A MORTALIDADE DA ALMA IMPUGNA O JUÍZO E SANTIDADE?

A REALIDADE DA MORTALIDADE IMPUGNA O JUÍZO E A SANTIFICAÇÃO?

.

Sobre o seu artigo - A lenda da imortalidade da alma:
.
O contra supera o pró no seu ensaio teológico e eu dizer porque: Voce fez um excelente ensaio teológico, bem como os seus demais artigos; eu quero criar um juizo de valor-sobreo estudo; a Bíblia pode ser interpretada com a visão do leitor; a teologia fornece ferramentas para isto. Mas uma coisa é certa, quando o Espirito Santo não está na direção da nossa interpretação em primeiro lugar, cometemos equivocos e podemos transforma-los em verdade absoluta. Tb sou teólogo, mas eu creio e ensino sobre a imortalidade da alma; porque se o meu corpo morrer hoje e vai voltar ao pó; a minha alma ira permanecer viva; o destino dela dependerá da condição em que eu estiver na hora desta separação. Se a minha vida estiver santificada porque sem a santidade ninguem jamais verá a Deus; minha alma será guardada com Cristo e ela voltará para o meu corpo quando houver a primeira ressurreição na qual só os mortos em Cristo ressucitarão num corpo glorificado e sereisemelhante aos anjos e não igual aos anjos como muitos ensinam. Se eu partir em pecado minha alma irá simpara o inferno, ressucitará na segunda ressureição; enfrentará o juizo final; e será lançada no lago de fogo e enxofre onde o fogo nunca se apaga. Este é o dano da segunda morte. Entendo que se a alma morresse e ponto final, Deus teria criado a Nova Jerusalém que descerá do céu onde os salvos viverão para sempre, bem como o inferno onde as almas dos que pereçeram em pecados sofrerão eternamente; em vão, para qual finalidade seria? Se todos forem salvos no fim, então não preciso me preocupar com a santificação da minha vida; lógico que não atingiremos a santidade plena neste corpo; mas chegaremos no limite suficiente para evitar os horrores eterno do inferno. grato. Quanto a questão do contra, é que se voce cre no que voce relatou neste estudo, eu vou orar a Deus para abrir o seu entendimento, e queo Espirito Santo de Deus venha mudar a sua opinião antes que voce parta desta vida; o pró é que o seu ensaio teologico é muito bem elaborado. Quanto ser imortalista ou mortalista, não me enguadro em nenhuma destas linhas teológicas; porque há divergencias nas duas; mas quanto a salvação ou aperdição da alma esta não é minha opinião, é a própria palavra de Deus que afirma, e o Espirito Santo nso confirma. Grato pelo espaço cedido. Desculpa os erros de digitação. Pode publicar se não houver restrição da sua parte. Em Cristo. Cornelio Dias (Cornélio Dias, São Paulo/SP – 05/08/2010)

.

Resposta - OLÁ, CORNÉLIO.
EM PRIMEIRO LUGAR AGRADEÇO PELOS ELOGIOS QUANTO AO ENSAIO TEOLÓGICO, E PELO EXEMPLO DE EDUCAÇÃO E RESPEITO POR VOCÊ MOSTRADO NESTE TEXTO.
.
CONTUDO, EM ALGUNS PONTOS DE SUA ARGUMENTAÇÃO HÁ FALHAS QUE NÃO PODEM SER PASSADAS DESPERCEBIDAS NO TOCANTE A TEOLOGIA MORTALISTA EM FRENTE À DOUTRINA DE SALVAÇÃO E SANTIFICAÇÃO COLOCADA POR VOCÊ. EM LUGAR ALGUM DA MINHA ARGUMENTAÇÃO (SEJA NO MEU LIVRO OU SEJA NOS OUTROS ARTIGOS LIGADOS AO TEMA) EU CHEGUEI SEQUER A SUGERIR A IDÉIA DE QUE A SALVAÇÃO SERIA UNIVERSAL PARA TODOS (INCLUINDO OS PECADORES), COMO VOCÊ SUGERE QUE EU DISSE. MUITÍSSIMO PELO CONTRÁRIO, EU CREIO ASSIM COMO VOCÊ QUE HAVERÁ UM JUÍZO PARA JUSTOS E PARA OS INJUSTOS, POIS “TODOS HAVEREMOS DE COMPARECER ANTE AO TRIBUNAL DE CRISTO” (Rm.14:10), PARA SERMOS JULGADOS DE ACORDO COM A NOSSA FÉ (Ef.2:8,9; Rm.3:28), E RETRIBUÍDOS DE ACORDO COM AS NOSSAS OBRAS (Mt.16:27; Rm.2:6; Ap.22:12), PARA ENTRARMOS OU NO CÉU OU NO INFERNO.
