO DE VIDA. AMBOS OS SENTIDOS SÃO CORRETAMENTE APLICADOS PELAS ESCRITURAS.

ADEMAIS, A BÍBLIA SAGRADA NÃO SE LIMITA A EMPREGAR O TERMO “MORTE” PARA A SORTE FINAL DOS PECADORES (DE ANIQUILAMENTO), MAS SIM UM GRANDE ARSENAL DE VÁRIAS TERMINOLOGIAS QUE DENOTAM SEMPRE O MESMO SIGNIFICADO FINAL: QUE OS ÍMPIOS SERÃO ELIMINADOS, DESTRUÍDOS, MORTOS, ANIQUILADOS, ETC. OU SEJA, ELES FIZERAM USO DE TODOS OS TERMOS POSSÍVEIS PARA DEIXAR BEM CLARO QUE NÃO EXISTIA VIDA NA MORTE, E NEM UMA EXISTÊNCIA ETERNA AOS ÍMPIOS, INCRÉDULOS OU PECADORES. O ARSENAL DE PASSAGENS BÍBLICAS É ENORME, E EU RESUMI GRANDE PARTE DELAS NO MEU LIVRO SOBRE “A LENDA DA IMORTALIDADE DA ALMA”, E IREI PASSAR AQUI APENAS UMA PARTE DO REPERTÓRIO BÍBLICO DE ANIQUILAMENTO. VEJAMOS:

Biblicamente, ímpios serão eliminados (cf. Pv.2:22; Sl.37:9; Sl.37:22; Sl.104:35; Is.29:18-20), destruídos (cf. 2Pe.2:3; 2Pe.2:12,13; Tg.4:12; Mt.10:28; 2Pe.3:7; Dt.7:10; Fp.1:28; Rm.9:22; Sl.145:20; Gl.6:8; 1Co.3:16,17; 1Ts.5:3; 2Pe.2:1; Sl.145:20; Sl.94:23; Pv.1:29; 1Ts.5:3; Jó 4:9; Sl.1:4-6; Sl.73:17-20; Sl.92:6,7; Sl.94:23; Pv.24:21,22; Is.1:28; Is.16:4,5; Is.33:1; Lc.9:25; Gl.6:8; 1Ts.1:8,9), arrancados (cf. Pv.2:22), mortos (cf. Jo.8:24; Jo.11:28; Jo.6:47-51; Is.65:15; Rm.6:23; Is.11:4; Pv.11:19; Sl.34:21; Rm.8:13; Sl.62:3; Pv.15:10; Tg.1:15; Rm.8:13; Pv.19:16; Is.66:16; Je.12:3; Rm.1:32; Ez.18:21; Ez.18:23,24; Ez.18:16,28; 2Co.7:10; Rm.6:16; 2Co.3:6; Hb.6:1), exterminados (cf. Sl.37:9; Mc.12:5-9; At.3:23), executados (cf. Lc.19:14,27), serão devorados (cf. Ap.20:9; Jó 20:26-29; Is.29:5,6; Sl.21:9), se farão em cinzas (cf. 2Pe.2:6; Is.5:23,24; Ml.4:3), não terão futuro (cf. Sl.37:38; Pv.24:20), perderão a vida (cf. Lc.9:24), serão consumidos (cf. Sf.1:18; Lc.17:27-29; Is.47:14; Sl.21:9; Jó 20:26-29; Ap.20:9; Is.26:11; Naum 1:10; Sl.21:9; Lc.17:27-29), perecerão (cf. Jo.10:28; Jo.3:16; Sl.37:20; Jó 4:9; Is.66:17; Sl.37:20; Sl.68:2; Sl.73:27; At.13:40,41; Is.1:28; Is.41:11,12; 1Co.1:18; Rm.2:12; 2Co.4:3; 2Co.2:15,16; Lc.13:2,3; Lc.13:4,5; 2Ts.2:10), serão despedaçados (cf. Lc.20:17,18; Mt.21:44; 1Sm.2:10), virarão estrado para os pés dos justos (cf. At.2:34,35), desvanecerão como fumaça (cf. Sl.37:20; Sl.68:2; Is.5:24), terão um fim repentino (cf. Sf.1:18; Pv.24:21,22; Is.29:5,6; 1Ts.5:3; Is.29:18-20; 2Pe.2:1), serão como a palha que o vento leva (cf. Sl.1:4-6; Is.5:24; Is.29:5,6), serão como a palha para ser pisada pelos que vencerem (cf. Ml.1:1,3; Mt.5:13; Hb.10:12,13), serão reduzidos ao pó (cf. Sl.9:17; Is.5:24; Is.29:5,6; Lc.20:17,18; Mt.21:44; 2Pe.2:6), desaparecerão (cf. Sl.73:17-20; Is.16:4,5; Is.29:18-20), deixarão de existir (cf. Sl.104:35), serão apagados (cf. Pv.24:20), serão reduzidos a nada (cf. Is.41:11,12; 1Co.2:6), serão como se nunca tivessem existido (cf. Ob.1:16), serão evaporados (cf. Os.13:3), será lhes tirada a vida (cf. Pv.22:23; Jo.12:25), e não mais existirão (cf. Sl.104:35; Pv.10:25).

