ARREBATAMENTO: PRÉ-TRIBULACIONAL OU NO ÚLTIMO DIA?

ARREBATAMENTO: PRÉ-TRIBULACIONAL OU NO ÚLTIMO DIA?

.

Prezado Lucas,esqueci de um outro ponto que não me deixa dormir e por isso estou aqui(risos).Pelo que ja pude ler acerca do estado intermediário dos mortos,o seu ensaio dá evidências de que não há distinção entre o evento do Arrebatamento que muitas denominações evangélicas pregam,ou a de uma "única" 2º vinda,visível,em que "todo olho o verá".Afinal,qual destas é a visão acertada?Grato novamente,Lucas,pela atenção.  (João Paulo, Fortaleza/CE – 22/09/2010)

.

Resposta - OLÁ, NOVAMENTE.
FOI BOM VOCÊ TOCAR NESTE ASSUNTO PORQUE JÁ FAZ UM BOM TEMPO QUE QUERIA MOSTRAR COMO QUE BIBLICAMENTE A DOUTRINA DO ARREBATAMENTO PRÉ-TRIBULACIONAL NÃO CONDIZ COM AS VERDADES ESCRITURÍSTICAS. UM SIMPLES RACIOCÍNIO LÓGICO JÁ FAZ DESMORONAR TODA A TEORIA PREGADA NA GRANDE MAIORIA DAS IGREJAS EVANGÉLICAS SOBRE ESTE ASSUNTO. PARA ELAS, JESUS VAI ARREBATAR A IGREJA E OS NÃO-SALVOS FICARÃO MAIS SETE ANOS AQUI NA TERRA SOFRENDO. CONTUDO, A VERDADE É QUE O ARREBATAMENTO DA IGREJA NÃO VEM SENÃO DEPOIS DE TODAS AS COISAS FOREM CONCLUÍDAS, NO ÚLTIMO DIA. VOU PROVAR ISSO DA SEGUINTE MANEIRA:
.
(1) O Arrebatamento sucede a ressurreição.
(2) A Ressurreição só vem no último dia, quando tudo já estiver concluído.
(3) Logo, é só neste momento que a Igreja será arrebatada.
.
É UMA LÓGICA BEM SIMPLES QUE DESMONTA COM TODA A OUTRA DOUTRINA. MAS PARA VERMOS SE ISSO CONDIZ OU NÃO, DEVEMOS PRIMEIRAMENTE ANALISAR SE AS PREMISSAS ESTÃO CORRETAS. SE AS PREMISSAS ESTIVEREM CORRETAS, ENTÃO SEGUE-SE LOGICAMENTE QUE O ARREBATAMENTO SÓ VEM MESMO NO ÚLTIMO DIA, NA VOLTA DE JESUS.
.

.
(1) O ARREBATAMENTO SUCEDE A RESSURREIÇÃO
.
A VALIDADE DA PRIMEIRA PREMISSA É MUITO CLARA AO ANALISARMOS A PRÓPRIA PASSAGEM QUE OS PRÉ-TRIBULACIONISTAS SE UTILIZAM PARA BASEAR A DOUTRINA DELES:
.
“Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor” (1 Tessalonicenses 4:15-17)
.
AQUI VEMOS CLARAMENTE QUE OS MORTOS EM CRISTO RESSUSCITARÃO PRIMEIRO, E É SOMENTE DEPOIS DESTE ACONTECIMENTO QUE SE DÁ O ARREBATAMENTO. VEJA QUE PAULO AFIRMA CATEGORICAMENTE: “DEPOIS.... NÓS SEREMOS ARREBATADOS” (v.17). OU SEJA, PRIMEIRO ACONTECE A RESSURREIÇÃO, DEPOIS ACONTECE O ARREBATAMENTO. UM GRUPO NÃO PRECEDE O OUTRO, PORQUE NÓS “DE MODO ALGUM PRECEDEREMOS OS QUE DORMEM” (v.15). POR ISSO, BASTA AGORA VERMOS QUANDO É QUE SE DÁ A RESSURREIÇÃO DOS MORTOS.
.

.
(2) A RESSURREIÇÃO SÓ VEM NO ÚLTIMO DIA, QUANDO TUDO JÁ ESTIVER CONCLUÍDO
.

A BÍBLIA DIZ QUE O ARREBATAMENTO SÓ VEM DEPOIS DA RESSURREIÇÃO (1Ts.4:15-17), E A RESSURREIÇÃO SÓ ACONTECE NO ÚLTIMO DIA:
.
“Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia” (Jo.6:54)
.
“Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia” (Jo.6:40)
.
“Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia” (Jo.6:44)
.
“E a vontade do Pai que me enviou é esta: Que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que o ressuscite no último dia” (Jo.6:39)
.
“Disse-lhe Marta: Eu sei que há de ressuscitar na ressurreição do último dia” (Jo.11:24)
.
FICA MUITO CLARO QUE A BÍBLIA INSISTE EM AFIRMAR QUE A RESSURREIÇÃO É SOMENTE NO “ÚLTIMO DIA”. COMO SE ISSO NÃO FOSSE SUFICIENTEMENTE CLARO, O PRÓPRIO LIVRO DO APOCALIPSE NOS MOSTRA QUE ESTA RESSURREIÇÃO SÓ VEM DEPOIS DE TODA TRIBULAÇÃO TER SE FINDADO:
.
“E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos” (Apocalipse 20:4)
.
TAL RESSURREIÇÃO SÓ VEM DEPOIS DE TODA A TRIBULAÇÃO APOCALÍPTICA TER TERMINADO, E É, COMO A BÍBLIA DIZ, REALMENTE NO “ÚLTIMO DIA”! PORTANTO, UMA VEZ QUE O ARREBATAMENTO SUCEDE A RESSURREIÇÃO, É IMPOSSÍVEL QUE ESTE ARREBATAMENTO SEJA PRÉ-TRIBULACIONAL OU ENTÃO MESO-TRIBULACIONAL, MAS SIM NO ÚLTIMO DIA, DEPOIS DE ACABAR TODA A TRIBULAÇÃO. O PRÓPRIO TEXTO DE MATEUS 24 DIZENDO RESPEITO AO ARREBATAMENTO MOSTRA AS OUTRAS PESSOAS SENDO DEIXADAS MORTAS, E NÃO VIVAS. BASTA LER O DEVIDO CONTEXTO:
.
“Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem. Então, estando dois no campo, será levado um, e deixado o outro” (Mateus 24:38-40)
.
OS QUE FICAREM APÓS O ARREBATAMENTO SERÃO DEIXADOS IGUAIS FICARAM OS ANTEDILUVIANOS DA ÉPOCA DE NOÉ: MORTOS, E NÃO VIVOS DURANTE MAIS UNS “SETE ANOS”.
.
JESUS NÃO VAI VOLTAR DUAS VEZES, MAS SIM UMA ÚNICA VEZ, QUANDO A IGREJA SERÁ ARREBATADA, OS NÃO-SALVOS PERECERÃO, E OS MORTOS RESSUSCITARÃO – TUDO ISSO NO ÚLTIMO DIA, DEPOIS DE TER ACABADO TODA A TRIBULAÇÃO APOCALÍPTICA.
.
GRANDE ABRAÇO!