.
CONTUDO, ESTE JUÍZO PARA A VIDA OU PARA A CONDENAÇÃO SÓ VEM A OCORRER NA SEGUNDA VINDA DE CRISTO (Mt.25:31; Ap.11:18), E É NESTE PONTO QUE VOCÊ FALHA, POIS SE O JUÍZO SÓ ACONTECE NA NA VOLTA DE JESUS ENTÃO OS QUE MORRERAM NÃO ESTÃO JÁ NO CÉU OU NO INFERNO, MAS SÓ ENTRAM NESTES LUGARES APÓS PASSAREM PELO JULGAMENTO NO DIA DE CRISTO. TAL FATO É RELATADO COM CLAREZA NO LIVRO DE ATOS DOS APÓSTOLOS:
.
"Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do homem que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos" (Atos 17:31)
.
NOTE QUE O VERBO ESTÁ NO FUTURO, “DEUS HÁ DE JULGAR”, OU SEJA, DEUS NÃO JULGOU AINDA. SENDO QUE DEUS NÃO JULGOU OS MORTOS AINDA, ENTÃO A SEPRAÇÃO ENTRE SALVOS E PERDIDOS SÓ VIRÁ A ACONTECER NA VOLTA DE JESUS. TAL FATO É RELATADO COM CLAREZA POR CRISTO NO EVANGELHO DE MATEUS:
.
“Quando o Filho do Homem vier em sua glória, com todos os anjos, assentar-se-á em seu trono na glória celestial. Todas as nações serão reunidas diante dele, e ele SEPARARÁ umas das outras como o pastor separa as ovelhas dos bodes. E colocará as ovelhas à sua direita e os bodes à sua esquerda. Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Venham, benditos de meu Pai! RECEBAM COMO HERANÇA O REINO QUE LHES FOI PREPARADO DESDE A CRIAÇÃO DO MUNDO (Mateus 25:31-34)
.
VEJA QUE A SEPARAÇÃO ENTRE JUSTOS E INJUSTOS E A ENTRADA NO REINO SÓ ACONTECE “QUANDO O FILHO DO HOMEM VIER NA SUA GLÓRIA”, OU SEJA, NA SEGUNDA VINDA DE CRISTO. ALÉM DISSO, A SALVAÇÃO NÃO PRECEDE O JUÍZO, PORQUE O AUTOR DE HEBREUS DEIXA EVIDENTE QUE A SALVAÇÃO SUCEDE (E NÃO “ANTECEDE”) O JUÍZO:
.
“Da mesma forma, como aos homens está ordenado morrerem uma só vez e depois disso enfrentar o juízo, assim também Cristo foi oferecido em sacrifício uma única vez, para tirar os pecados de muitos; e APARECERÁ SEGUNDA VEZ, não para tirar o pecado, mas para TRAZER SALVAÇÃO AOS QUE O AGUARDAM” (Hebreus 9:27,28)
.