OU SEJA, A BÍBLIA APLICA UM REPERTÓRIO INUMERÁVEL DE PASSAGENS AS QUAIS DENOTAM CLARAMENTE O ANIQUILACIONISMO, E NÃO A PERMANÊNCIA ETERNA DA VIDA, ALGO QUE SÓ ACONTECERÁ AOS SALVOS APÓS A RESSURREIÇÃO DENTRE OS MORTOS, NO ÚLTIMO DIA.

VOCÊ DISSE:
“Outro critério válido em TEOLOGIA, analisa a veracidade de uma religião através das provas: Documental, Teórica e Real. Esta última, deve a teoria ou interpretação em exegese, bater com os fatos científicos comprováveis. Sendo assim, a RESSURREIÇÃO de um corpo despojado de vida orgãnica e em estado de decomposição, jamais poderia tornar à vida, é absurdo e inaceitável sob ótica humana”

A SUA CONSIDERAÇÃO SÓ PODERIA SER CONSIDERADA COMO VERDADEIRA NO CASO DE NÓS ESTIVÉSSEMOS PROPONDO UMA RELIGAÇÃO DAS MÓLECULAS AO PRÓPRIO CORPO E PELA PRÓPRIA FORÇA DA PESSOA QUE JÁ MORREU. INFELIZMENTE, NÓS CRISTÃOS NÃO PREGAMOS QUE OS MORTOS RESSUSCITAM POR SI MESMOS, MAS SIM QUE UMA FORÇA SOBRENATURAL OS RESSUSCITA, E ESSA FORÇA É DEUS. ATÉ MESMO NO CASO DE JESUS CRISTO, NÃO FOI PELA SUA PRÓPRIA FORÇA QUE ELE FOI RESSURRETO, MAS SIM MEDIANTE O PODER DO ESPÍRITO DE DEUS:

“E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita” (Rm.8:11)

OU SEJA, JESUS NÃO RESSUSCITOU DE SI MESMO, MAS FOI O ESPÍRITO SANTO QUEM RESSUSCITOU A CRISTO. DA MESMA FORMA, NÓS NÃO SEREMOS RESSUSCITADOS POR NOSSA PRÓPRIA FORÇA PESSOAL, MAS SIM PELA FORÇA DO ESPÍRITO SANTO. SE FOSSE PELA NOSSA PRÓPRIA FORÇA, ENTÃO EU SERIA O PRIMEIRO DE TODOS A LEVANTAR A MÃO E ME OPOR A ISSO, EXATAMENTE PORQUE A CIÊNCIA O NEGA. MAS, SENDO QUE É DEUS QUEM RESSUSCITA OS MORTOS, SEGUE-SE LOGICAMENTE QUE A QUESTÃO AQUI CONDIZ SE É OU NÃO PLAUSÍVEL A EXISTÊNCIA DE DEUS. E, FELIZMENTE, A EXISTÊNCIA DE DEUS É COMPROVADA PELOS SEGUINTES ARGUMENTOS QUE SÃO EXAUSTIVAMENTE PASSADOS NESTE SITE:

1. O argumento Cosmológico Kalam.
2. O argumento da Contingência.
3. O argumento da Lei Moral.
4. O argumento Teleológico.
5. O argumento da Ressurreição de Cristo.

ESTE ÚLTIMO ARGUMENTO, EM PARTICULAR, É AINDA MAIS RELEVANTE PARA O ASSUNTO NO QUAL ESTAMOS CONVERSANDO, PORQUE SE JESUS VERDADEIRAMENTE RESSUSCITOU DOS MORTOS, ENTÃO SEGUE-SE LOGICAMENTE QUE NÓS TAMBÉM PODEREMOS SER RESSUCITADOS DENTRE OS MORTOS, MEDIANTE O ESPÍRITO DE DEUS. E A RESSURREIÇÃO DE JESUS CRISTO É PROVADA CIENTIFICAMENTE, HISTORICAMENTE E LOGICAMENTE (VEJA O ARTIGO "JESUS REALMENTE RESSUSCITOU? - P2").