PORTANTO, FICA MUITO CLARO QUE NÃO EXISTE UM “ESTADO INTERMEDIÁRIO” DAS ALMAS, POIS O JUÍZO PARA A SEPARAÇÃO ENTRE JUSTOS E INJUSTOS SÓ OCORRE NA SEGUNDA VINDA DE CRISTO E A SALVAÇÃO NÃO PRECEDE O JUÍZO. COMO JÁ DISSE ACIMA, EU NUNCA EM CIRCUNSTÂNCIA ALGUMA CHEGUEI A AFIRMAR QUE TODOS SERÃO SALVOS COMO VOCÊ AFIRMA QUE EU DISSE. MUITO PELO CONTRÁRIO, HAVERÁ CONDENAÇÃO AOS INJUSTOS E VIDA PARA OS JUSTOS, MAS TAL FATO SÓ SE CONCRETIZARÁ NA RESSURREIÇÃO DOS MORTOS:
.
“Não fiquem admirados com isto, pois está chegando a hora em que todos os que estiverem nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão; os que fizeram o bem da ressurreição para a vida; e os que fizeram o mau da ressurreição para a condenação” (João 5:28,29)
.
VEJA QUE ELES NÃO ESTÃO NA VIDA, MAS SAIRÃO PARA A VIDA A PARTIR DA RESSURREIÇÃO. E QUANDO OCORRE ESSA RESSURREIÇÃO? A BÍBLIA RESPONDE: SOMENTE NO ÚLTIMO DIA!
.
“Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.” (João 6:40).
.
“E a vontade do que me enviou é esta: Que eu não perca nenhum de todos aqueles que me deu, mas que eu o ressuscite no último dia” (João 6:39)
.
POR FIM, A TEOLOGIA POR VOCÊ APRESENTADA DE RELIGAÇÃO ENTRE CORPO E ALMA NA RESSURREIÇÃO NÃO APARECE EM LUGAR NENHUM DA BÍBLIA. O QUE A BÍBLIA REALMENTE FALA É EM ALMAS MORTAS SENDO VIVIFICADAS POR OCASIÃO DA RESSURREIÇÃO:
.
“Então vi uns tronos; e aos que se assentaram sobre eles foi dado o poder de julgar; e vi AS ALMAS daqueles que foram degolados por causa do testemunho de Jesus e da palavra de Deus, e que não adoraram a besta nem a sua imagem, e não receberam o sinal na fronte nem nas mãos; E REVIVERAM, e reinaram com Cristo durante mil anos” (Apocalipse 20:4)
.
VEJA QUE AQUI É NOS DITO QUE AS ALMAS DOS QUE FORAM DEGOLADOS POR CAUSA DO TESTEMUNHO DE JESUS “REVIVERAM”. ORA, SE ELAS “REVIVERAM”, É PORQUE ESTAVAM MORTAS MESMO. ISSO É SOMENTE LÓGICA. TAMBÉM NO SALMO 49:8,9 LEMOS QUE “O RESGATE DE SUA ALMA É CARÍSSIMA, E CESSARÁ A TENTATIVA PARA SEMPRE, PARA QUE VIVA ETERNAMENTE E NÃO SOFRA DECOMPOSIÇÃO” (Sl.49:8,9). AQUI FICA CLARO QUE A ALMA TAMBÉM PODE SOFRER DECOMPOSIÇÃO; CONTUDO, É PASSÍVEL DE SER RESGATADA [na ressurreição] PARA VIVER PARA SEMPRE E NÃO SOFRER DECOMPOSIÇÃO [na sepultura].
.
VEMOS, PORTANTO, QUE NÃO EXISTE RELIGAÇÃO ENTRE CORPO E ALMA, AFINAL, SE A RESSURREIÇÃO NÃO EXISTISSE ENTÃO “OS QUE DORMIRAM EM CRISTO JÁ PERECERAM” (1Co.15:18) – NÃO HAVERIA VIDA DEPOIS DA MORTE (1Co.15:19,32)! A BÍBLIA SAGRADA USA O TERMO “ALMA” MAIS DE 1600 VEZES MAS NUNCA É SUCEDIDA PELOS TERMOS “ETERNO” [aionios] OU “IMORTAL” [athanatos]. A RAZÃO PARA ISSO É MUITO SIMPLES: A ALMA MORRE.
.