PORTANTO, A LÓGICA É REALMENTE MUITO SIMPLES: SE JESUS RESSUSCITOU DOS MORTOS, ENTÃO NÓS RESSUSCITAREMOS TAMBÉM:

“Sabendo que o que ressuscitou o Senhor Jesus nos ressuscitará também por Jesus, e nos apresentará convosco” (2Co.4:14)

PORTANTO, PARA NEGAR A REAL RESSURREIÇÃO DOS MORTOS, VOCÊ TERIA ANTES QUE MOSTRAR EVIDÊNCIAS PLAUSÍVEIS CONTRA-ARGUMENTACIONAIS QUANTO A RESSURREIÇÃO DE CRISTO, POIS A RESSURREIÇÃO DE JESUS É A PRIMÍCIA E GARANTIA DA NOSSA PRÓPRIA RESSURREIÇÃO SUPERIOR:

1 Coríntios 15
22 Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo.
23 Mas cada um por sua ordem: Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda.

OU SEJA, É CRISTO A NOSSA PRIMÍCIA. SE JESUS RESSUSCITOU, NÓS RESSUSCITAREMOS TAMBÉM! ADEMAIS, OUTRO ERRO DO SEU PONTO DE VISTA É PENSAR QUE OS CORPOS QUE RESSUSCITARÃO SERÃO EXATAMENTE O MESMO QUE NÓS ESTAMOS HOJE, O QUE É UM GRANDE ERRO. ESTE CORPO QUE NÓS TEMOS HOJE É UM CORPO INCORRUPTÍVEL, O QUE NÓS TEREMOS NA RESSURREIÇÃO É UM IMORTAL. ESTE CORPO QUE NÓS TEMOS HOJE É MORTAL, O QUE NÓS TEREMOS SERÁ IMORTAL. O QUE NÓS TEMOS HOJE ESTÁ EM FRAQUEZA, MAS O QUE NÓS POSSUIREMOS SERÁ GLORIFICADO. PORTANTO, A QUESTÃO AQUI NÃO SE TRATA DE UM CORPO DESPOJADO DE VIDA ORGÂNICA, CORRUPTÍVDEL, EM DECOMPOSIÇÃO, RESSUSCITANDO DO MESMO JEITO, MAS SIM DE UM NOVO CORPO, EM GLÓRIA, E NÃO EM FRAQUEZA:

1 Coríntios 15
35 Mas alguém dirá: Como ressuscitarão os mortos? E com que corpo virão?
36 Insensato! o que tu semeias não é vivificado, se primeiro não morrer.
37 E, quando semeias, não semeias o corpo que há de nascer, mas o simples grão, como de trigo, ou de outra qualquer semente.
38 Mas Deus dá-lhe o corpo como quer, e a cada semente o seu próprio corpo.
39 Nem toda a carne é uma mesma carne, mas uma é a carne dos homens, e outra a carne dos animais, e outra a dos peixes e outra a das aves.
40 E há corpos celestes e corpos terrestres, mas uma é a glória dos celestes e outra a dos terrestres.
41 Uma é a glória do sol, e outra a glória da lua, e outra a glória das estrelas; porque uma estrela difere em glória de outra estrela.
42 Assim também a ressurreição dentre os mortos. Semeia-se o corpo em corrupção; ressuscitará em incorrupção.
43 Semeia-se em ignomínia, ressuscitará em glória. Semeia-se em fraqueza, ressuscitará com vigor.
44 Semeia-se corpo natural, ressuscitará corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual.

AQUI VEMOS QUE O NOSSO CORPO RESSURRETO SERÁ:

1. INCORRUPTO.
2. GLORIOSO.
3. VIGOROSO.
4. ESPIRITUAL.

TAMBÉM LEMOS UM POUCO MAIS A FRENTE NESTE MESMO CAPÍTULO:

1 Coríntios 15
51 Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados;
52 Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.
53 Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade.
54 E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória.

AQUI VEMOS NOVAMENTE EM CENA AS QUESTÕES PRINCIPAIS DE QUE O NOSSO CORPO SERÁ:

1. INCORRUPTÍVEL.
2. IMORTAL.

VOCÊ DISSE:
“Prezado amigo, corpo é corpo ( matéria) e espírito( forma diferente e etérea). Estes são princípios básicos dentro de uma aceitação teosófica”

ESTES SÃO PRINCÍPIOS BÁSICOS DENTRO DO DUALISMO PLATÔNICO QUE DIVIDE A NATUREZA HUMANA, MAS NÃO DENTRO DO REALISMO BÍBLICO QUE NOS MOSTRA UMA NATUREZA HOLISTA DO SER HUMANO. A MESMA LÓGICA PODERIA SER UTILIZADA CONTRA VOCÊ MESMO, POR EXEMPLO:

-OS PENSAMENTOS SÃO MATERIAIS OU IMATERIAIS?
-OS PENSAMENTOS SÃO IMORTAIS?

OU ENTÃO:

-A SUA RESPIRAÇÃO É MATERIAL OU IMATERIAL?
-A SUA RESPIRAÇÃO É ‘IMORTAL’?

PODERIA PASSAR MUITOS EXEMPLOS CLÁSSICOS QUE NOS DEMONSTRAM DE MANEIRA CLARA E INEQUÍVOCA DE QUE ALGO SER IMATERIAL OU NÃO-FÍSICO NÃO SIGNIFICA SER DETENTOR DE IMORTALIDADE NATURAL, E MUITO MENOS SIGNIFICA QUE ELE É A PRÓPRIA PESSOA EM UM ESTADO DESENCARNADO QUE VAI PRO CÉU IMEDIATAMENTE APÓS A MORTE. AO CONTRÁRIO, O ESPÍRITO-RUACH SIGNIFICA, TANTO NO HEBRAICO COMO NO GREGO, “VENTO, SOPRO”.

ELE É VISIVELMENTE PRESENTE NA FORMA DA RESPIRAÇÃO, E SABEMOS MUITO BEM QUE AO EXPIRARMOS A NOSSA RESPIRAÇÃO SIMPLESMENTE CESSA, NÃO LEVA CONSIGO CONSCIÊNCIA OU PERSONALIDADE PARA DEUS. O ESPÍRITO VOLTA PARA DEUS, SIMPLESMENTE PORQUE O SOPRO DE VIDA QUE VEIO DELE VOLTA PARA ELE MESMO APÓS A MORTE. E ESTE PROCESSO É SUCEDIDO A TODAS AS PESSOAS, E NÃO TÃO SOMENTE AOS SALVOS. ISSO NÓS LEMOS CLARAMENTE EM ECLESIASTES:

“E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu” (Ec.12:7)

DIANTE DO CONTEXTO, VEMOS CLARAMENTE QUE O SÁBIO REI SALOMÃO ESTAVA DESCREVENDO UM PROCESSO QUE SUCEDE A TODAS AS PESSOAS E NÃO SOMENTE OS JUSTOS. VEJAMOS:

Eclesiastes 12
1 Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento;
2 Antes que se escureçam o sol, e a luz, e a lua, e as estrelas, e tornem a vir as nuvens depois da chuva;
3 No dia em que tremerem os guardas da casa, e se encurvarem os homens fortes, e cessarem os moedores, por já serem poucos, e se escurecerem os que olham pelas janelas;
4 E as portas da rua se fecharem por causa do baixo ruído da moedura, e se levantar à voz das aves, e todas as filhas da música se abaterem.
5 Como também quando temerem o que é alto, e houver espantos no caminho, e florescer a amendoeira, e o gafanhoto for um peso, e perecer o apetite; porque o homem se vai à sua casa eterna, e os pranteadores andarão rodeando pela praça;
6 Antes que se rompa o cordão de prata, e se quebre o copo de ouro, e se despedace o cântaro junto à fonte, e se quebre a roda junto ao poço,
7 E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu.

O CONTEXTO TODO NOS MOSTRA UM ACONTECIMENTO QUE SUCEDE A TODAS AS PESSOAS, INDISTINTAMENTE. TODOS NÓS TEMOS QUE NOS LEMBRAR DE DEUS NOS DIAS DA NOSSA JUVENTUDE, TODOS NÓS ENVELHECEMOS, E O ESPÍRITO DE TODOS NÓS SOBE PARA DEUS APÓS A MORTE. PORTANTO, É ÓBVIO QUE ESTE ESPÍRITO SIGNIFICA, COMO JÁ FOI AMPLAMENTE MOSTRADO EM VÁRIOS ARTIGOS DE MINHA AUTORIA E EM LIVROS, UM PRINCÍOPIO DE ANIMAÇÃO AO CORPO HUMANO, QUE VOLTA PARA DEUS APÓS A MORTE PORQUE PROVÉM DELE MESMO, EVIDENTEMENTE NÃO LEVANDO CONSIGO CONSCIÊNCIA E PERSONALIDADE HUMANA, PORQUE O ESPÍRITO É DE DEUS E NÃO NOSSO DE ORIGEM.

UM GRANDE ABRAÇO!