QUANTO AO PROCESSO DE SANTIFICAÇÃO, SE PARA MANTER ALGUÉM NA LINHA É PRECISO A AMEAÇA DE UM INFERNO ETERNO E DE DEMÔNIOS TORTURADORES E TERRÍVEIS, ENTÃO NESSE CONTEXTO JESUS SE TORNA APENA UM MEIO UTILIZÁVEL PARA ESCAPAR DO MAL. O OBJETIVO E FINALIDADE DESSA “CONVERSÃO” É FUGIR DO INFERNO E NÃO JESUS. MAS PARA AQUELES QUE TÊM A FÉ EDIFICADA SOBRE A ROCHA QUE É CRISTO, A BEM-AVENTURANÇA DE ALCANÇAR SUPERIOR RESSURREIÇÃO PARA A VIDA ETERNA SOMENTE EM CRISTO É MOTIVAÇÃO MAIOR DO QUE O SUFICIENTE QUE O MUNDO JAMAIS PODERIA IMAGINAR, AINDA ASSIM CONTINUAREI CRISTÃO, POIS EU NÃO FUI CONVERTIDO PELO MEDO DE UM TORENTO ETERNO.
.
E A FÉ DESSAS PESSOAS DEPENDE DESSE TORMENTO PARA CONTINUAREM “FIRMES NA FÉ”, POIS SE O INFERNO NÃO EXISTIR MAIS PARA ELAS, ENTÃO ELAS PENSAM QUE JÁ NÃO VALE A PENSA VIVER EM SANTIDADE. ELAS VIVEM EM SANTIDADE PARA QUE O DIABO NÃO TENHA BRECHAS E NÃO SEREM LANÇADAS NO INFERNO. E A SANTIDADE TORNA-SE APENAS UM MECANISMO CONTRA O MAL E NÃO O PROPÓSITO DA VIDA CRISTÃ.
.
O QUE SATANÁS ENSINA É BEM SIMPLES; ELE DIZ QUE NÓS NÃO MORREMOS, QUE APÓS A MORTE DO CORPO A ALMA SUBSISTE ETERNAMENTE. E PARA QUE ESSA “ALMA IMORTAL” NÃO SOFRA, BASTA QUE NESSA TERRA SEJAMOS PESSOAS BOAS. MAS SE NÃO FORMOS TÃO BONS ASSIM, DEPOIS DA MORTE AS REZAS RESOLVEM TUDO. PORTANTO, AQUILO QUE SATANÁS FAZ CRER É BEM MAIS SIMPLES QUE A EXPLICAÇÃO DE DEUS. SE A PESSOA NÃO MORRE, ELA NÃO TEM NECESSIDADE DE UM COMPLETO ARREPENDIMENTO, NEM DE SER SANTIFICADA, ISTO É, SEPARADA DO MUNDO, PARA PELA TRANSFORMAÇÃO VIR A SER TOTALMENTE OBEDIENTE A DEUS. BASTA SER “MAIS OU MENOS BOA”.
.
A IMORTALIDADE DA ALMA É A BASE DOUTRINÁRIA DA REBELIÃO DE LÚCIFER, E O FUNDAMENTO DAS DEMAIS MENTIRAS. SEMPRE QUE ELE ENTRA EM AÇÃO EM UMA SITUAÇÃO NOVA, A PRIMEIRA COISA QUE TENTA FAZER CRER É QUE A ALMA NÃO MORRE. E SABE POR QUÊ? PELO FATO DE QUE ASSIM É MAIS FÁCIL CRER NAS DEMAIS MENTIRAS DELE. VEJA BEM, O QUE DEUS REQUER É QUE NOS ARREPENDAMOS PARA QUE SEJAMOS PERDOADOS PELO SANGUE DE JESUS, E SALVOS POR MEIO DELE, PARA VIVERMOS ETERNAMENTE NELE. ISSO REQUER ESFORÇO, DECISÃO, MUDANÇA DE VIDA E OBEDIÊNCIA. NÃO É TÃO FÁCIL COMO O SIMPLISMO DE SATANÁS.
.
É CLARO QUE ESSA IDÉIA PAGÃ DE “IMORTALIDADE DA ALMA” QUE NÃO APARECE EM PARTE NEHUMA DA BÍBLIA (MAS SÓ EM CENTROS DE ESPIRITISMO) VÊM DA MENTE DE SATANÁS E NÃO DE DEUS. NA VERDADE, O PRIMEIRO SERMÃO SOBRE A IMORTALIDADE DA ALMA FOI PREGADO POR SATANÁS À EVA NO JARDIM DO ÉDEN:
.
“Certamente que não morrerás” (Gênesis 3:4)
.
ESSA É SIMPLESMENTE A BASE E O FUNDAMENTO DA DOUTRINA IMORTALISTA, QUE VISA TRANSMITIR A MESMA IDÉIA DA “REENCARNAÇÃO” – DE QUE O HOMEM É COMO DEUS, INERENTEMENTE IMORTAL. TANTO A IMORTALIDADE DA ALMA COMO A REENCARNAÇÃO (QUE VISAM TRANSMITIR A MESMA IDÉIA) SÃO MENTIRAS QUE PARTIRAM DA MENTE DE SATANÁS PARA DESVIAR O CRISTÃO DA VERDADE, DO AMOR IMUTÁVEL E ETERNO DE DEUS, E DA DEVOÇÃO PURA E SINCERA SOMENTE A CRISTO JESUS. FELIZMENTE A VERDADE BÍBLICA É QUE APENAS DEUS POSSUI A IMORTALIDADE, ELE É “O ÚNICO QUE POSSUI A IMORTALIDADE” (1Tm.6:16); PARA OS HUMANOS, “A ALMA QUE PECAR, ESSA MORRERÁ” (Ez.18:4), PORQUE “O SALÁRIO DO PECADO É A MORTE” (Rm.6:23), E “TODOS PECARAM E DESTITUÍDOS ESTÃO DA GLÓRIA DE DEUS” (Rm.3:23), POIS A CONSEQUÊNCIA E O FRUTO DO PECADO FOI A MORTE FÍSICA E ESPIRITUAL QUE PASSARIA A ATINGIR TODOS OS SERES VIVENTES (Gn.2:17).
.
ESSA É A VERDADE BÍBLICA QUE SATANÁS MAIS TENTA COMBATER, MAS FELIZMENTE CRESCE EM GRANDE ESCALA O NÚMERO DE ERUDITOS CATÓLICOS E PROTESTANTES QUE ABANDONAM COMPLETAMENTE A VISÃO DE IMORTALIDADE E PASSARAM A APOIAR O PONTO DE IMORTALIDADE CONDICIONAL A PARTIR DA RESSURREIÇÃO, COMO É O CASO DO LUTERANO OSCAR CULLMANN, UMA DAS MAIORES AUTORIDADES EM NOVO TESTAMENTO QUE JÁ PISARAM NESTE MUNDO, E PROVOU QUE A DOUTRINA DA RESSURREIÇÃO NÃO PODE SER HARMONIZADA COM O CONCEITO PLATÔNICO QUE DIVIDE A NATUREZA HUMANA. CORPO, ALMA E ESPÍRITO SÃO CARACTERÍSTICAS DA MESMA PESSOA, E NÃO DE PESSOAS DIFERENTES (Gn.2:7). O CORPO NÃO É A PRISÃO DE UMA ALMA ETERNA E IMORTAL, MAS SIM O TEMPLO DO ESPÍRITO SANTO. NÓS NÃO SOMOS LIBERTADOS DO CORPO, MAS SIM O PRÓPRIO CORPO É POSTO EM LIBERDADE NA RESSURREIÇÃO.
.
TERIA MUITO MAIS COISAS A PONDERAR AQUI NESTE ESPAÇO, MAS PROCUREI RESPONDER DIRETAMENTE APENAS AOS PONTOS POR VOCÊ LEVANTADOS E ESPERO TER NESTE BREVE RESUMO RESPONDIDO CORRETA E ELUCIDAMENTE AS QUESTÕES LEVANTADAS ACIMA POR VOCÊ.
.
UM FORTE ABRAÇO E QUE A GRAÇA DO SENHOR JESUS LHE ACOMPANHE.